sábado, 30 de novembro de 2013

“QUARTETO KROMA” – Atração do Circuito Cultural Paulista em Bertioga, neste sábado

O Circuito Cultural Paulista é um programa mantido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as prefeituras municipais, que tem o objetivo de ampliar o acesso da população a apresentações culturais de qualidade, levando em turnês gratuitas para a população do interior e litoral paulistas espetáculos de circo, teatro, dança e música. 

Neste sábado, Bertioga recebe o “Quarteto Kroma”
Esta é a sexta edição do Circuito Cultural Paulista, ela conta com 100 cidades participantes, Bertioga está entre elas, e neste sábado, dia 30, às 20h, recebe, na tenda do “Revela Bertioga”, no Parque dos Tupiniquins, o “Quarteto Kroma”, que apresenta o espetáculo musical “DesConstruindo”.

Com um repertório, que vai do popular ao erudito, passando pelo rock, blues, jazz, baião, chorinho e moda de viola, o grupo, formado pelos músicos Heraldo Paarmann (ex-Ultraje a Rigor), Alexandre Spiga, Igor de Bruyn e Alexandre de Orio, apresenta versões de obras adaptadas para guitarras elétricas.

O Parque dos Tupiniquins fica na Avenida Vicente de Carvalho, entre o Canal de Bertioga e a Praia da Enseada. A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Quarteto Kroma
Foto: Divulgação

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

“4ª VIRADA INCLUSIVA - PARTICIPAÇÃO PLENA” – Evento acontece em Bertioga neste sábado

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo promove a “4ª Virada Inclusiva - Participação Plena”, com atividades nas ruas, praças, parques, museus e teatros de diversos municípios do Estado de São Paulo.

Aderindo à iniciativa, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, com o apoio do Condefi- Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência realiza neste sábado, dia 30, a partir das 9h, a “4ª edição da Virada Inclusiva – Participação Plena” na Cidade.

O evento acontecerá no Quiosque 3 (quiosque vermelho), que fica na Av. Thomé de Souza, próximo ao 27 Praia Hotel, na orla da Praia da Enseada, no Centro, onde serão realizadas oficinas de artes plásticas e práticas inclusivas; oficina de pintura, exposição e venda de artesanatos dos assistidos pela Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, do Nace - Núcleo de Apoio à Criança Especial (Nace) e de outras entidades.

Entre as atividades programadas, estará também o Programa Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras anfíbias, que possibilitam o banho de mar de forma segura para pessoas com mobilidade reduzida, permanente ou temporária, além de exposição memorial de acessibilidade e vídeos sobre práticas de acessibilidade e de turismo acessível.

Confira a programação
9h – Abertura.
9h30min – Oficinas de Artes Plásticas e Práticas Inclusivas - Oficina de Pintura; e Exposição e venda artesanatos APAE, NACE e outras entidades.
10h - Programa Praia Acessível e Práticas Adaptadas de Areia e Mar; e Exposição Memorial da Acessibilidade.
12h – Vídeos sobre Práticas de Acessibilidade e de Turismo Acessível.
17h – Término das atividades do dia no local.

Ressaltando que as atividades, em Bertioga, continuam nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, em outros pontos da Cidade, como em Boracéia, Sesc (Jardim Rio da Praia) e Centro, o diretor de Acessibilidade e Inclusão da Prefeitura de Bertioga e presidente do Condefi, José Augusto Coelho Filho, destaca: “É um evento importante, pois o objetivo maior é aumentar a visibilidade e a conscientização com relação à inclusão e participação das pessoas com deficiência, em todos os segmentos da sociedade. Temos que nos manifestar sempre. Enquanto os direitos não forem garantidos, não podemos parar de mostrar a cara e fazer barulho”.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Virada Inclusiva

46ª MARATONA AQUÁTICA 14 BIS – A largada será em Bertioga, neste sábado

Com a previsão de cerca de 250 partcipantes, a “46ª Maratona Aquática 14 Bis” acontecerá neste sábado, dia 30, e terá uma novidade: depois de 45 anos, a largada será no Município de Bertioga, às 8h30min, em frente ao Forte São João e a chegada em Guarujá, por volta das 13h, no Núcleo da Base Aérea de Santos (Nubast), ao contrário do que ocorreu nas outras 45 edições.

A inversão do trajeto deve-se à implantação do novo terminal de travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá, na praça do Jardim Veleiros, cuja obra inviabilizou a chegada dos atletas naquela localidade.

Antes da largada, haverá solenidade de hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional. 

O evento contará com a presença do prefeito de Bertioga e do comandante Núcleo da Força Aérea Brasileira, Major – Aviador Alexandre Jannuzz, que em dezembro próximo deixará o comando  do Núcleo da FAB, onde esteve desde janeiro de 2011. Em seu lugar ficará o major-aviador Olympio de Carvalho Mendes Neto.

Comemorando o evento, o diretor de Esportes da Prefeitura de Bertioga, Sérgio Pastori, ressalta que a prova em si tem um brilho especial por colocar atletas e militares no mesmo ambiente de disputa.

A 46ª edição da Maratona Aquática 14 Bis é uma realização do Nubast, junto às prefeituras de Bertioga e Guarujá, com o apoio da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, Praticagem do Porto de Santos, Clube NAMAN, Academia Atlantis, Associação de Catraias e o site www.ativo.com.

O Forte São João está localizado entre o Canal de Bertioga e a Praia da Enseada, no Centro.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PROJETO ECOCAIAQUE – Alunos da Emeif Boracéia participam de atividade nesta sexta-feira

O Projeto Ecocaiaque, desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga, por meio, da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão (DAI), vinculada à Secretaria de Segurança e Cidadania, proporciona atividades que possibilitam às crianças da rede municipal de ensino o conhecimento sobre princípios náuticos, flutuação, remo, mar, ecologia, costão rochoso e, ainda, a importância e o exemplo de manter a praia limpa.

O diretor de Acessibilidade e Inclusão, José Augusto Coelho Filho, ressalta que neste semestre, o Ecocaiaque está direcionado para, aproximadamente 240 alunos do 4º ano de nove escolas da rede municipal. 

Nesta sexta-feira, dia 29, as atividades acontecem, no Cantão do Indaiá, das 9h às 11h, com os alunos da Emeif Boracéia.    

A ação conta com a participação das secretarias de Educação e a de Meio Ambiente, e apoio de equipes das diretorias de Operações Ambientais (DOA) e Trânsito, além da Guarda Civil Municipal (GCM).

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

SARAU ARTE BURIKI – Demonstre o seu talento, a hora é agora!

Se você quer mostrar a sua arte, seja ela cantar, tocar instrumentos, fazer imitações, dançar, declamar poesias, pintar uma tela ou outra manifestação cultural, a grande oportunidade está aqui: mais uma edição do Sarau Arte Buriki acontecerá nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 20h, na Casa da Cultura... e a hora é agora!

Isso vale para pessoas de qualquer idade que queiram mostrar o seu talento na música, na dança, nas artes plásticas, no teatro e em outras atividades culturais.  

O Sarau Arte Buriki é uma iniciativa de um grupo de amigos da Cidade, entre eles, Marcelo Bokerman, Kátia Colaço, Rogério Wong e Emerson Luis Costa, que conta com o apoio da Prefeitura do
Município, através da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural e do Conselho de Cultura.

O Sarau vem reunindo grande público
O projeto, que iniciou em agosto do ano passado, é realizado toda última sexta-feira de cada mês, e vem contando com significativa participação popular. 

Comemorando o sucesso da iniciativa, Marcelo Bokerman destaca: “Na verdade, o Sarau é uma semente que se planta e ficará sob os cuidados das pessoas da Cidade, que certamente vão dar continuidade a esse projeto, zelando com carinho para que isso sirva de exemplo não só para o Município, como também para outras cidades, e se torne maior do que já é”.

Inscrições
O evento é aberto a todos, a participação é gratuita, e os interessados deverão fazer a inscrição pelo e-mail sarau.bertioga@gmail.com ou entrando em contato com a Casa da Cultura pelo telefone (13) 3319.9150. Na inscrição é necessário informar a atividade que pretende apresentar e se, por exemplo, for o caso de cantar, se irá precisar de instrumentos para acompanhamento. 

A Casa da Cultura fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Renata de Brito – Galeria da PMB

SERÁ APLICADA MULTA A QUEM JOGAR LIXO NA RUA, EM BERTIOGA

Assim determina a Lei municipal nº 1.090, sancionada pelo prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, e publicada no Boletim Oficial do Município, do dia 15 último. A lei entrará em vigor no prazo de 60 dias, período em que será regulamentada.

A multa para as pessoas que forem flagradas jogando lixo nas vias públicas de Bertioga, fora das lixeiras ou equipamentos destinados para esse fim, será de 100 UFIBs - Unidade Fiscal de Bertioga, valor que equivale a R$ 244,00, e, em caso de reincidência, esse valor será duplicado.

O autor da lei, o então vereador Ivan de Carvalho, que atualmente é secretário de Educação do Município, diz que a norma foi inspirada em lei similar à implementada, há cerca de três meses na cidade do Rio de Janeiro.

A lei estabelece ainda, que a autuação será feita por qualquer agente de fiscalização autorizado ou delegado pelo Executivo, como por exemplo agentes de trânsito, guardas civis municipais, policiais militares, fiscais, entre outros agentes públicos, que diretamente ou por convênio gozem dessa prerrogativa. Se a infração for cometida por pedestres ,esses serão abordados e um auto de infração será lavrado, e se o lixo for lançado de qualquer veículo automotor, o agente responsável  pela autuação lançará na multa a placa do veículo para notificação. 

Antes de a lei entrar em vigor, a Secretaria de Meio Ambiente fará uma ampla campanha de conscientização, para advertir as pessoas sobre a norma.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

VISTORIA TÉCNICA SERÁ FEITA EM CARRINHOS DE PRAIA QUE TENHAM EQUIPAMENTO À GÁS

A partir do início do mês de dezembro, a Diretoria de Abastecimento, vinculada à Secretaria de Administração e Finanças da Prefeitura de Bertioga, fará vistoria no sistema de instalação de gás nos carrinhos que trabalham com a venda de milho verde, lanches, churros, pipoca entre outros alimentos, com o objetivo de atestar a segurança dos equipamentos.

A operação visa atender cerca de 450 carrinhos que atuam no município, do Centro a Boracéia, e os serviços serão realizados por uma empresa fabricante de equipamentos para ambulantes, sem ônus ao Município.

O Diretor de abastecimento, Odivaldo Nogueira Junior, explica que se o técnico constatar defeito no sistema de gás informará à Diretoria de Abastecimento, que notificará o permissionário para que, em 10 dias úteis tome as providências necessárias. Em casos mais graves, em que o carrinho esteja colocando em risco o permissionário ou os usuários, o equipamento será removido para os reparos, a fim de que acidentes sejam evitados.

O diretor diz que a medida vem complementar o item segurança dentro do Projeto Ambulante Nota 10, que tem como objetivo, criar um padrão de qualidade no comércio ambulante de Bertioga, segundo a legislação que estabelece normas para o setor. 

Outras informações poderão ser obtidas na Diretoria de Abastecimento, que fica no Paço Municipal, na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú, ou pelo telefone 3319.8017.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA TEM FESTA DE ENCERRAMENTO NESTA QUINTA-FEIRA

Professores do Neim - Núcleo de Educação Infantil Municipal Jardim Rio da Praia vem desenvolvendo, desde o início do ano, com cerca de 190 alunos, na faixa etária entre 1 e 4 anos, o Projeto Leitura, que, conforme define a professora Lúcia Helena de Almeida Pimentel, procura estabelecer uma ligação entre o mundo da fantasia e o da realidade, além de estimular o interesse dos pequenos pela leitura, desde cedo, buscando, ainda, desenvolver a expressão oral dos alunos, por meio da música.

Detalhando o projeto, Lúcia explica ainda: "A leitura é realizada diariamente na creche, que tem nos pais os maiores parceiros, e dá oportunidade à família de participar deste momento, incentivando as crianças a gostar de ler. Trabalhamos o projeto em dois turnos. Pela manhã estamos abordando a questão do fundo do mar e à tarde a música e a poesia, homenageando o poeta Vinícius de Moraes pelo seu  centenário”.

A festa de encerramento das atividades deste ano do Projeto Leitura ocorrerá nesta quinta-feira, dia 28, às 9h, com exposição dos trabalhos de leitura, como cartazes, poesias e música, e contará com a participação de professores de música que prestam serviço para a Prefeitura, por meio da Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB), e também, com a presença de um escritor da Cidade que será convidado pelos organizadores do evento.

Para os alunos que estão trabalhando as maravilhas do fundo do mar, o projeto será encerrado com uma visita ao Museu do Mar, que fica na Rua República do Equador, 81, na Ponta da Praia, em Santos, e que possui o maior acervo de conchas do país, incluindo conchas gigantes, com mais de um metro. No local, as crianças poderão ter uma visão geral dos principais grupos marinhos do Brasil e de várias partes do mundo, como o tubarão-baleia, com 6 metros de comprimento, o tubarão-anão adulto, de 24 cm, além de tubarões xipófagos (um corpo e duas cabeças).

O Neim Jardim Rio da Praia fica na Rua Cardeal Emyle Biayenda, s/nº, no bairro Jardim Rio da Praia. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3317.3093.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

DOAÇÃO DE CADEIRAS DE RODAS E EQUIPAMENTOS PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

A Secretaria de Segurança e Cidadania da Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, informa que aceita doações de cadeiras de rodas, muletas, andadores e outros equipamentos para serem utilizados por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida temporária.  

Os interessados poderão entrar em contato pelo telefone 3317.4257, ou realizar a doação diretamente na Rua Cláudio Cezar de Aguiar Mauriz, 525, Vila Itapanhaú, quando será elaborado o termo de doação.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

“FALA MULHER PRIMAVERA/VERÃO” SERÁ REALIZADO NESTA QUINTA-FEIRA

O projeto “Fala Mulher”, criado em 2011 pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), tem por objetivo informar e orientar as mulheres sobre temas relacionados à Saúde, Educação, Família e principalmente sobre os direitos da mulher com relação à Lei Maria da Penha.

Nesta quinta-feira, dia 28, das 13h às 17h, será realizada a edição do “Fala Mulher Primavera/Verão”, com palestras da vereadora Bete Consolo, que falará sobre o tema Saúde da Mulher; do professor José Augusto Coelho Filho, sobre Limites da Educação das Crianças; do advogado Plínio Aguiar sobre Lei Maria da Penha e Pensão Alimentícia; e do psicólogo Celso da Silva Veiga. 

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará também no local, das 9h às 16h, realizando testes rápidos de HIV e sífilis. Também haverá distribuição de folhetos explicativos e de “Kits da Alegria”, com preservativos feminino, masculino e gel lubrificante.  

O evento será realizado na sede da Igreja Rocha Eterna, localizada na Quadra C, Rodovia Rio-Santos, Km 200, em Guaratuba.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

terça-feira, 26 de novembro de 2013

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES – Pedágio será realizado nesta quarta-feira

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, realizará nesta quarta-feira, dia 27, das 9h ao meio-dia, pedágio na Av. Anchieta, próximo à Praça dos Emancipadores, visando alertar para os riscos da diabetes e do câncer de próstata.

Na ocasião serão distribuídos folhetos explicativos, com o objetivo de informar e alertar a população sobre a prevenção das duas doenças que afetam milhões de pessoas no mundo.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

HOSPITAL BERTIOGA PROMOVE “CURSO PARA GESTANTES” NESTA QUARTA-FEIRA

O Hospital Bertioga – Fuabc-OSS e a Secretaria de Saúde realizarão, nesta quarta-feira, dia 27, às 14h, o Curso para Gestantes, voltado às parturientes que fazem o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, principalmente as que estão no terceiro trimestre.

Desenvolvido por uma equipe multiprofissional de enfermeiras, médicas e psicólogas, o curso abordará temas como: direitos da nutriz e do bebê, nutrição e amamentação, cuidados com o recém-nascido, fluxo no hospital, exercícios para hora do parto e uma conversa sobre o papel de mulher e de mãe.

Explicando que a iniciativa tem por objetivo acolher as parturientes e sua família no momento mais esperado, a enfermeira supervisora da Maternidade, Andreza Tardoque Pimentel, ressalta: “A reunião serve para diminuir a ansiedade da mamãe e a familiarizar com o ambiente, saber quem a receberá e tudo o que acontecerá na hora do parto”.

O curso será realizado no auditório do Hospital Bertioga, que fica na Praça Vicente Molinari, s/nº, na Vila Itapanhaú. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3319.9900.
Visita aberta à Maternidade

Como parte do projeto “Esperando a Chegada do Bebê”, as gestantes acompanhadas por uma pessoa, poderão visitar a Maternidade, às quintas-feiras, às 15h, para conhecer o hospital. A visita é monitorada pela enfermeira de plantão na Maternidade. Esta iniciativa visa passar, para as mamães, orientações sobre o fluxo de internação, documentos necessários para o registro e sugestões para a arrumação da mala. A lista completa com a sugestão de enxoval e outras informações sobre a internação pode ser encontrada no site www.hospitalbertioga.org.br.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e FuABC
Foto: Galeria FuABC

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CAMPANHA DE SAÚDE “FIQUE SABENDO” COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA

A Secretaria de Saúde de Bertioga, por meio da Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) inicia nesta segunda-feira, dia 25, no Espaço no Cidadão – Boracéia, das 9h às 16h, a Campanha “Fique Sabendo 2013”, de prevenção e testes rápidos de HIV/Aids e sífilis. A campanha seguirá até o dia 1º de dezembro – “Dia Mundial de Luta Contra a Aids” . 

Além do exame de anti-HIV, será oferecido a testagem de sífilis, e a distribuição de material informativo denominado “Kit da Alegria”, com preservativos masculino e feminino, e gel lubrificante. A campanha terá também por finalidade acompanhar todos os casos positivos de HIV e sífilis, até que cheguem à unidade de referência para acompanhamento e realização de exames. 

Confira a programação:
Dia 25 – das 9h às 16h - Espaço Cidadão- Boracéia, na Rua José da Costa, 138.
Dia 26 – das 9h às 16h - Av. Anchieta, 11.560, ao lado do Mercado do Português, no Jardim Indaiá.
Dia 27 – das 9h às 16h - Praça Central, no Mangue Seco.
Dia 28 – das 9h às 16h - Comunidade Cristã Rocha Eterna, na Rodovia Rio-Santos, Km 200, Quadra C.  
Dia 29 – das 9h às 16h - Acessa São Paulo, na Rua Engenheiro José Sanches Ferrari, 771,  Jardim Vicente de Carvalho II.
Dia 30 – das 9h às 16h - Supermercado Krill, na Av. Anchieta, 2.300, ao lado da Praça dos Emancipadores, no Centro.
Dia 1º de dezembro – das 9h às 12h - Supermercado Krill, Av. Anchieta, 2.300, ao lado da Praça dos Emancipadores, no Centro; 

“Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”
Ainda no dia 1º de dezembro, “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS” – um Trio Elétrico sairá da Praça dos Emancipadores, no Jardim Albatroz, em frente ao Supermercado Krill, às 15h, percorrendo a Av. Anchieta, no Centro, passando pela Orla da Praia até o Jardim Rio da Praia, e voltando pela Av. Anchieta, seguindo pela Av. 19 de Maio, com chegada na Praça dos Emancipadores.  

A Coordenação Municipal DST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de Bertioga está localizada Rua Rafael Costábile, 746, na Vila Itapanhaú. Outras informações sobre a campanha poderão ser obtidas pelo telefone 3317.4296.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

EMPREGO EM BERTIOGA – PAT oferece vagas para contratação de empregados fixos e temporários

O PAT Posto de Atendimento ao Trabalhador de Bertioga está oferecendo diversas vagas para contratação para emprego fixo e também temporário. Confira as vagas:

Vagas para empregos fixos
Auxiliar de mecânico de motos – masculino, com Ensino Médio, carteira de habilitação categoria A (moto) e experiência comprovada
Caseiro – casal sem filhos, com Ensino Médio, carteira de habilitação categoria AB, e experiência em manutenção de piscinas, jardins, pequenos consertos, rotina doméstica e preparação de alimentos.
Cozinheiro para restaurante – masculino ou feminino, com Ensino Fundamental e experiência na função
Encanador – masculino, com Ensino Médio e experiência comprovada
Encarregado de obras – masculino, com Ensino Fundamental, experiência comprovada e carteira de habilitação categoria B  

Vagas para temporários
Atendente de farmácia (temporário – 60 dias) – 4 vagas - masculino e feminino, com Ensino Médio e experiência na função
Operador de caixa (temporário – 60 dias) – 6 vagas – masculino e feminino, com Ensino Médio e experiência na função

Interessados devem comparecer aos postos do PAT, que ficam no Espaço Cidadão - Centro, na Av. Anchieta, 392, telefone 3319.9700, e no Espaço Cidadão - Boracéia, na Rua José Costa, 138, telefone 3312.5590, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, munidos dos documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG e CPF).

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

domingo, 24 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA É TEMA DE ENCONTRO NO SESC BERTIOGA

O Sesc Bertioga realizará no próximo dia 27, a partir das 19h30min, o “Encontro Tecendo Ideias”, voltado a pais e educadores, com o objetivo de promover a reflexão e troca de saberes sobre a educação na infância e adolescência. 

Com a proposta de trabalhar as narrativas colaborativas, onde através da narração de histórias brasileiras, os participantes encontrem e compartilhem histórias vividas, serão abordados temas como o medo e a construção de noção de ética, a expressão do medo nas histórias e o pedido de fortalecimento de vínculos, utilizando a palavra como possibilidade de fazer a criança narrar a sua própria história. Interessados devem inscrever-se uma hora antes do início do evento, que irá acontecer na Sala de Convenções do Sesc, localizada na Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Jardim Rio da Praia. 

Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3319.7700.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

“PORTINARI PÉ DE MULATO” É O ESPETÁCULO INFANTIL DESTE DOMINGO

O Projeto Teatrada, desenvolvido pelo Sesc Bertioga e pela Prefeitura do Município de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, apresenta neste domingo, dia 24, às 11h, na Casa da Cultura o espetáculo infantil “Portinari Pé de Mulato”, encenada pela Cia. Articularte.

No espetáculo, em um universo artístico, a boneca Denise e seu Carneirinho caem de um quadro recém pintado por seu avô Cândido Portinari. Denise acaba fazendo algumas artes e precisa percorrer uma aventura de suspense entre as obras do pintor para tentar resgatar o carneiro fujão. O espetáculo é todo animado por uma seleção de ricos Chorinhos, com músicas ao vivo cantadas pelos quatro atores animadores.

A Cia. Articularte, em 13 anos de atividades, através de muita arte e trabalho, figura hoje como uma das principais companhias de Formas Animadas de São Paulo, apresentando espetáculos de qualidade e envergadura teatral, divertidos e/ou poéticos, sempre alinhavados com estruturas de histórias míticas, ou contos  exemplares, pesquisados e criados especialmente com muito carinho para o universo infantil.

A Casa da Cultura de Bertioga fica na Avenida Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro. A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Cia. Articularte
Foto: Divulgação

sábado, 23 de novembro de 2013

“QUARTETO ABAYOMI” É A ATRAÇÃO DESTE SÁBADO DO PROJETO MÚSICA É CULTURA

O projeto “Música é Cultura” programou para este sábado, dia 23, às 20h, a apresentação do “Quarteto Abayomi”, grupo que tem como objetivo, pesquisar e divulgar música folclórica e urbana brasileira, a partir do começo do século XX. 

O grupo, que tem uma formação poco vista, com quatro violonistas, é composto por Adriano Paes, Marcelly Rosa, Juliana Oliveira e Josiane Gonçalves, e reúne vários estilos e ritmos como xote, choro, modinha, cateretê, entre outros, com a proposta de oferecer ao público um panorama do violão cuja riqueza e variedade da escrita musical poderão ser apreciadas. 

O projeto “Música é Cultura”, uma iniciativa da Prefeitura de Bertioga por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com o Sesc, é apresentado semanalmente, aos sábados, na Casa da Cultura. A entrada é franca.

A Casa da Cultura fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da enseada, Centro.
Outras informações sobre a programação do projeto poderão ser obtidas pelo telefone (13) 3319.9150. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação

“V ENCONTRO NÁUTICO LOUIS BRAILLE” SERÁ REALIZADO NESTE FINAL DE SEMANA

A Prefeitura, do Município, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, em parceria com o Cadevi - Centro de Apoio ao Deficiente Visual, realizará nos dias 23 e 24, a partir das 9h, no Cantão do Indaiá, o “V Encontro Náutico Louis Braille”.

Uma delegação de 80 pessoas, entre deficientes visuais, monitores e acompanhantes do Cadevi chegará a Bertioga nesta quinta-feira para este quinto encontro, que, a exemplo das outras edições, terá várias atividades, como passeios de barcos e brincadeiras na areia da praia e à beira mar, e contará, ainda com novidades, como a eco-prancha, feita de garrafas pets e o jogo de pino sonoro, para deficientes.

Ressaltando que o encontro promete momentos marcantes aos participantes, o diretor de Acessibilidade e Inclusão, comenta: “Eles também serão presenteados com banho de mar assistido em cadeiras anfíbias, doadas ao Município pelo Governo do Estado, como parte do Programa Praia Acessível, no qual Bertioga já se tornou referência para outras cidades litorâneas. Também contarão com stand-up adaptado para cegos”. 

O evento é destinado a pessoas com deficiência visual e acontece em parceria com o Cadevi- Centro de Apoio ao Deficiente Visual, uma entidade não governamental, fundada em 1984, que tem o objetivo principal de congregar e promover a integração e reintegração social das pessoas com deficiência visual, por meio de atividades nas áreas social, esportiva, educacional e cultural.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

5º CAMPEONATO BRASILEIRO DE MUAY THAI – Atletas de Bertioga lutam neste domingo em Sorocaba

Robson de Jesus (63 kg) e Osório de Oliveira (60 kg), atletas da Escolinha de Esportes da Prefeitura de Bertioga, treinados pelo Mestre Luiz Brum, estarão participando no próximo domingo, dia 24, do 5º Campeonato Brasileiro de Muay Thai.  
A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan, reunindo atletas de todo o país, será realizada no Ginásio do Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba, no interior de São Paulo

Explicando que as lutas serão realizadas por sistema de eliminação, Mestre Brum ressalta: “Serão oito atletas de cada categoria. Para se consagrar campeão, eles terão que vencer três lutas. A competição não vai ser fácil não, mas os atletas estão preparados para trazer muitas medalhas”.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação

CONSELHO TUTELAR - A prova escrita para os candidatos será realizada hoje

A prova escrita para candidatos ao Conselho Tutelar de Bertioga será realizada nesta sexta-feira, dia 22, às 15h, na sala de reunião da Secretaria de Educação. 

A prova escrita terá questões objetivas, de múltipla escolha, de mesmo valor e peso, e duração máxima de três horas. Será aprovado, o candidato que obtiver nota igual ou superior a sete. As questões serão formuladas com base no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) - Lei nº 8069/90.  

Onze pessoas estão concorrendo à vaga que será definida no dia 29 de dezembro, quando serão eleitos, pelo voto popular, cinco titulares e cinco suplentes, para um mandato extraordinário com duração de dois anos (2013/ 2015).

A publicação dos candidatos aprovados sairá no dia 30 de novembro no Boletim Oficial do Município.  

Os recursos dos candidatos e da população poderão ser feitos entre os dias 2 e 4 de dezembro. No dia 9, será realizado o sorteio dos números dos candidatos, e a publicação dos candidatos aptos para disputarem a eleição será no dia 14. A Campanha eleitoral será autorizada aos candidatos entre os dias 16 e 27, e a eleição acontecerá no dia 29 de dezembro.  

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

PROJETOS CULTURAIS É O TEMA DE DOIS WORKSHOPS

Com o objetivo de esclarecer questões referentes a incentivo para projetos culturais, as leis existentes para financiamento e as informações e documentações necessárias, a Oficina Cultural Pagu realizará dois workshops na Casa da Cultura de Bertioga.

O primeiro deles acontecerá neste sábado, dia 23, das 9h às 12h e 14h às 17h, e sob a coordenação de Janaína Nogueira Muller, abordará o tema “Elaboração de Projetos Culturais via Leis de Incentivo Fiscal”.

O segundo acontecerá no outro sábado, dia 30, também das 9h às 12h e 14h às 17h, e sob a coordenação de Renata Kodja, enfocará o tema "Prestação de Contas de Projetos Culturais”.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas
Estão sendo oferecidas 20 vagas, os primeiros inscritos serão selecionado e as incrições poderão ser feitas pelo telefone 3319.9150.

A Casa da Cultura de Bertioga fica na Av. Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada, Centro. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Oficinas Culturais

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

2º REVELA BERTIOGA – A abertura será nesta quinta-feira

A cerimônia de abertura do 2º Revela Bertioga acontecerá nesta quinta-feira, dia 21, às 19h, no Parque dos Tupiniquins, entorno do Forte São João, na Praia da Enseada – Centro.

Neste primeiro dia, além da abertura da exposição com imagens de fotógrafos como Eraldo Peres, Delfim Martins, Fábio Knoll, Maurício Simonetti, Derli Mello, Renato Soares, Marcos Issa, Tuca Vieira e Sérgio Ranalli, haverá, ainda, a entrega do Prêmio Buriqui. Este ano, o homenageado será Walter Firmo, um dos maiores e mais importantes fotógrafos do Brasil. 

Com vasta programação, o 2º Revela Bertioga se estenderá até o dia 1º de dezembro, e contará com a presença de experientes fotógrafos desenvolvendo palestras e oficinas, trazendo inúmeras atividades para os amantes da fotografia, incluindo diversas saídas para expedições fotográficas em ambientes históricos, urbanos e naturais aquáticos e terrestres. 

O evento será marcado, também, por exposições com trabalhos de grandes nomes da fotografia, e ainda, com a exposição coletiva de mais de 50 fotógrafos anônimos e que mostram a Cidade com um olhar diferente e apaixonante. Para “Revelações de Bertioga”, a curadoria escolheu, entre 20 ensaios, dois fotógrafos da Cidade: Mar Franz e Sílvio Dutra, que também vão expor suas imagens.

A programação completa poderá ser encontrada no site www.revelabertioga.com.br.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SEBRAE PROMOVE ENCONTRO SOBRE TURISMO, NESTA QUINTA-FEIRA

O Escritório Regional do Sebrae-SP na Baixada Santista, promoverá nesta quinta-feira, dia 21, das 14h30min às 19h30min, no Delphin Hotel, em Guarujá, o “Encontro Sebrae 2014 – O Perfil dos Turistas”, que abordará, entre outros temas, as oportunidades de negócios e o perfil dos turistas brasileiros e estrangeiros que podem visitar as cidades da Costa da Mata Atlântica durante o Mundial 2014.

O encontro é dirigido a micro e pequenas empresas do trade turístico, além de empresas do comércio e do setor de serviços, que tenham interesse no assunto.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelos telefones 0800 570 0800, (13) 3289.5818 e pelos emails erbaixadasantista@sebraesp.com.br e cynthiagf@sebraesp.com.br.  As vagas são limitadas e cada empresa pode inscrever até dois representantes. 

O Delphin Hotel fica na Av. Miguel Stéfano, 1.295, Praia da Enseada, Guarujá.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Sebrae

1º ENCONTRO MOGI MELHOR IDADE EM BERTIOGA – Evento acontecerá nesta quinta-feira

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Segurança e Cidadania, realizará nesta quinta-feira, dia 21, às 9h, no Quiosque III, próximo ao Hotel 27, na Praia da Enseada, Centro, o “1º Encontro Mogi Melhor Idade em Bertioga”, quando serão recebidas cerca de 250 pessoas do Centro de Convivência de Mogi das Cruzes. 

Além do passeio, será proporcionado aos participantes práticas esportivas na areia, volei adaptado e colocado também à disposição o Programa Praia Acessível, com a disponibilização de cadeiras anfíbias que, conduzidas por facilitadores treinados, oferecem a pessoas com mobilidade reduzida, condições de usufruir da praia e do banho de mar com segurança.

Externando a satisfação de receber pela primeira vez o grupo, o diretor de Inclusão e Acessibilidade ressalta: “Esperamos receber bem esse grupo. Nossa intenção é proporcionar muita diversão e entretenimento, para que o momento seja inesquecível”.   

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

terça-feira, 19 de novembro de 2013

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – CTA realiza dinâmica de grupo nesta quarta-feira

Abordando os conceitos e preconceitos relacionados às doenças sexualmente transmissíveis e Hepatites Virais, a Prefeitura de Bertioga, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento/DST – AIDS (CTA), realiza nesta quarta-feira, dia 20, às 14h, uma dinâmica de grupo com as mulheres do programa "Aprendendo e Ganhando". 

A ação, que tem a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, será realizada no Espaço Cidadão - Boracéia, pela psicóloga Encarnação Rufino Collado, que tratará do tema de forma participativa, com o grupo sendo convidado a falar sobre o assunto e expor dúvidas quanto às formas de contágio. Na oportunidade serão distribuídos os “Kits da Alegria”, com preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. 

O Espaço Cidadão Boracéia fica na Rua José Costa, 138.

Outras informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids poderão ser obtidas no CTA, que fica na Rua Rafael Costábile, 746, Vila Itapanhaú, ou pelo telefone 3317.1222.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

“DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA” – Conselho da Comunidade Negra divulga programação para amanhã

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, data da morte, no ano de 1695, de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, personagem histórico que representa a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. 

O Conselho da Comunidade Negra preparou extensa programação para comemoração do Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira, dia 20, em Bertioga, com apresentações que acontecerão no Ginásio Municipal Alberto Marques, na Rua Henrique Montez, s/nº, Vila Itapanhaú.

Programação:
14h – Abertura
14h30min – Apresentação musical com os alunos da Acica- Associação Cultural, Internacional da Criança e Adolescente.
15h – “Samba de Roda”, sob a coordenação do mestre Rogério, do Centro Comunitário Guaratuba.
15h30min – Apresentação PAR - Posse, Ação e Resistência. A Associação de Skate de Bertioga contará a história do Hip Hop e suas origens.
16h30min – Espetáculo teatral “Puxada de Rede”, encenada pelos alunos de capoeira da Prefeitura de Bertioga, em parceria com a ACCB - Associação Civil Cidadania Brasil, sob supervisão do mestre Kalunga, do Centro Cultural Capoedendê. O espetáculo relata a rotina da vida de pescadores, pessoas que vivem no litoral e têm a pesca como meio de sobrevivência. A história é uma dramaturgia adaptada, onde o folclore se mistura com a realidade e revela a beleza fascinante das histórias dos pescadores afro-brasileiros, destacando a música, a poesia e a dança.
17h - Encerramento

O “Dia da Consciência Negra” não é feriado e nem ponto facultativo em Bertioga.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

REUNIÃO PARA DECIDIR SOBRE O NÚCLEO JARDIM ANA PAULA SERÁ REALIZADA HOJE

Com a participação de representantes oficiais da Prefeitura de Bertioga, do Legislativo e do Conselho Municipal de Habitação, será realizada nesta segunda-feira, dia 18, às 20h, uma reunião com a comunidade para decidir o destino das famílias que ocupam a área em litígio de 191.602 m², no Núcleo Jardim Ana Paula. 

O encontro para discutir e definir sobre o acordo proposto pela Serramar Empreendimentos Imobiliários, detentora da posse do imóvel, será realizado no galpão localizado na Rua C, nº 11, ao lado do Depósito de Materiais para Construção Brutos, próximo à Rodovia Rio-Santos.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

“INTRODUÇÃO À TÉCNICA E LINGUAGEM AUDIOVISUAL” – Oficina do Projeto Pontos Mis será realizada hoje

Pontos MIS
É um projeto do MIS – Museu da Imagem e do Som, que leva sessões de cinema e  oficinas de audiovisual gratuitas para municípios de São Paulo. Com uma seleção especial de curtas e longas-metragens, o projeto, que está em seu segundo ano, apoia a criação de espaços alternativos de exibição em cidades do Estado para promover o acesso ao cinema e a formação de público.

Oficina “Linguagem Audiovisual – Introdução à Técnica e Linguagem do Audiovisual”
Em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga realizará nesta segunda-feira, dia 18, das 13h às 17h, na Casa da Cultura, a oficina que faz parte do projeto Pontos MIS, sob o tema “Linguagem Audiovisual – Introdução à Técnica e Linguagem do Audiovisual”, que terá a coordenação de Flávio Brito. 
A oficina traça um panorama do processo criativo e produtivo de um audiovisual, da ideia inicial à finalização e exibição, com a realização de um pequeno exercício com câmera fotográfica. 

O oficineiro
Flavio Brito é professor universitário de Cinema e Rádio e TV, graduado em história, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

A Casa da Cultura de Bertioga fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3319.9150.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Pontos Mis

domingo, 17 de novembro de 2013

EMPREGO EM BERTIOGA – PAT oferece vagas para contratação de empregados fixos e temporários

O PAT Posto de Atendimento ao Trabalhador de Bertioga está oferecendo diversas vagas para contratação para emprego fixo e também temporário. Confira as vagas:

Vagas para empregos fixos
Auxiliar de mecânico de motos – masculino, com Ensino Médio, carteira de habilitação categoria A (moto) e experiência comprovada
Caseiro – casal sem filhos, com Ensino Médio, carteira de habilitação categoria AB, e experiência em manutenção de piscinas, jardins, pequenos consertos, rotina doméstica e preparação de alimentos.
Cozinheiro para restaurante – masculino ou feminino, com Ensino Fundamental e experiência na função
Encanador – masculino, com Ensino Médio e experiência comprovada
Encarregado de obras – masculino, com Ensino Fundamental, experiência comprovada e carteira de habilitação categoria B  

Vagas para temporários
Atendente de farmácia (temporário – 60 dias) – 4 vagas - masculino e feminino, com Ensino Médio e experiência na função
Operador de caixa (temporário – 60 dias) – 6 vagas – masculino e feminino, com Ensino Médio e experiência na função

Interessados devem comparecer aos postos do PAT, que ficam no Espaço Cidadão - Centro, na Av. Anchieta, 392, telefone 3319.9700, e no Espaço Cidadão - Boracéia, na Rua José Costa, 138, telefone 3312.5590, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, munidos dos documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG e CPF).

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

sábado, 16 de novembro de 2013

“VINICIUS POETINHA” É O ESPETÁCULO INFANTIL DESTE DOMINGO

O Projeto Teatrada, desenvolvido pelo Sesc Bertioga e pela Prefeitura do Município de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, apresenta neste domingo, dia 17, às 11h, na Casa da Cultura o espetáculo infantil “Vinícius Poetinha”, encenada pela Cia. Articularte.

O espetáculo musical e infantil “Vinicius Poetinha” é uma homenagem aos 100 anos de nascimento e brilho de Vinicius de Moraes. A encenação é cantada, vivida e interpretada por dois atores e um músico.

Na peça, Vinicius foi um moleque agitado e teve um grande amigo de infância que foi o seu Tio Niboca, um menino singular e hiper arteiro da própria família, um tio mirim que era somente seis meses mais velho que ele. Os dois serelepes são interpretados por dois atores que formam uma dupla impossível nos jogos e nas brincadeiras, para o desespero da vizinhança e a alegria geral do bairro! O resultado é um espetáculo sensível e brincalhão, com vários níveis de animação, humor e muita música ao vivo!

A Cia. Articularte, em 13 anos de atividades, através de muita arte e trabalho, figura hoje como uma das principais companhias de Formas Animadas de São Paulo, apresentando espetáculos de qualidade e envergadura teatral, divertidos e/ou poéticos, sempre alinhavados com estruturas de histórias míticas, ou contos  exemplares, pesquisados e criados especialmente com muito carinho para o universo infantil.

A Casa da Cultura de Bertioga fica na Avenida Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro. A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Cia. Articularte
Foto: Divulgação

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

“QUARTETO JEQUITIBÁ” É A ATRAÇÃO DESTE SÁBADO DO PROJETO MÚSICA É CULTURA

O projeto “Música é Cultura” programou para este mês de novembro, a apresentação grupos que interpretam música de câmara, tendo como repertório, compositores clássicos, e neste sábado, dia 16, às 20h, o show fica por conta do “Quarteto Jequitibá”, que tem como objetivo divulgar e difundir a música clássica, através de um de seus gêneros mais tradicionais que é o quarteto de cordas. 

O grupo, formado por Felipe Secamille e Pedro Gobeth no violino, Cesar Vicente na viola, e Diego Mesquita no violoncelo, por meio de seus concertos, procura trazer conhecimento e proximidade do público com esse gênero musical. Para que o ouvinte possa ter uma experiência mais completa, o grupo procura recriar, com comentários e curiosidades, o ambiente informal no qual o gênero quarteto foi criado. 

O projeto “Música é Cultura”, uma iniciativa da Prefeitura de Bertioga por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com o Sesc, é apresentado semanalmente, aos sábados, na Casa da Cultura. A entrada é franca.

A Casa da Cultura fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da enseada, Centro.
Outras informações sobre a programação do projeto poderão ser obtidas pelo telefone (13) 3319.9150. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

AMANHÃ É O “DIA T” DA CAMPANHA CONTRA A TUBERCULOSE

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo, desde o dia 4, a “2ª Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios Municipal do ano 2013”, com o objetivo de descobrir, tratar e curar precocemente os casos de tuberculose.

O “Dia T” contra a tuberculose encerrará a Campanha nesta quinta-feira
Amanhã, dia 14, a Campanha será encerrada com o “Dia T” contra a tuberculose, com um pedágio na rotatória entre as avenidas Rafael Costábile e Anchieta, quando a equipe da Vigilância Epidemiológica juntamente com os alunos do curso de Agente Comunitário, do Senac, estarão distribuindo folhetos explicativos sobre a doença das 9h às 12h.

Durante a campanha, foram realizadas palestras com o tema “Falando sobre Tuberculose”, nas UBSs de Vicente de Carvalho, Boracéia e Vista Linda, e o ciclo de palestras se encerrará com uma oficina destinada apenas aos funcionários, na Sociedade Amigos da Riviera, que fica na Rua Passeio do Ipê, 52, na Riviera de São Lourenço, em horário que ainda será definido.

A campanha é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, e será desenvolvida na Região em parceria com os nove municípios da Costa da Mata Atlântica, em atividades com o Fundo Global de Combate à Tuberculose.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A PISTA DE SKATE DEVERÁ SER LIBERADA ESTA SEMANA

A Pista de Skate João Carlos Ferreira Mathias dos Santos, localizada na Praia da Enseada, passou por reforma, tendo sido realizados trabalhos de recuperação do piso de granilite e do guarda-corpo. Como o material utilizado no piso não está ainda completamente seco, a pista está provisóriamente interditada para uso.

Pedindo a colaboração dos esportistas que se utilizam do local, a Prefeitura informa que previsão é a de que a liberação da pista ocorra ainda esta semana.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

BERTIOGA TEM NOVO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO

O vereador Ivan de Carvalho foi nomeado, na última quarta-feira, dia 8, secretário de Educação de Bertioga. A posse acontecerá nesta quarta-feira, dia 13, às 14h, no galpão anexo à Secretaria de Educação, no Paço Municipal, na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú, ocasião em que anunciará algumas ações para a pasta, que vêm sendo estudadas por sua equipe.

Carvalho tem 56 anos, é empresário e advogado. Foi eleito vereador pela primeira vez na última eleição pelo PSDB, e licenciou-se para assumir a Secretaria de Educação.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

FERIADO DO DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

A Prefeitura de Bertioga, através da Diretoria de Comunicação, informa que, em razão do feriado nacional do Dia da Proclamação da República, não haverá expediente na próxima sexta-feira, dia 15, não havendo, portanto, atendimento nas repartições públicas municipais.

Espaço Cidadão
Não haverá, também, no Espaço Cidadão-Centro e o Espaço Cidadão-Boracéia, onde funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Procon, Banco do Povo, entre outros serviços.

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Saúde III (CSIII) e o Centro de Especialidades Médicas (CEME) estarão fechados nesse dia.
O Pronto-Socorro e o Hospital Municipal manterão o expediente normal, com atendimento 24 horas. 

Guarda Municipal e Defesa Civil
A Guarda Municipal (CGM) manterá regime de plantão, atendendo pelo telefone 153. Para denunciar crimes ambientais, poluição sonora entre outros acionar a GCM pelo 153.
A Defesa Civil atende pelo telefone 199. 

Serviços Públicos
A varrição de vias públicas e limpeza na faixa de areia da praia serão mantidas durante o feriado. 

Mercado de peixes
O Mercado Municipal de Pescados, na Av. Vicente de Carvalho, ao lado do atracadouro das balsas, no Centro, atenderá os consumidores das 7h às 20h.

Forte São João
O Forte São João estará aberto normalmente para visitação pública de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB