sábado, 29 de junho de 2013

PROCISSÃO MARÍTIMA COMEMORA NESTE DOMINGO O “DIA DE SÃO PEDRO”

Em comemoração ao Dia de São Pedro, celebrado no dia 29, a Paróquia São João Batista, da Igreja Católica, com apoio da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, realizará neste domingo, dia 30, a partir das 10h30min, a procissão marítima pelo Canal de Bertioga e a bênção dos anzois. 

A celebração será conduzida pelo padre Silvio Luís, e a procissão contará com a participação das embarcações de pescadores artesanais pertencentes à Colônia de Pescadores Z-23 e dos praticantes de turismo náutico, que frequentam as marinas do Município.

Ressaltando a importância do evento religioso, celebrado em Bertioga, o  presidente da Colônia de Pescadores, João Espírito Santo, convida a todos os proprietários de embarcações da Cidade para participar da homenagem a São Pedro e informa que haverá premiação para o barco mais bem enfeitado. 

A saída da procissão será do Pier Turístico Licurgo Mazzoni, que fica na Av. Vicente de Carvalho, próximo ao atracadouro das balsas, no Centro. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

sexta-feira, 28 de junho de 2013

“CIDADE JUNINA” – O arraial de Bertioga termina neste final de semana

Com proposta de integrar a população, oferecendo entretenimento cultural, comidas típicas da época e muita diversão para toda a família, a “Cidade Junina”, que está sendo realizada desde o dia 14, termina neste final de semana.


Numa cobertura montada na Praça dos Eventos, com capacidade para quatro mil pessoas, reunindo 26 barracas de comidas e bebidas típicas, exploradas por entidades beneficentes, associações de bairro e Igreja Católica, Bertioga se transformou num grande arraial.

Na praça foi montada também uma vila cenográfica, com lamparinas, bancos e fogueira, e ao lado, barracas com brincadeiras diversas como “pescaria”, “acerte o palhaço” e “argola”, além de brinquedos infláveis, artesanato e até “Correio Elegante”.

O evento realizado pela primeira vez na Cidade pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura vem funcionando, desde
o dia 14, toda sexta-feira, sábado e domingo, a partir das 18h, e por la já passaram, nos dois últimos finais de samana, mais de seis mil pessoas.

Além de muita brincadeira, diversão e “comes e bebes”, a festança vem proporcionando também apresentações culturais e musicais, inclusive dança de quadrilhas juninas e shows.


Neste final de semana o forró será a atração dos shows
Nesta sexta-feira, às 22h, a “Família Virgulino”, com Jonas Virgulino na sanfona, Daniela na zabumba, e Cris no triângulo, é quem faz o show, que conta com o mais autêntico sotaque do forró, cuja herança veio do sanfoneiro Enok Virgulino, integrante do Trio Virgulino e pai dos três músicos da banda.


No sábado, dia 29, às 22H, o show ficará por conta da banda paulista “Dona Zaira”,  que com Rafael no vocal e zabumba, Diego no triângulo, André na sanfona, Matheus no contrabaixo, e Rafinha no cavaco, trará para o palco o estilo forró caipira tupiniquim, que mistura de vários ritmos brasileiros, tendo como base maior o forró pé de serra. 


No domingo, dia 30, às 21h, o “Trio Virgulino”, que faz parte da história do forró, fará o show de encerramento. Formado por Enok Virgulino na sanfona, Adelmo Nascimento no triângulo, e Roberto Pinheiro na zabumba, com 26 anos de carreira e uma média de 20 apresentações por mês, o trio é o responsável pelo resgate do  forró pé de serra, ritmo tipicamente Brasileiro.

No domingo terá também apresentação da quadrilha da Paróquia São João Batista, que é aberta a todos que queiram participar.

A Praça de Eventos, fica na Praia da Enseada, ao lado do Parque dos Tupiniquins, no Centro. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Renata de Brito – Gakeria da PMB e Divulgação

KARATÊ – Exame de troca de faixas acontecerá neste sábado

Com a participação de 35 alunos da Escolinha de Karatê estilo Shorin Ryu, da Prefeitura de Bertioga, será realizado neste sábado, dia 29, às 9h, no Ginásio de Esporte Alberto Alves, o exame de troca de faixas.

Esclarecendo que o exame serve para avaliar o nível de cada aluno, o treinador, professor Ticiano Lacerda, que é faixa preta três Dan do estilo Shorin-Ryu e filiado à Federação Paulista de Karatê (FPK) e Confederação Brasileira de Karatê (CBK) explica: “Conforme trocam a faixa eles vão adquirindo mais conhecimento e evoluindo. Eles estão crescendo muito. A cada semestre que passamos demonstram uma evolução muito boa. Esse exame é uma importante fase que eles têm que passar”. 

Convidando para o evento, o professor destaca que serão trocadas faixas desde a branca, para iniciantes, até a roxa. “Os alunos têm idade de 6 a 40 anos. Essa é a primeira vez que realizamos a troca de faixas este ano. Geralmente ela acontece em junho e dezembro. Será um prazer receber a todos para esse importante momento na vida dos alunos”.   

As inscrições para as aulas de karatê estão abertas
As aulas de karatê estilo Shorin Ryu são ministradas, gratuitamente, no Ginásio Municipal de Esporte Alberto Alves, as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h e das 18h30min às 21h. As inscrições podem ser feitas no local, diretamente com o professor. Os alunos devem ter idade mínima de 6 anos.  

O Ginásio Municipal de Esporte Alberto Alves fica na Rua Henrique Montez, s/nº, na Vila Itapanhaú.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

POLIOMIELITE – A vacinação contra a doença poderá ser feita até hoje

A “Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite” em Bertioga, com 3.208 crianças vacinadas, não atingiu a meta satisfatória estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 3.983 crianças, e por esse fato, a Secretaria da Saúde do Município estendeu até esta sexta-feira, dia 28, a vacinação gratuita, nos seguintes locais:
• UBS – Vicente de Carvalho II, na Rua Epifânio Batista, 637, telefone (13) 3317.2001
• UBS – Vista Linda, na Rua Alzemiro Balio, s/nº, telefone (13) 3311.9165
• UBS - Indaiá, na Rua São Francisco do Sul, s/nº, telefone (13) 3313.1971
• UBS - Boracéia, na Rua Geraldo Rodrigues Montemor, 965, Balneário Mogiano, telefones (12 ) 3312.2641 e 3312.1356

Crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), deverão tomar a dose da vacina oral contra a poliomielite (paralisia infantil), independente de já terem sido vacinadas anteriormente. É imprescindível apresentação da carteira de vacinação, para que seja avaliada a situação vacinal das crianças.

Sobre a importância da imunização contra a paralisia infantil, a enfermeira sanitarista Lúcia Peres Guimarães, chefe de Seção de Vigilância Sanitária, explica: “A poliomielite é uma doença grave, que traz várias sequelas, por isso, os pais devem atender ao chamado para vacinação”.

Fonte: Prefeitua do Município de Bertioga
Foto: Portal da Saúde - Divulgação

PROJETO HARMONIA – Atividades esportivas e culturais na praia neste final de semana

O Projeto Harmonia, iniciativa do Cineclube Buriquioca, que tem o apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura da Prefeitura de Bertioga, acontecerá mais uma vez neste final de semana.

O tradicional evento, que vem reunindo grande público, proporciona todo sábado e domingo uma série de atividades esportivas e culturais no entorno do Quiosque 2, na Praia da Enseada, no Centro.

Confira a programação deste final de semana

Sábado, dia 29
A programação começa às 10h, com disputas de xadrez e exposições de artistas e artesãos da Cidade.
A partir das 17h, bandas cover prestarão tributo a Raul Seixas.

Domingo, dia 30
Durante todo o dia as atividades continuam, com exposição de artes plásticas e artesanato.
A partir das 18h, é a vez da dança de salão, animada, como sempre, com música ao vivo.

Todas as atividades são gratuitas. Outras informações poderão ser obtidas na Casa da Cultura, pelo telefone 3319.9150.


Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

quinta-feira, 27 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES EM BERTIOGA – Prefeito faz pronunciamento em reunião do Condesb

A exemplo do que vem acontecendo em todo o País, a população de Bertioga vem se mobilizando, e mais de duas mil pessoas foram para as ruas reivindicar melhorias.

Falando a respeito do movimento, o pronunciamento do prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, foi um dos destaques da reunião ordinária do Condesb – Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista, realizado na última terça-feira, dia 25, em Peruíbe.

Destacando que sob sua ótica, a manifestação é legítima e por isso começa a dar os seus primeiros resultados positivos, Orlandini, dirigindo-se aos demais prefeitos presentes falou: “Tudo acontece no município, como cidadãos, temos nossas reclamações, e como prefeitos, temos nossas responsabilidades”. 

Ressaltando que muitas decisões que os administradores públicos gostariam de tomar esbarram na legislação, enfatizou: “Não temos mais como suportar o que está acontecendo. Temos que chamar a comunidade e debater todas as questões, item por item”. 

Suas ponderações foram elogiadas pelos prefeitos presentes, que também aproveitaram a oportunidade para se manifestar pela dificuldade de gestão dos municípios, uma vez que a desoneração de impostos, que poderiam beneficiar o consumidor final, por exemplo, cabe aos governos federal e estadual.

Em Bertioga, mais uma manifestação popular pacífica foi feita ontem.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

TÊNIS DE MESA – A 2ª etapa do Ranking da Baixada Santista será neste sabado

Técnico e atleta Danilo Pastoriza
A 2ª etapa do Ranking da Baixada Santista de Tênis de Mesa, será realizada neste sábado, 29, a partir das 8h30min, nas dependências do Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Santos, e os atletas de Bertioga estarão presentes na disputa.

A delegação, que representará Bertioga é composta por: Genivaldo Marchi (Nito), Master (técnico e atleta); Danilo Pastoriza, Adulto (técnico e atleta); Ernani Lacerda Moreira, Master; Renato José da Silva, Master; Ericsson da Silva, Master; Jailson Eduardo da Silva, Master; Isabelle Augusto da Silva, Mirim; Lívia Augusto da Silva, Mirim; Shirlei Santana, Infantil; Fabio Santos, Infantil; Leonardo Gomes, Mirim; e Anderson Valentim, Adulto.

Destacando que Bertioga buscará manter o bom desempenho dos anos anteriores, tendo se sagrado campeã em 2010 e vice em 2012, o técnico da Escolinha de Tênis de Mesa da Prefeitura de Bertioga, Danilo Pastoriza, explica que esse torneio será o ultimo antes dos jogos regionais, que acontecerão em Barueri, no mês de julho.

O Clube de Regatas Saldanha da Gama fica na Avenida Almirante Saldanha da Gama, 33 – Ponta da Praia, em Santos.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação – Galeria da PMB

“IPTU PREMIADO” – Prefeitura realiza mais um sorteio neste sábado

Neste sábado, dia 29, a Prefeitura de Bertioga realizará mais um sorteio do Concurso “IPTU em dia dá prêmios”.

Entre os contribuintes inscritos na campanha, que estiverem em dia com os pagamentos do IPTU, serão sorteados, pela extração da Loteria Federal, 12 cartões de compras para serem gastos no comércio local, com prêmios que variam de R$ 500 a R$ 5 mil.

A iniciativa visa estimular o contribuinte a manter seu tributo pago pontualmente e, consequentemente, melhorar os índices de arrecadação do Município, além de movimentar o comércio na Cidade. 

Como participar da campanha
Para se inscrever na campanha, o contribuinte deve acessar o site www.iptuemdia.com.br/bertioga, informar o seu número da sorte, que é o mesmo número do registro do imóvel que consta no carne de IPTU. Com esse número, pagando o IPTU em dia, ele concorrerá aos sorteios de todos os prêmios, pela Loteria Federal. 

O Sistema Operacional da Campanha cadastra o contribuinte, analisa as informações e o contata, posteriormente para informá-lo se está ou não apto a participar da campanha.

Contribuintes que têm débitos parcelados também podem participar da campanha, desde que eventuais parcelas vencidas estejam quitadas, até o último dia útil do mês anterior às extrações, inclusive com as parcelas do imposto do ano em curso com o pagamento em dia.

Próximos sorteios
Além do sorteio deste sábado, dia 29 de junho, os próximo sorteios acontecerão em 27 de julho, 31 de agosto, 28, de setembro, 26 de outubro e 30 de novembro. Serão 12 cartões de compras, com prêmios de R$ 500 a R$ 2 mil por cartão. O Sorteio de Natal, que acontecerá no dia 28 de dezembro, contará com prêmios especiais que vão desde R$ 500 até R$ 10 mil.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

SARAU ARTE BURIKI – Demonstre o seu talento, a hora é agora! Mais uma edição será realizada nesta sexta-feira


Se você quer mostrar a sua arte, seja ela cantar, tocar instrumentos, fazer imitações, dançar, declamar poesias, pintar uma tela ou outra manifestação cultural, a grande oportunidade está aqui: 
mais uma edição do Sarau Arte Buriki acontecerá nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 20h, na Casa da Cultura... e a hora é agora!

Isso vale para pessoas de qualquer idade que queiram mostrar o seu talento na música, na dança, nas artes plásticas, no teatro e em outras atividades culturais. 
Participará também desta edição do Sarau o escritor Claudinê Teles Moreira, que estará lançando, no mesmo dia, a partir das 18h, também na Casa da Cultura, o seu romance “Deo não é Deus – Tortura nunca Mais”. Ele fará a reapresentação do conto “O Paganine’”, de sua autoria.

O Sarau Arte Buriki é uma iniciativa de um grupo de amigos da Cidade, entre eles, Marcelo Bokerman, Kátia Colaço, Rogério Wong e Emerson Luis Costa, que conta com o apoio da Prefeitura do Município, através da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural e do Conselho de Cultura.

O Sarau vem reunindo grande público
O projeto, que iniciou em agosto, do ano passado, é realizado toda última sexta-feira de cada mês, e vem contando com significativa participação popular. Na última edição, muitas pessoas mais uma vez estiveram presentes participando e prestigiando o evento.

Inscrições
O evento é aberto a todos, a participação é gratuita, e os interessados deverão fazer a inscrição pelo e-mail sarau.bertioga@gmail.com ou entrando em contato com a Casa da Cultura pelo telefone (13) 3319.9150. Na inscrição é necessário informar a atividade que pretende apresentar e se, por exemplo, for o caso de cantar, se irá precisar de instrumentos para acompanhamento. 

A Casa da Cultura fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

quarta-feira, 26 de junho de 2013

“DEO NÃO É DEUS – TORTURA NUNCA MAIS” – Livro de Claudinê Teles Moreira será lançado nesta sexta-feira

O escritor Claudinê Teles Moreira estará nesta sexta-feira, dia 28, na Casa da Cultura de Bertioga, fazendo o lançamento de seu quarto romance intitulado “Deo não é Deus – Tortura nunca Mais”. 

A noite de autógrafos, que terá início às 18h, se estenderá até às 22h, uma vez que o autor participará ainda do Sarau Arte Buriki, que será realizado no mesmo dia, também na Casa da Cultura. Na ocasião, Claudinê estará reapresentando o conto “O Paganine’”, de sua autoria.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

PAT Bertioga oferece vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Bertioga está com ofertas de emprego. Interessados devem comparecer ao local, munidos dos documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG e CPF).

Os postos do PAT em Bertioga ficam no Espaço Cidadão – Centro, localizado na Av. Anchieta, 392, telefone 3319.9700, e no Espaço Cidadão - Boracéia, que fica na Rua José Costa, 138, telefone 3312.5590.

Nas duas unidades, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Confira as vagas:
• Auxiliar de escritório – Com ensino médio e experiência em rotinas de departamento pessoal
• Auxiliar de manutenção predial – Masculino 
• Auxiliar de limpeza com experiência em manutenção de piscinas – Masculino
• Empregada doméstica – Feminino
• Recepcionista – Masculino – Horário noturno
• Serralheiro – masculino
• Vendedora com veículo próprio – Com ensino médio e habilitação para dirigir carro ou moto
• Vendedor – Masculino, com ensino médio e habilitação para dirigir moto 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

terça-feira, 25 de junho de 2013

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS – Evento será realizado nesta quarta-feira, em Bertioga


Como etapa preparatória para a “3ª Conferência Nacional de Cultura”, que acontecerá entre os dias 26 a 29 de novembro, em Brasília, será realizada em Bertioga, a “1ª Conferência Municipal de Políticas Culturais”.

Sob o tema “Uma Política Municipal para a Cultura: Desafios do Município para com o Sistema Nacional de Cultura”, o evento, coordenado pela Casa dos Conselhos Municipais e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, será realizado nesta quarta-feira, dia 26, a partir das 9h, no salão municipal, anexo a Secretaria de Educação da Prefeitura de Bertioga.

Discutir a cultura da Cidade nos seus aspectos de identidade, da memória, produção simbólica,  gestão, sua proteção e salvaguarda, participação social e da cidadania, também é um dos desafios da conferência, que visa propor estratégias para o reconhecimento e o fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável e também facilitar a formação e o funcionamento de fóruns e redes em prol da Cultura. 

Além disso, o evento terá subtemas, alinhados com as diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), como a implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.

Também durante a conferência, será elaborado um relatório final, a partir da sistematização das propostas aprovadas, que será encaminhado juntamente com os delegados eleitos, à Comissão Preparatória da fase Estadual.   

Os delegados eleitos na conferência serão  5% do número de participantes, não ultrapassando o teto máximo de 25 delegados eleitos, conforme previsto no Art. 22, do Regimento da 3ª Conferência Nacional de Cultura, sendo 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de representantes governamentais. 
Não haverá número mínimo para inscrição de candidatos a delegados.

Programação
8h30min às 9h30min - Credenciamento dos participantes;
9h às 14h – Inscrição para Delegados Estaduais;
9h30min – Abertura oficial;
10h – Apresentação Cultural;
10h30min - Temáticas da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Bertioga;
10h45min - Apresentação dos Grupos de Trabalhos da Conferência e da metodologia dos trabalhos;
12h - Intervalo para almoço;
13h30min - Apresentação Cultural;
13h45min - Retorno e início das atividades dos Grupos de Trabalhos e abertura da votação para eleição dos delegados; 
16h – Encerramento da votação e sistematização das propostas pelo relator (Encerramento);
16h45min - Apresentação e aprovação das propostas sistematizadas nos Grupos de Trabalhos pela plenária;
17h30min às 18h - Contagem dos votos, apresentação cultural, resultado da eleição e coquetel.

A Prefeitura de Bertioga está localizada na Rua Luis Pereira de Campos, 901, na Vila Itapanhaú.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga 

ORQUESTRA E CORAL DE BERTIOGA – Duas apresentações acontecerão nesta semana

Com alunos das unidades de Boracéia e do Centro, do Centro Cultural da Prefeitura do Município, a Orquestra de Bertioga, sob a coordenação do maestro Moisés Inácio, fará duas apresentações nesta semana, em eventos que o Coral de Bertioga estará também presente.

Nesta terça-feira, dia 25, a apresentação será com alunos dos cursos de instrumentos musicais (violino, violoncelo, violão, piano, etc.) de Boracéia. O evento terá início às 18h, e será realizado no Espaço-Cidadão - Boracéia, que fica na Rua José Corrêa, 138. 

Na quinta-feira, dia 27, a apresentação será a partir das 18h, na Praça de Eventos, localizada na Av. Thomé de Souza, na Praia da Enseada, ao lado do Forte São João, e estará a cargo dos alunos dos cursos do Centro Cultural - Centro.

A entrada em ambos os locais é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES – Prefeitura abre processo seletivo

A rede municipal de ensino em Bertioga conta com Núcleos Municipais de Educação Infantil (Neims), educação infantil nivel 5 e 6, ensino fundamental de 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1º ao 5º ano, totalizando 26 escolas, onde estão matriculadas, aproximadamente 7.450 crianças. 

Para suprir necessidade imediata, a Secretaria de Educação está abrindo processo seletivo para contratação temporária de professores para a rede municipal. Estão sendo disponibilizadas 20 vagas para professores de primeira infância e 50 para os de Educação Básica I (ensino fundamental). 

Para concorrer ao processo seletivo, o candidato deverá possuir habilitação no magistério ou nível superior em licenciatura plena em pedagogia. 

Destacando que a previsão é de contratação imediata, com início de atividades previsto para agosto e término no final do ano letivo de 2013, o diretor de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, explica: “A Secretaria de Educação constatou junto às escolas essa necessidade, devido ao número de afastamentos dos professores efetivos e pela dificuldade de substituição por outros da rede. Também não temos a figura do professor substituto na rede”.

As inscrições estão abertas
As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira, dia 25, até o dia 28, e os candidatos deverão se dirigir à Secretaria de Educação, das 9h às 15h, apresentando cópia e original do RG e CPF, junto com a ficha e taxa de inscrição no valor de R$ 20,00. O boleto deverá ser retirado na Sala de Atendimento ao Contribuinte, no Paço Municipal.   

A Prefeitura de Bertioga está localizada na Rua Luiz Pereira de Campos, 901 - Vila Itapanhaú.  Informações poderão ser obtidas pelo telefone: (013) 3319- 8210. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

MAPA CULTURAL PAULISTA – Avaliação para a Fase Regional acontecerá hoje e amanhã em Bertioga

Mapa Cultural Paulista
O Mapa Cultural Paulista, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte, é um dos mais importantes projetos culturais do Estado de São Paulo, do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas.

Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.

Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste projeto, que juntos revelam o mapeamento cultural de São Paulo.

Trabalhos de Artes Visuais serão avaliados hoje em Bertioga
Participando da fase municipal, para fins de classificação para a etapa Regional do concurso estadual, será realizada nesta terça-feira, dia 25, exposição com os trabalhos dos artistas Enilda da Cunha Campos, Sara Göransson Kjosaas, Odair Furquim, Lidia Malynowskyj e Felipe Piloto dos Santos.
A exposição será aberta a partir das 20h, no Forte São João, localizado na Av. Vicente de Carvalho, entre o Canal de Bertioga e Praia da Enseada, no Centro. A entrada é franca.

Teatro e Dança serão avaliados amanhã
Para avaliação e classificação para a fase regional, estarão se apresentando nesta quarta-feira, dia 26, em Teatro, a Cia. Rio Circular, com o espetáculo “Barbarela Cravo e Canela”; e a Cia. Programa Vida Saudável, com a montagem “Entre Cores e Naus - A revolução das Águas”; e em Dança, a Cia. de Intenção ao Gesto, da Apae Bertioga, se apresentará com a coreografia “Terra”.
As apresentações, com início a partir das 19h, serão realizadas no palco da tenda montada na Praça de Eventos, localizada na Av. Thomé de Souza, ao lado do Forte São João, na Praia da Enseada, no Centro.

Informações sobre o Mapa Cultural Paulista poderão ser obtidas pelo telefone 3319.9150.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Mapa Cultural Paulista

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Inscrições para o curso abrem hoje

A EJA – Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica, destinada àqueles que não tiveram acesso ou não deram continuidade aos estudos no Ensino Fundamental e Médio. 

Com o objetivo de proporcionar o acesso, permanência e o sucesso dos educandos na escola, a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural de Bertioga abre nesta terça-feira, dia 25, as inscrições  para os interessados em ingressar na EJA – Educação de Jovens e Adultos Ciclo I, que compreende da 1ª a 4ª séries. O curso tem duração de seis meses para cada série. 

As inscrições abrem hoje e seguem até 30 de agosto
Para se inscrever, o aluno, que tem que ter idade mínima de 14 anos, deve comparecer a um dos seis polos de EJA no Município, até o final de fevereiro, munido dos documentos pessoais (RG, CNH, Certidão de Nascimento ou Casamento); comprovante de residência (conta de água, luz, telefone); e comprovante de escolaridade.

As inscrições devem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h, nos seguintes polos: 
• Emef Giusfredo Santini, na Rua Epiphânio Batista, 66, Jardim Vicente de Carvalho II – Telefone: 3317.7015; 
• Emeif José Inácio Hora, na Rua Dr. Rodrigues Alves, 759, Jardim Paulista – Telefone: 3317.3977; 
• EM José de Oliveira Santos, na Rua Cardeal Emile Byaenda, 248, Jardim Rio da Praia – Telefones: 3317.1129 e 3317.0339; 
• EM Jardim Vista Linda, na Rua Luiz Otávio, 200, Vista Linda – Telefone: 3311.9977; 
• Emeif Governador Mário Covas Jr., na Av. São Lourenço, 2.160, Riviera de São Lourenço – Telefone: 3316.6920; e 
• Emeif Boracéia, na Rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor, 295 – Telefone 3312.1530.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

segunda-feira, 24 de junho de 2013

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR – Candidatos aprovados na prova escrita


Na última quinta-feira, dia 20, foi realizada a prova escrita para os candidatos inscritos para a eleição do Conselho Tutelar de Bertioga, e doze deles tiveram suas candidaturas pré-aprovadas.

Candidatos aprovados
Foram aprovados na prova escrita: Caio Roberto Dorador, Celso Prado, Edvaldo Vicente de Souza Filho, Eneias Santos da Silva, Gilberto dos Santos, Henrique Raynowicz, Juliana da Silva Amancio, Laucildes Santana Aquino, Maria Auxiliadora Silva de Souza, Mariana Santos Souza, Monica Montemor e Noemia Pereira Cordeiro.  

De acordo com o edital 23/2013, qualquer cidadão poderá apresentar impugnação ao registro dessas candidaturas com base em fatos impeditivos, e os recursos para os candidatos e população serão recebidos entre os dias 25 e 26.

O sorteio do número dos candidatos será feito no dia 28, e a publicação com os nomes dos candidatos aptos a disputar a eleição será no dia 29.

A propaganda eleitoral será permitida entre os dias 30 deste mês de junho e 13 de julho próximo.

Eleição
A eleição dos conselheiros tutelares do Município para um mandato extraordinário com duração de dois anos (2013/2015) acontecerá no dia 14 de julho próximo.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB 

NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE NA PREFEITURA DE BERTIOGA NESTA SEGUNDA-FEIRA

A Prefeitura de Bertioga, através da Diretoria de Comunicação, informa que, em razão do celebração do Dia de São João Batista, Padroeiro da Cidade, esta segunda-feira, dia 24, é feriado municipal. Assim, não haverá expediente nas repartições públicas municipais, que voltarão às atividades normais na terça-feira, dia 25, a partir das 8h. 

PAT – Posto da Atendimento ao Trabalhador
O PAT seguirá o expediente da Prefeitura, não havendo, portanto, atendimento no feriado municipal.

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Saúde III (CSIII) e o Centro de Especialidades Médicas (CEME) estarão fechados.
O Pronto Socorro e o Hospital Municipal manterão o expediente normal, com atendimento 24 horas. 

Guarda Municipal e Defesa Civil
A Guarda Municipal (CGM) manterá regime de plantão, atendendo pelo telefone 153. Para denunciar crimes ambientais, poluição sonora entre outros acionar a GCM pelo 153 ou 3317.4217.
A Defesa Civil atende pelo telefone 199. 

Serviços Urbanos
A Secretaria de Serviços Urbanos trabalhará em regime de plantão, atendendo pelos telefones 3317.4367 e 3317.4217. A varrição de vias públicas e limpeza na faixa de areia da praia serão mantidas durante o feriado. 

Mercado de peixes
O Mercado Municipal de Pescados, na Av. Vicente de Carvalho, ao lado do atracadouro das balsas, no Centro, atenderá os consumidores das 7h às 20h.

Forte São João
O Forte São João estará aberto normalmente para visitação pública, das 9h às 17h.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

"DIA DO PADROEIRO SÃO JOÃO BATISTA" É CELEBRADO HOJE EM BERTIOGA

Carreata com bênção dos carros, missa solene, procissão e distribuição do bolo bento de São João, marcam, nesta segunda-feira, dia 24, em Bertioga, as comemorações do Dia de São João Batista, Padroeiro da Cidade. 

Às 16h, será realizada a carreata e a bênção dos veículos. A concentração será na entrada da Cidade, na Av. 19 de Maio, seguindo pela Av. Anchieta até a Igreja Matriz, na Rua Júlio Prestes, 59, no Centro, onde será celebrada, às 18h, pelos padres Silvio Luiz, José e Luiz Gonzaga, a missa solene. 

Após a celebração da missa, haverá procissão nas ruas no entorno da matriz, seguida pela distribuição do bolo bento de São João.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Diocese de Santos

domingo, 23 de junho de 2013

AMANHÃ SERÁ FERIADO EM BERTIOGA

Em comemoração ao Dia de São João Batista, Padroeiro da Cidade, nesta segunda-feira, dia 24, será feriado municipal em Bertioga.

COMBATE À HEPATITE “C’ – Campanha será realizada do dia 24 ao dia 28

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bertioga, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizará entre os dias 24 e 28 próximos, a Campanha contra a Hepatite C.

Nesse período, a população com idade a partir de 18 anos, poderá fazer o teste gratuito para diagnosticar a presença do vírus HCV. Além disso, será feita a orientações a respeito da hepatite tipo C, através de folhetos, explicando as causas, sintomas e meios de prevenção da doença. 

A campanha estará sendo realizada nos dias 24 a 28, das 8h às 17h, nas dependências do Hospital Bertioga; e nos dias 25 a 28, das 8h às 15h30min, no Pronto Socorro Municipal.

A coordenadora do Programa DST/ HIV e Hepatites Virais, Irenisbete Martinez de Mello Gomes, comenta: “Os exames são rápidos e o paciente receberá o resultado na hora. Em caso positivo, a pessoa será encaminhada ao CTA, onde receberá acompanhamento de um infectologista”.

A importância de se fazer o exame 
Explicando que a transmissão desse tipo de Hepatite pode ocorrer por meio de contato com sangue contaminado ao compartilhar objetos não esterilizados, como alicates de unha, lâminas de barbear, agulhas, seringas e equipamentos para tatuagens, a coordenadora alerta: “É importante que a população faça esse exame, porque uma parte dos casos evolui para cirrose e, raramente, para insuficiência hepática”. Comenta ainda que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de cura o paciente vai ter, assim como menor intolerância a medicação.      

O Hospital Bertioga e o Pronto Socorro Municipal estão localizados na Praça Vicente Molinari, s/nº, na Vila Itapanhaú.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Galeria Hospital Bertioga

COPA BERTIOGUENSE DE TRAVESSIAS AQUÁTICAS - A 3ª etapa será disputada neste domingo

Com a expectativa da participação de cerca de 400 atletas, de várias regiões do Estado de São Paulo, será realizada neste domingo, dia 23, no Cantão do Indaiá, a 3ª Etapa da Copa Bertioguense de Travessias Aquáticas.

A competição, realizada pela Gaivotas Eventos Esportivos, com apoio da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, reunindo várias categorias, será disputada a partir das 9h, com provas de 500 a 10 mil metros.

Ao final da competição, acontecerá a premiação com medalhas de todos os participantes que concluírem a prova. O organizador do evento informou ainda que os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféu.  A próxima etapa da Copa Bertioguense de Travessias Aquáticas acontecerá em setembro. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação

sexta-feira, 21 de junho de 2013

“CIDADE JUNINA” – Comida típica, dança de quadrilha e três shows alegram mais este final de semana em Bertioga

Com proposta de integrar a população, oferecendo entretenimento cultural, comidas típicas da época e muita diversão para toda a família, continua nesta sexta-feira, sábado e domingo a “Cidade Junina” em Bertioga.

Numa cobertura montada na Praça dos Eventos, com capacidade para quatro mil pessoas, reunindo 26 barracas de comidas e bebidas típicas, que estão sendo exploradas por entidades beneficentes, associações de bairro e Igreja Católica, Bertioga se transformará num grande arraial.

O evento realizado pela primeira vez na Cidade pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, que começou no último sábado, dia 14, se estenderá até o dia 30 de junho, funcionando toda sexta-feira, sábado e domingo, a partir das 18h, e além de “comes e bebes”, terá também apresentações culturais e musicais, inclusive dança de quadrilhas.



Além de tudo isso, três excelentes shows animam a festança
A “Cidade Junina” será abrilhantada neste final de semana por três shows: O “Trio Sinhá Flor” se apresentará nesta sexta-feira; no sábado o show estará por conta do “Pé de Mulambo”; e no domingo, será a vez da banda “Velha Maromba”.

A Praça de Eventos, fica na Praia da Enseada, ao lado do Parque dos Tupiniquins, no Centro. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Renata de Brito – Galeria da PMB

CONCURSO ELEGE “MISS BERTIOGA 2013”

Com a participação de 25 candidatas, foi realizado no último domingo, dia 16, no Ginásio Municipal Alberto Alves, o concurso para eleição da “Miss Bertioga 2013”, em cinco categorias: mirim, de 5 a 7 anos; infantil, de 8 a 11 anos; infanto-juvenil, de 12 a 14 anos; juvenil, de 15 a 17 anos; e adulto, de 18 a 23 anos. 

Na categoria feminino adulto, a vencedora foi Mariana Vicenzo, de 18 anos, na categoria mirim feminino, Luana Aparecida Neres, de 7 anos,  na categoria infantil, Alicia dos Santos Silva, de 10 anos, na categoria infanto, Nathallya Mariane Alves Lopes de 11 anos, e na categoria juvenil, Vitória Pietro de 15 anos. 

Satisfeita com o resultado, Edinalva Wenceslau Souza, coordenadora do evento, ressaltando que a vencedora da categoria adulto irá para a seletiva do “Miss São Paulo” que deve acontecer em maio de 2014,  enquanto que as outras meninas participarão do concurso “Miss São Paulo Infanto” no mês de dezembro deste ano, salientou:  “As meninas estavam bem. São muito bonitas. A Marina está qualificada para disputar o ‘Miss São Paulo’”. 

Edinalva agradeceu o apoio da Prefeitura de Bertioga, que cedeu o espaço para a realização do concurso e também a colaboração dos jurados, entre eles, a Miss Bertioga 2012, Sabrina Sancler, e o Mister Guarujá, David Juan Prado Nascimento Mariano. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

IGUALDADE RACIAL – Encontro aberto à população discute o tema neste sábado

Neste sábado, dia 22, a partir das 8h, o Conselho da Comunidade Negra de Bertioga, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), promove, no Espaço Cidadão - Centro, a 1ª Plenária Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Bertioga e o I Foro de Promoção da Igualdade Racial (Fompir).

Além da discussão do Estatuto Racial e sua importância, serão debatidos ainda os avanços, desafios e as perspectivas das Políticas de promoção da Igualdade Racial no Município de Bertioga, e discutidas as diretrizes para a implementação da Política de promoção da Igualdade Racial no Âmbito Municipal, Regional e Nacional.

O encontro, sob a coordenação da presidente do Conselho Municipal, Maria Guilherme de Almeida, é aberto à população e tem como meta eleger os delegados da Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial.

O Espaço Cidadão-Centro fica na Av. Anchieta, 392, no Centro

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

quinta-feira, 20 de junho de 2013

VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE – Campanha termina nesta sexta-feira

A “Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite”, que iniciou no dia 8, termina nesta sexta-feira, dia 21.

Crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), deverão tomar a dose da vacina oral contra a poliomielite (paralisia infantil), independente de já terem sido vacinadas anteriormente.

Como acontece em todo o país, a vacinação em Bertioga prossegue até sexta-feira, dia 21, estando disponibilizada nas Unidades Básicas de Sáude – UBSs, nos seguintes endereços:
• UBS – Vicente de Carvalho II , na Rua Epifânio Batista, 637, telefone (13) 3317.2001
• UBS – Vista Linda, na Rua Alzemiro Balio, s/nº, telefone (13) 3311.9165
• UBS - Indaiá, na Rua São Francisco do Sul, s/nº, telefone (13) 3313.1971
• UBS - Boracéia, na Rua Geraldo Rodrigues Montemor, 965, Balneário Mogiano, telefones (12 ) 3312.2641 e 3312.1356

A enfermeira sanitarista Lúcia Peres Guimarães, chefe de Seção de Vigilância Sanitária, esclarece os responsáveis pelas crianças, que é imprescindível apresentação da carteira de vacinação, para que seja avaliada a situação vacinal das crianças em relação à poliomielite.

Fonte: Prefeitua do Município de Bertioga
Foto: Portal da Saúde - Divulgação

ESCOLA MUNICIPAL FAZ CAMPANHA CONTRA DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Diga não ao desperdício de alimentos” é uma campanha instituída pela comunidade escolar do Emeif Jardim Rio da Granja, a partir da constatação de que parte dos alimentos servidos nos pratos das crianças acabavam sobrando, indo diretamente para a lixeira.

A diretora da Escola, Fátima Aparecida Dias Barreto, conta: “Percebemos que todo dia a lixeira ficava cheia de restos de comida, atraindo animais e provocando cheiro ruim”. A partir daí, e considerando que a conscientização das crianças sobre desperdício de alimentos é uma questão de cidadania e solidariedade, os professores iniciaram um trabalho em sala de aula, falando sobre a fome no mundo, o problema do lixo, a escassez de alimentos e até sobre economia doméstica.

Esse trabalho contou também com a apresentação de diversos filmes sobre o desperdício de alimento no mundo. Segundo a diretora da unidade, no Brasil, de cada R$ 350,00 em compras, R$ 116,00 representam desperdício.

Para motivar a participação das crianças no projeto, conta a diretora que, além da conscientização, foi estabelecida uma espécie de competição “Ensinamos as crianças a servir somente o que vão comer. No final da merenda, juntamos tudo que foi deixado nos pratos e pesamos. A sala de aula que tiver menos desperdício é a vencedora”.

Os resultados vêm sendo muito satisfatórios. Quando o projeto foi instituído, no início deste mês, eram desperdiçados cerca de dois quilos de alimentos por sala de aula e hoje algumas já têm desperdício zero, e o melhor: como competição não conta com qualquer premiação, constata-se que o engajamento das crianças é total. Nesse sentido, o aluno Jeferson Cristiano, de 10 anos, conta: “Eu aprendi que existem muitas pessoas sem alimento no mundo e não podemos desperdiçar. E na minha casa também faço assim”.

Os bons efeitos do projeto se estendem às famílias
A diretora comenta que as atividades do projeto passam também pela arte culinária. As merendeiras da escola elaboram pratos com o aproveitamento total dos alimentos, como a farofa de talos, que antes iriam para ao lixo. “Na sala de aula, os professores ensinam a receita para os alunos que ainda levam para casa. Eles são os multiplicadores das informações”, disse a diretora.

Educação ambiental
Ressaltando que a educação ambiental é trabalhada durante o ano todo na Emeif Jardim Rio da Granja, a diretora Fátima explica que as crianças ajudam a cuidar da horta e já plantaram mais de 20 mudas de árvores frutíferas no terreno da escola. “Também realizamos atividades durante o ano, com temas diferentes para cada sala de aula, como manguezal e vegetação da Mata Atlântica. Esses trabalhos serão apresentados em uma feira no mês de setembro”, complementa a diretora.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

“HAIKAI AUDIOVISUAL” – Oficina do Projeto Pontos MIS será realizada nesta sexta-feira

Pontos MIS
É um projeto do MIS – Museu da Imagem e do Som, que leva sessões de cinema e oficinas de audiovisual gratuitas para municípios de São Paulo. Com uma seleção especial de curtas e longas-metragens, o projeto, que está em seu segundo ano, apoia a criação de espaços alternativos de exibição em cidades do Estado para promover o acesso ao cinema e a formação de público.

Oficina “Haikai Audiovisual”
Em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga realizará nesta sexta-feira, dia 21, das 13h às 17h, na Casa da Cultura, a oficina que faz parte do projeto Pontos MIS, sob o tema “Haikai Audiovisual”, que terá a coordenação de Letícia Kamada e Lígia Kamada. 

A oficina aborda as diversas possibilidades na produção e criação de uma obra audiovisual, a partir da linguagem de poemas haikais escritos (forma de poema japonês, curto e de métrica específica). 

Despertar para a liberdade de expressão sob um olhar contemplativo e para a riqueza de uma sequência de imagens sem edição (cortes). O áudio se manifesta como uma paisagem sonora somada às imagens e compõem então uma nova obra poética: o haikai audiovisual, onde a+b=c.

As vagas são limitadas
São oferecidas 30 vagas, e a idade mínima para participar é 15 anos. Quem quiser pode levar câmera.

A Casa da Cultura de Bertioga, fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (13) 3319.9150.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

quarta-feira, 19 de junho de 2013

MONITOR AMBIENTAL – Incrições para o curso de capacitação podem ser feitas até sexta-feira

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, realizará, no mês de agosto, curso de capacitação para monitor ambiental no Municipio.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas
São oferecidas 40 vagas, e as inscrições poderão ser feitas até a proxima sexta-feira, dia 21, na sede da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), na Rua Mestre Pessoa, s/nº, no Jardim Lido, das 9h às 12h e das 14h às 16h. 
Para participar do curso o candidato deverá ser maior de 18 anos, ter no mínimo o ensino Fundamental completo e estar apto para exercer esforço físico de acordo com atestado médico, emitido pela Secretaria de Saúde de Bertioga. 

Agendamento de entrevistas
Após a inscrição, a entrevista dos candidatos deverá ser agendada, no período de 25 a 28 deste mês, pelo telefone 3317.6902, com Claudinéia. 
O resultado final com os nomes dos candidatos sairá no Boletim Oficial do Município (BOM), no dia 6 de julho.

O curso iniciará em agosto
De acordo com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, o curso de capacitação terá início em 5 de agosto, as aulas serão ministradas na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h15min; e aos sábados, no período integral, com aulas práticas.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

“DESAFIO SUPERÁGUA” – Pauê passa por Bertioga e elogia projeto Ecocaiaque

Cumprindo a meta do “Desafio Superágua” de percorrer em dez dias com um caiaque oceânico, remando mais de 400 quilômetros, saindo de Paraty, no Rio de Janeiro, com destino a Santos, o paratleta (biamputado) surfista/campeão de triathlon e canoísta Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, o Pauê, passou por Bertioga na última sexta-feira, dia 14.


Recepcionado pelo diretor de Acessibilidade e Inclusão da Prefeitura, no “Cantão” do Indaiá, Pauê conheceu o Projeto Ecocaiaque e foi convidado para uma velejada adaptada. 

Afirmando com entusiasmo não ter visto esse tipo de projeto em outros municípios da região, o atleta comentou: “Fiquei impressionado de ver esse projeto que, além de incentivar a prática do esporte, ainda integra crianças e jovens e promove a inclusão”.


Pauê, que sofreu um acidente de trem há 13 anos e perdeu as duas pernas, passando a se utilizar de prótese, explicando ao público que o recebeu que o caiaque utilizado para o Desafio Superágua é adaptado para seu tipo de deficiência, ressaltou: “Nenhuma deficiência pode nos impedir de fazer qualquer atividade, basta querer e treinar muito para isso”.


O Projeto Ecocaiaque
O projeto Ecocaiaque, desenvolvido pela Secretaria de Segurança e Cidadania, que visa fazer com que as crianças se conscientizem sobre a importância da náutica, do meio ambiente e compreendam que a colaboração de todos é fundamental para a preservação ambiental, tem como meta a inclusão dessas crianças em práticas, além do aprendizado e diversão, despertando a vocação náutica. 

De acordo com o diretor de Acessibilidade e Inclusão, desde o início do projeto, em 2009, mais de três mil alunos da rede municipal de ensino já participaram do Ecocaiaque.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB