quarta-feira, 30 de abril de 2014

DIA DO TRABALHO – Atividades variadas estão programadas para comemorar a data

Feriado nacional, comemora-se nesta quinta-feira, 1º de maio, o Dia Mundial do Trabalho ou Dia do Trabalhador, e a Prefeitura de Bertioga, com a participação de todas as secretarias municipais, programou festividades com atividades variadas, que incluem atrações musicais, passeio ciclístico, sorteio de brindes, brincadeiras para as crianças, serviços de saúde e cidadania. 

As atividades serão realizadas das 8h às 18h, iniciando com uma homenagem no Monumento do Trabalhador, localizado na Av. Anchieta, ao lado da Agência do Banco Itaú, no Centro. Em seguida, as comemorações acontecerão no Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João, no Centro, onde serão montados uma tenda com um palco principal e um palco de apoio. No local haverá o hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga. No palco principal, a Prefeitura de Bertioga vai realizar uma homenagem a um funcionário público, representando todos os demais, como acontece tradicionalmente. 

Brinquedos
Para as crianças, serão disponibilizados brinquedos infláveis como futebol de sabão, piscina de bolinha, pula-pula e castelinho e haverá de distribuição de algodão doce e pipoca. Xadrez, baralho domino e vôlei. 

Passeio Ciclístico
Paralelamente às apresentações, acontece o Passeio Ciclístico do Trabalhador e Família. Os participantes deverão levar sua própria bicicleta, e o percurso, saindo do Forte São João, às 10h30min, seguirá pela Av. Thomé de Souza até a altura da Av. 19 de Maio, retornando pela Av. Tomé de Souza, até o Forte São João, com chegada prevista para as 12h. Os participantes concorrerão ao sorteio de oito bicicletas, que será realizado logo após o encerramento do passeio. 

Cidadania e saúde
Nos quiosques existentes no Parque dos Tupiniquins será oferecida uma estrutura para ações de cidadania, com serviços de saúde como aferição de pressão e distribuição de preservativos, além de ações preventivas contra a dengue.

Atendimento ao cidadão
Atividades desenvolvidas normalmente pelo Espaço Cidadão, como serviços de emissão de RG, Carteira de Trabalho, 2ª via do CPF, Cartão SUS, intermediação de mão de obra e atendimento do Procon, serão transferidos para o Parque e estarão à disposição da população como parte das festividades. Também estarão disponíveis serviços do Banco do Povo, além de informações e elaboração de currículo, triagem de RG, Procon, Junta Militar e Departamento de Trânsito.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

terça-feira, 29 de abril de 2014

FERIADO DO DIA DO TRABALHO ALTERA O HORÁRIO DE EXPEDIENTE DA PREFEITURA DE BERTIOGA

A Prefeitura de Bertioga, através da Diretoria de Comunicação, informa que, em razão do feriado nacional do Dia do Trabalho, na quinta-feira, dia 1º de maio, foi decretado ponto facultativo na sexta-feira, dia 2, não havendo, portanto, expediente nas repartições públicas municipais, que voltarão às atividades normais na segunda-feira, dia 5, a partir das 8h. 

Espaço Cidadão
Não haverá, também, expediente nesses dias no Espaço Cidadão-Centro e o Espaço Cidadão-Boracéia, onde funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Procon, Banco do Povo, entre outros serviços.

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Saúde III (CSIII) e o Centro de Especialidades Médicas (CEME) estarão fechados nesse período.
O Pronto-Socorro e o Hospital Municipal manterão o expediente normal, com atendimento 24 horas. 

Guarda Municipal e Defesa Civil
A Guarda Municipal (CGM) manterá regime de plantão, atendendo pelos telefones 0800.555.545 ou 153. Para denunciar crimes ambientais, poluição sonora entre outros acionar a GCM pelo 153.
A Defesa Civil atende pelo telefone 199. 

Secretaria de Serviços Públicos
A Secretaria de Serviços Públicos trabalhará em regime de plantão, atendendo pelo telefone (13) 3317.4367 ou 3317.4217. A varrição de vias públicas e limpeza na faixa de areia da praia serão mantidas durante o feriado. 

Mercado de peixes e feira livre
O Mercado Municipal de Pescados, na Av. Vicente de Carvalho, ao lado do atracadouro das balsas, no Centro, atenderá os consumidores das 7h às 20h.
As feiras livres montadas na quinta-feira, no bairro Vista Linda, na Marginal da Rodovia Rio-Santos, e sexta-feira, na Praça Alzira Licht, no Jardim Lindo, funcionarão normalmente. 

Forte São João
O Forte São João estará aberto normalmente para visitação pública de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

segunda-feira, 28 de abril de 2014

EMPREGO EM BERTIOGA – PAT oferece vaga para porteiro

O PAT Posto de Atendimento ao Trabalhador de Bertioga está oferecendo vaga para contratação de empregado fixo. Confira:

Porteiro - Masculino, com Ensino Médio completo e experiência na função

Interessados devem comparecer aos postos do PAT, que ficam no Espaço Cidadão - Centro, na Av. Anchieta, 392, telefone 3319.9700, e no Espaço Cidadão - Boracéia, na Rua José Costa, 138, telefone 3312.5590, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, munidos dos documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG e CPF).

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

domingo, 27 de abril de 2014

“CIRCUS, A NOVA TOURNEÉ” É O ESPETÁCULO INFANTIL DESTE DOMINGO

O Projeto Teatrada, desenvolvido pelo Sesc Bertioga e pela Prefeitura do Município de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, apresenta neste domingo, dia 27, às 11h, na Casa da Cultura o espetáculo infantil “Circus, A Nova Tourneé”, encenada pela Cia. Circo de Bonecos.

O espetáculo é uma piada só, mas irresistível. No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados! Não há como manter distância dos ovos equilibristas, das minhocas trapezistas, do árabe e seu dromedário abusado, da ousada mosca dançarina, das trapalhadas do Homem Bala e o famélico faquir.

O humor sutil e elaborado acontece através de uma sequencia de quadros curtos e deliciosos onde nada dá certo: o homem bala fica entalado no canhão, o dromedário foge do controle de domador, a mosca tenta improvisar um strip-tease, o faquir é um fiasco… Circus A Nova Tournée é tão mágico quanto uma tarde no circo!

A Cia. Circo de Bonecos está fazendo quatorze anos! Desde a sua formação, em 2000, é uma companhia de teatro de bonecos… Mas, também, misturamos bonecos com atores, com mágica e com objetos. Para a Cia. o teatro é um encontro, uma experiência mútua entre os atores, os bonecos e a plateia.
A Casa da Cultura de Bertioga fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro. A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Cia. Circo de Bonecos
Foto: Divulgação

sábado, 26 de abril de 2014

TRIO FERMATA – Grupo se apresenta neste sábado em Bertioga

O projeto “Música é Cultura” programou para este sábado, dia 26, às 20h, a apresentação do “Trio Fermata”.

O grupo, Formado por Alexandre Blume, no clarinete; Eder Crispim, no fagote; e Germano Blume, no clarinete, busca divulgar a música erudita através de uma proposta sonora inovadora e diferenciada. 

O trio faz uma verdadeira viagem musical com obras eruditas e populares, executando canções marcantes de Mozart, Haydn, Villa Lobos, Vinicius, Tom Jobim e Edu Lobo, entre outros. 

O projeto “Música é Cultura”, uma iniciativa da Prefeitura de Bertioga por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com o Sesc, é apresentado semanalmente, aos sábados, na Casa da Cultura. A entrada é franca.

A Casa da Cultura fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da enseada, Centro.
Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (13) 3319.9150. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

sexta-feira, 25 de abril de 2014

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE – Bertioga disponibiliza 11 postos de atendimento

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2014, que teve início na última terça-feira, dia 22, segue até o dia 9 de maio. A vacina protege contra os subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.

Com a meta de vacinar 13.278 pessoas do chamado grupo prioritário, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde disponibilizou vários postos de atendimento espalhados pela Cidade e sábado, dia 26, será o Dia de Mobilização Nacional.

O grupo prioritário compreende gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, população carcerária, e mulheres no puerpério (período de até 45 dias após o parto), além de pessoas com doenças crônicas.

Estarão disponíveis 11 postos de vacinação, entre fixos e volantes, nos seguintes locais:
01 – Ambulatório do Hospital Municipal, na Praça Vicente Molinari s/nº – somente no sábado dia 26, das 8h às 17h. 
02 – UBS Vicente Carvalho II, na Rua Epifânio Batista, nº 637, telefone 3317.2001 – das 8h às 17h. 
03 – UBS Vista Linda, na Rua Alzemiro Balio, s/nº, telefone 3311.9165 – das 8h às 17h.  
04 - EMEIF Chácaras Vista Linda (Fazendinha), na  Estrada 4, nº 301, telefone 3311.7016 – somente sábado, dia 26, das 8h às 17h.
05 – UBS Indaiá, na Rua São Francisco do Sul, s/nº, telefone 3313.1971 – das 8h às 17h.
06 – UBS Boracéia, na Rua Prof. Geraldo Rodrigues Montemor, 965, telefones 3312.2641 e 3312.1356 – das 8h às 17h
07 – Vigilância Epidemiológica, na Av. Anchieta, 1.103, Centro, telefones 3317.1731 e 3317.6168, e-mail:viepbertioga@gmail.com – de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h
08 – Supermercado Krill, na Av. Anchieta, 2.300, Jardim Albatroz I, telefone 3317.6199 – somente no sábado, dia 26, das 8h às 17h 
09 – EMEIF Dr. Mário Covas, na Av. São Lourenço, 2.160, Riviera de São Lourenço, telefone 3316.6920 – somente sábado, dia 26, das 8h às 17h. 
10 – Posto Volante I – Idosos Acamados do Caiubura ao Indaiá – somente sábado, dia 26, das 8h às 17h
11 – Posto Volante II, Idosos Acamados de Boracéia ao Jardim São Lourenço – somente sábado, dia 26, das 8h às 17h

Vacinação de pacientes acamados
Os pacientes acamados, isto é, que se encontram de cama em casa, enquadrados na faixa etária do grupo prioritário poderão receber a vacina em suas residências. Para isso, um responsável deve ligar na Vigilância Epidemológica, nos telefones 3317.1731 e 3317.6168, e informar nome, endereço, bairro, telefone celular e um ponto de referência para agendamento da vacinação, que pode ser feito durante todo o período da campanha. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria PMB

quinta-feira, 24 de abril de 2014

SEXUALIDADE NA INFÂNCIA – Palestra será realizada dia 29, no Sesc Bertioga

Ministrada pela professora Ana Claúdia Bortolozzi, da Unesp Bauru, o Sesc Bertioga realizará na próxima terça-feira, dia 29, às 19h, palestra sobre o tema “Sexualidade e Infância: Educação Sexual e Família na Modernidade”.

O encontro é voltado a pais e educadores, com o objetivo de refletir sobre a sexualidade e a família no mundo atual e esclarecer sobre as principais manifestações sexuais na infância. Além disso, propõe dialogar sobre questões de gênero e novos arranjos familiares e orientar os participantes sobre formas de abordar a temática da educação sexual para pais e educadores de crianças.

O evento acontecerá no Auditório do Sesc, e as inscrições devem ser feitas com uma hora de antecedência.  

O Sesc Bertioga está localizado na Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Rio da Praia.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

segunda-feira, 21 de abril de 2014

EMPREGO EM BERTIOGA – PAT oferece vagas

O PAT Posto de Atendimento ao Trabalhador de Bertioga está oferecendo duas vagas para contratação de empregados fixos. 

Confira:
Lavador de motos – Masculino, com Carteira de Habilitação e com experiência
Porteiro - Masculino, com Ensino Médio completo e experiência na função

Interessados devem comparecer aos postos do PAT, que ficam no Espaço Cidadão - Centro, na Av. Anchieta, 392, telefone 3319.9700, e no Espaço Cidadão - Boracéia, na Rua José Costa, 138, telefone 3312.5590, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, munidos dos documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG e CPF).

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

sábado, 19 de abril de 2014

“CIRCO DE BONECOS” É O ESPETÁCULO INFANTIL DESTE DOMINGO

O Projeto Teatrada, desenvolvido pelo Sesc Bertioga e pela Prefeitura do Município de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, apresenta neste domingo, dia 20, às 11h, na Casa da Cultura o espetáculo infantil “Circo de Bonecos”, encenada pela Cia. Circo de Bonecos.

O espetáculo conta a história de dois amigos que decidem brincar de circo na sala de visita, recriando o mundo maravilhoso do circo dentro do universo das fantasias e brincadeiras infantis. Basta brincar para tudo virar um circo!

Num ritmo rápido e contagiante, as brincadeiras e atividades infantis se transformam em números circenses e os números tradicionais e grandiosos do circo, dão lugar à divertidas e emocionantes trapalhadas entre os dois amigos. 

Assim, o tradicional pega-pega vira, sem querer, um número acrobático, o esconde-esconde em mágica de desaparecer e um patinho de pelúcia arrisca um grande salto num vaso de flores… Circo de Bonecos mostra que através imagens poéticas, pantomimas e surpreendentes bonecos, a magia do circo pode estar contida no ato simples de brincar!

A Cia. Circo de Bonecos está fazendo quatorze anos! Desde a sua formação, em 2000, é uma companhia de teatro de bonecos… Mas, também, misturamos bonecos com atores, com mágica e com objetos. Para a Cia. o teatro é um encontro, uma experiência mútua entre os atores, os bonecos e a plateia.

A Casa da Cultura de Bertioga fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro. 
A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Cia. Circo de Bonecos
Foto: Divulgação

sexta-feira, 18 de abril de 2014

“CLAKE” – Espetáculo teatral do Circuito Cultural Paulista será apresentado neste sábado em Bertioga

O Circuito Cultural Paulista é um programa mantido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as prefeituras municipais, que tem o objetivo de ampliar o acesso da população a apresentações culturais de qualidade, levando em turnês gratuitas para a população do interior e litoral paulistas espetáculos de circo, teatro, dança e música. 

Neste sábado, Bertioga recebe o “Circo Amarillo”
Esta é a sexta edição do Circuito Cultural Paulista, ela conta com 100 cidades participantes, Bertioga está entre elas, e neste sábado, dia 19, às 16h, recebe, no Parque Tupiniquins, o Circo Amarillo, que apresentará o espetáculo “Clake”.
Trata-se de um espetáculo cômico que tem como base uma engenhoca movida com rodas e um pedal. A dupla Marcelo Lujan e Pablo Nordio fazem sequência de gags clássicos, combinados com linguagem contemporânea, resultando num show de palhaçaria cômica, física e musical

O Parque Tupiniquins fica na Av. Vicente de Carvalho, entre o Canal de Bertioga e a Praia da Enseada, no Centro. A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Cia. Quase Cinema
Foto: Divulgação

quinta-feira, 17 de abril de 2014

FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA INDÍGENA – Evento não acontecerá este ano em Bertioga

A Prefeitura de Bertioga comunica que o “Festival Nacional da Cultura Indígena”, evento que aconteceria de 17 a 20 de abril, com atividades no Parque Tupiniquins e Praça de Eventos, no Centro, não será realizada este ano.

Embora reconheça a importância do evento para fins turísticos e culturais, a Administração Municipal, apreensiva com a retomada do debate no Supremo Tribunal Federal acerca da nova lei de divisão de royalties já a partir de abril, fato que pode gerar um abalo nas finanças municipais superior a R$ 10 milhões ainda no segundo semestre, optou pela não realização do evento, com o propósito de evitar problemas na prestação de serviços essenciais, especialmente nas áreas de Saúde, Educação e de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

FERIADÃO DA PÁSCOA ALTERA O HORÁRIO DE EXPEDIENTE DA PREFEITURA DE BERTIOGA

A Prefeitura de Bertioga, através da Diretoria de Comunicação, informa que, em razão do feriado de Sexta-Feira Santa, dia 18, que antecede o domingo de Páscoa, dia 20, e do feriado de Tiradentes, dia 21, não haverá expediente no sábado, dia 19, não havendo, portanto, atendimento nas repartições públicas municipais nos dias 18 a 21, voltando às atividades normais na terça-feira, dia 22, a partir das 8h. 

Espaço Cidadão
Não haverá, também, expediente nesses dias no Espaço Cidadão-Centro e o Espaço Cidadão-Boracéia, onde funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Procon, Banco do Povo, entre outros serviços.

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Saúde III (CSIII) e o Centro de Especialidades Médicas (CEME) estarão fechados nesse período.
O Pronto-Socorro e o Hospital Municipal manterão o expediente normal, com atendimento 24 horas. 

Guarda Municipal e Defesa Civil
A Guarda Municipal (CGM) manterá regime de plantão, atendendo pelos telefones 0800.555.545 ou 153. Para denunciar crimes ambientais, poluição sonora entre outros acionar a GCM pelo 153.
A Defesa Civil atende pelo telefone 199. 

Secretaria de Serviços Públicos
A Secretaria de Serviços Públicos trabalhará em regime de plantão, atendendo pelo telefone (13) 3317-4367 ou 3317-4217. A varrição de vias públicas e limpeza na faixa de areia da praia serão mantidas durante o feriado. 

Mercado de peixes e feira livre
O Mercado Municipal de Pescados, na Av. Vicente de Carvalho, ao lado do atracadouro das balsas, no Centro, atenderá os consumidores das 7h às 20h.
A feira livre montada sexta-feira, na Praça Alzira Licht, no Jardim Lindo, funcionarão normalmente. 

Forte São João
O Forte São João estará aberto normalmente para visitação pública de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

terça-feira, 15 de abril de 2014

MART’NÁLIA - Show acontecerá neste sábado no Sesc Bertioga

A atriz, cantora, compositora, percussionista e instrumentista brasileira, Mart´nália, se apresentará neste sábado, dia 19, no Sesc Bertioga.

No show, que terá início às 20h30min, no Ginásio de Esportes, a artista, filha do também cantor Martinho da Vila, canta sambas de todos os bambas, de todas as vertentes, de compositores conhecidos a desconhecidos.

Os ingressos já podem ser retirados
Os convites são limitados e já podem ser retirados na Central de Atendimento do Sesc, na Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Jardim Rio da Praia, com apresentação do RG.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação

segunda-feira, 14 de abril de 2014

EMPREGO EM BERTIOGA – PAT oferece vagas inclusive para portadores de necessidades especiais

O PAT Posto de Atendimento ao Trabalhador de Bertioga está oferecendo diversas vagas para contratação, oferecendo inclusive duas vagas para portadores de necessidades especiais. Confira as vagas:

Vagas para empregos fixos
Lavador de motos – Masculino, com Ensino Fundamental completo e com experiência
Auxiliar de segurança - Feminino, com Ensino Médio completo
Auxiliar de escritório – Masculino ou feminino, com Ensino Médio completo

Vagas para portadores de necessidades especiais
Auxiliar de limpeza - Feminino, com Ensino Fundamental completo e experiência na função
Porteiro - Masculino, com Ensino Médio completo e experiência na função

Interessados devem comparecer aos postos do PAT, que ficam no Espaço Cidadão - Centro, na Av. Anchieta, 392, telefone 3319.9700, e no Espaço Cidadão - Boracéia, na Rua José Costa, 138, telefone 3312.5590, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, munidos dos documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG e CPF).

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

domingo, 13 de abril de 2014

“CIRCO DE PULGAS” É O ESPETÁCULO INFANTIL DESTE DOMINGO

O Projeto Teatrada, desenvolvido pelo Sesc Bertioga e pela Prefeitura do Município de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, apresenta neste domingo, dia 13, às 11h, na Casa da Cultura o espetáculo infantil “Circo de Pulgas”, encenada pela Cia. Circo de Bonecos.

No espetáculo, dois amigos decidem criar um “Circo de Pulgas”, mas tudo dá errado! Os truques não funcionam, nada sai como planejado e a solução é treinar uma pulga de verdade!

Mas será que isso é possível? Como treinar uma pulga de verdade? 
Essa questão vai deixar o público muito curioso, acompanhando e se divertindo com as peripécias na tentativa de treinar uma pulga, fazê-la pular de trampolins, andar na corda bamba e até ser atirada de um canhão!

Usando um Teatro de Pulgas, os dois amigos inventaram um novo jeito de brincar. Eles brincam com o que não existe, brincam com aquilo que está na imaginação. Brincam com o pensamento... e nesse brincar propõem reinventar os universos familiares, as relações amorosas e construir um pensamento coerente e criativo.

Circo de Pulgas é tão bom quanto uma brincadeira de criança!

A Cia. Circo de Bonecos está fazendo quatorze anos! Desde a sua formação, em 2000, é uma companhia de teatro de bonecos… Mas, também, misturamos bonecos com atores, com mágica e com objetos. Para a Cia. o teatro é um encontro, uma experiência mútua entre os atores, os bonecos e a plateia.

A Casa da Cultura de Bertioga fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro. A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Cia. Circo de Bonecos
Foto: Divulgação

sábado, 12 de abril de 2014

DUO A3 – Grupo se apresenta neste sábado em Bertioga

O projeto “Música é Cultura” programou para este sábado, dia 12, às 20h, a apresentação do “Duo A3”.

O grupo, formado por Jairo Wilkens e Mario Marques, ambos clarinetistas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, dedica-se a explorar uma gama completa e expressiva dos instrumentos, prposta que tem como objetivo apresentar um programa variado de peças de concerto, originais para essa formação, bem como arranjos de música popular brasileira. 

O projeto “Música é Cultura”, uma iniciativa da Prefeitura de Bertioga por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com o Sesc, é apresentado semanalmente, aos sábados, na Casa da Cultura. A entrada é franca.

A Casa da Cultura fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da enseada, Centro.
Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (13) 3319.9150. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

sexta-feira, 11 de abril de 2014

PRÁTICA DE ESPORTE A VELA PARA DEFICIENTES VISUAIS – Projeto será lançado neste sábado

Desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, será lançado neste sábado, dia 12, na praia do Cantão do Indaiá, a partir das 9h, o “Projeto Verlejando”, que tem como objetivo demonstrar que deficientes visuais podem pilotar um veleiro.

Explicando que o deficiente visual tem plenas condições para tanto, pois se destaca por sua orientação espacial, memória localizada, senso de equilíbrio, acuidade dos outros sistemas sensoriais e pela capacidade de construção de mapas mentais, o diretor de Acessibilidade e Inclusão lembra ainda que o combustível do barco a vela é o vento, e complementa: “Ninguém vê o vento e o deficiente visual tem muito mais acuidade tátil com as orelhas, nariz e rosto, por isso ele consegue velejar”.

O lançamento do projeto será acompanhado por cerca de 20 deficientes visuais de várias cidades do Estado de São Paulo, que estarão se revezarão nos três veleiros que serão colocados à disposição, e que irão velejar numa área demarcada por boias. 

Explica ainda o diretor que antes de embarcarem, os deficientes visuais farão uma leitura tátil para conhecer o barco e identificar suas partes, ainda em terra. No veleiro, um deficiente visual ficará no leme, outros dois nas velas. “Todos terão função dentro do veleiro”.

No leme, o velejador poderá mostrar melhor a sua acuidade tátil. Ele deverá posicionar bem o barco em relação ao vento. “Para o barco andar ele precisa estar a mais de 45° em relação ao vento, para melhor rendimento. É possível até realizar competições”. Todas as atividades serão acompanhadas por um técnico vidente para dar orientações aos participantes.

A Prefeitura de Bertioga informa que, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Segurança e Cidadania, será mantida uma programação do “Projeto Verlejando”, e que os grupos interessados podem entrar em contato pelo telefone 3317.4239 ou pelo e-mail prof.augusto@velaecia.com.br. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

ESPETÁCULO DE TEATRO NESTE DOMINGO NO SESC

O Grupo Dois Pierre, apresentará, neste domingo, dia 13, a partir das 17h, no Sesc Bertioga, o espetáculo “Circo de Borracha”.

Em meio a um show, um palhaço malabarista atrapalhado (Filipe Bregantim) exibe seus talentos sobre um monociclo, mas o pneu fura no meio da apresentação e ele corre até a borracharia do Cadu (André Grinberg), um sujeito bem emburrado. Recheada com números clássicos de picadeiro, a história mostra a amizade entre os dois, que trabalham juntos no conserto do monociclo e misturando os conhecimentos de seus ofícios transformam a borracharia do Cadu no Circo de Borracha. 

A entrada é franca e os ingressos, que são limitados, devem ser retirados na Central de Atendimento do Sesc, com apresentação do RG (Carteira de Identidade). 

O Sesc Bertioga fica na Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Jardim Rio da Praia.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação

quinta-feira, 10 de abril de 2014

“ROUPA BOA A GENTE DOA” - Tem início a Campanha do Agasalho 2014 em Bertioga

Com o tema “Roupa Boa a Gente Doa”, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Bertioga e realizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, teve início esta semana a Campanha do Agasalho 2014 de Bertioga, com a distribuição dos recipientes para coleta de doação em vários estabelecimentos da Cidade.

A campanha deste ano tem expectativa de arrecadar mais de 20 mil peças, entre roupas, sapatos e outros agasalhos, superando as doações do ano passado, que foram de mais de 17 mil unidades. 

Pontos de coleta de doações
Estão sendo disponibilizados em Bertioga 25 pontos de coleta, nos seguintes locais:
• D’ Casa Complementos – Shopping Riviera, 1.256, loja 51 - Riviera de São Lourenço
• Drogafarma – Av. Anchieta, 1.750 – Jardim Osvaldo Cruz
• Espaço Cidadão – Centro – Av. Anchieta, 392, Centro
• Espaço Cidadão – Boracéia – Rua José Costa, 138, Boracéia
• Farma 100 – Center Farma – Av. Anchieta, 1.193, Centro
• Farmácia Conde – Av. Anchieta, 1.750, Centro
• Mercado do Povo – Av. Anchieta, 11.498, Indaiá
• Padaria Bella Casa – Av. Anchieta, 3.181, Maitinga
• Padaria do Manolo – Vicente de Carvalho II
• Padaria Pão Caiçara do Sesc  – Rua Professora Francisca Martins Cunha, 527, Jardim Rio da Praia
• Padaria Pão da Praia São Lourenço – Rua Teotônio Vilela, 425, Jardim São Lourenço
• Padaria Primus – Rua José Sanches Ferrari, 7.585,  Vicente de Carvalho II
• Prefeitura de Bertioga – Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro
• Restaurante Caravela – Praça Vicente Molinari, 158, Centro
• Sonomar – Av. Anchieta, 387, Centro
• Supermercado Albatroz – Av. 19 de Maio, 1.118, Jardim Albatroz
• Supermercado Albatroz – Jardim Indaiá, Rua Valdemar da Costa Filho, 536, próximo à Emeif Antônio Ermírio de Moraes
• Supermercado Albatroz – Rua Manoel Mendes Ventura, 457, Jardim Indaiá, próximo à antiga sede da Prodesan
• Supermercado Caçula – Av. 19 de Maio, 560,  Centro
• Supermercado Caçula – Av. Anchieta, 503, Centro
• Supermercado Krill Centro – Av. Anchieta, 2.300 , Centro
• Supermercado Krill Boracéia – Rodovia Manoel Hipólito do Rego, km 775, Boracéia
• Supermercado Pão de Açúcar – Av. Riviera, 1256, Riviera de São Lourenço
• Viação Bertioga – Av. Anchieta, 401, Centro
• Viação Bertioga – Rodovia Manoel Hipólito do Rego, km 220,8

Outras informações poderão ser obtidas no Fundo Social de Solidariedade de Bertioga, pelo telefone 3317.1397.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

terça-feira, 8 de abril de 2014

VACINAÇÃO CONTRA HPV – Campanha termina nesta quinta-feira

A Campanha de Vacinação contra HPV, para meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos, que teve início no dia 10 de março, em todo o país, termina nesta quinta-feira, dia 10. O HPV - papiloma vírus humano é o principal causador do câncer de colo de útero.

Em Bertioga, mais de 85% das meninas já foram vacinadas. A Secretaria de Saúde de Bertioga informa que as adolescentes que estarão completando 11 anos após o término da campanha, também podem ir às UBSs para receber a vacina. 

As Unidades que estão realizando a vacina no Município são: Vicente de Carvalho II, Vista Linda, Indaiá e Boracéia. Vale lembrar que é preciso apresentar a carteira de vacinação. 

Outras informações poderão ser obtidas na Vigilância Sanitária, pelo telefone: 3317.1249, ou na Vigilância à Saúde, pelo telefone 3319.9058.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias - Galeria da PMB

segunda-feira, 7 de abril de 2014

EMPREGO EM BERTIOGA – PAT oferece vagas também para portadores de necessidades especiais

O PAT Posto de Atendimento ao Trabalhador de Bertioga está oferecendo diversas vagas para contratação para emprego fixo e temporário, oferecendo inclusive duas vagas para portadores de necessidades especiais. Confira as vagas:

Vagas para empregos fixos
Porteiro - Masculino, com Ensino Médio completo 
Empregada doméstica - Feminino 
Auxiliar de jardinagem - Masculino, com Ensino Fundamental incompleto 

Vaga para emprego temporário
Promotor de vendas – temporário por 90 dias – Masculino, com Ensino Médio e experiência comprovada na Carteira de Trabalho

Vagas para portadores de necessidades especiais
Auxiliar de limpeza - Feminino, com Ensino Fundamental completo e experiência na função
Porteiro - Masculino, com Ensino Médio completo e experiência na função

Interessados devem comparecer aos postos do PAT, que ficam no Espaço Cidadão - Centro, na Av. Anchieta, 392, telefone 3319.9700, e no Espaço Cidadão - Boracéia, na Rua José Costa, 138, telefone 3312.5590, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, munidos dos documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG e CPF).

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

domingo, 6 de abril de 2014

“CIRCO DE COISAS” É O ESPETÁCULO INFANTIL DESTE DOMINGO

O Projeto Teatrada, desenvolvido pelo Sesc Bertioga e pela Prefeitura do Município de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, apresenta neste domingo, dia 6, às 11h, na Casa da Cultura o espetáculo infantil “Circo de Coisas”, encenada pela Cia. Circo de Bonecos.

A peça conta a história de dois clowns que chegam no palco para montar e apresentar um pequeno circo de coisas, onde os artistas são os objetos! Sem maquiagem ou adereços um pregador de roupas é o Equilibrista na corda bamba! Uma rolha de champanhe é o Homem Bala voador. O Homem mais Forte do Mundo, um macaco hidráulico. Ovos são acrobatas. Um processador de alimentos é o Mágico!

Trata-se de espetáculo para “fazer rir” toda a família, ao mesmo tempo, em que resgata algo que não deveríamos ter perdido: a nossa capacidade de imaginar e ver o mundo de outra forma.

A Cia. Circo de Bonecos é uma companhia profissional de teatro de bonecos que desde sua origem, no final de 1999, se destaca pela qualidade de seus espetáculos e pela busca constante de inovações técnicas e plásticas. Ministra também palestras e oficinas sobre manipulação e  confecção  de  bonecos para  novos  artistas  que  procuram  formação na área de teatro de bonecos.

A Casa da Cultura de Bertioga fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro. A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Cia. Circo de Bonecos
Foto: Divulgação

sábado, 5 de abril de 2014

QUARTETO CAMARADA – Grupo se apresenta neste sábado em Bertioga

O projeto “Música é Cultura” programou para este sábado, dia 5, às 20h, a apresentação do “Quarteto Camarada”.

O grupo, formado por Glorinha Velloso, no piano;  Evaldo Alves, no violino; Regina Vasconcelos, no violoncelo, e José Simonian, na flauta, apresenta música de câmara, com um trabalho de arranjos, composições e apresentação que começou nos anos 80. O repertório trás músicas de Pixinguinha e Astor Piazzola, além de composições inéditas de Simonian e Glorinha.

O projeto “Música é Cultura”, uma iniciativa da Prefeitura de Bertioga por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com o Sesc, é apresentado semanalmente, aos sábados, na Casa da Cultura. A entrada é franca.

A Casa da Cultura fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da enseada, Centro.
Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (13) 3319.9150. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação

sexta-feira, 4 de abril de 2014

AQUATHLON SERIES 2014 - A 2ª etapa acontecerá neste sábado

Reunindo atletas de várias cidades, a TH5 Eventos realiza neste sábado, dia 5, a partir das 14h, no “Cantão do Indaiá”, em frente ao Indaiá Praia Hotel, a 2ª etapa do Aquathlon Series, competição esportiva que envolve duas etapas: natação seguido de corrida.

A competição terá disputas nas categorias: Individual – masculino e feminino; Revezamento – duplas; e Infantil e Iniciantes, que percorrerão as seguintes distâncias: Individual e Revezamento, 500 mts de natação mais 3 km de corrida em piso rústico (areia e terra); e Infantil e Iniciantes, 300 mts de natação mais 2 km de corrida em piso rústico.

Horário das largadas
As largadas estão programadas para os seguintes horários: 
• Feminino, às 14h; 
• Masculino, às 14h30min;  
• Infantil e Iniciantes, às 15h; e 
• Revezamento, às 15h30min.

Premiação
Na etapa serão premiados com troféus os três primeiros colocados no Geral, masculino e feminino; os cinco primeiros colocados nas categorias Idades, Infantil e Duplas, e os três primeiros lugares do Geral, masculino e feminino, na categoria Iniciante.

No final do circuito, receberão troféus os três primeiros no Geral, masculino e feminino; e os cinco primeiros colocados nas categorias Idades, Infantil e Duplas.

O “Aquathlon Series” conta com o apoio da Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Esportes, , vinculada à Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e TH5 Eventos

quinta-feira, 3 de abril de 2014

FESTIVAL SANTISTA DE TÊNIS DE MESA – Atletas de Bertioga se destacam

Danilo Pastoriza
No último domingo, dia 30, foi realizado nas dependências do Ginásio do Sesc, em Santos, o Festival Santista de Tênis de Mesa, competição que contou com a participação de aproximadamente 200 atletas de toda Baixada Santista.

O destaque ficou para a equipe de tênis de mesa de Bertioga, que conquistou expressivas colocações: Thomas Souza Silva sagrou-se campeão na categoria Pré-Mirim; os atletas Sávio Bezerra e Ernani Lacerda, ficaram com o 2º lugar, nas categorias Mirim e Master, respectivamente. 

O técnico e jogador Danilo Pastoriza, destaca que o resultado ficou dentro do esperado, uma vez que esses atletas vêm subindo ao pódio em todos os torneios que disputam. 

Também participaram da competição, os atletas Ericson Silva, Genivaldo Marchi, Wladmir Aloe, Gean Souza, Fabio Santos, Bruno Santos e Carlos Cruz. 

Próxima competição
No próximo domingo, dia 6, a equipe participará da 3ª etapa da Copa Nipo de Tênis de Mesa, em Guarulhos.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação

quarta-feira, 2 de abril de 2014

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO – Comeb realiza pedágio hoje

A Comissão de Mães de Crianças Especiais de Bertioga - Comeb realiza nesta terça-feira, dia 2, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, um pedágio visando despertar a atenção da sociedade para o tema.  

O pedágio, com o slogan “Bem vindo ao meu mundo”, será realizado das 10h às 15h, na Praça dos Emancipadores, em frente ao Supermercado Krill, quando serão distribuídos adesivos, panfletos, botons e camisetas. 

A Casa da Cultura também preparou uma programação especial para o dia. Haverá uma apresentação, a partir das 14h, com o professor Sidney Pontes, do Projeto Musicando, desenvolvido nas escolas da rede municipal. Paralelamente, estará ocorrendo uma exposição dos trabalhos dos alunos especiais da rede municipal de ensino. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

terça-feira, 1 de abril de 2014

EMPREGO EM BERTIOGA – PAT oferece vagas para contratação de empregados fixos e temporários

O PAT Posto de Atendimento ao Trabalhador de Bertioga está oferecendo diversas vagas para contratação para emprego fixo e também para temporário. Confira as vagas:

Vagas para empregos fixos
Garçom – masculino ou feminino, com Ensino Médio completo 
Técnico em nutrição – masculino ou feminino, com Ensino Médio completo ou com Curso Técnico em Nutrição

Vaga para emprego temporário
Promotor de vendas – temporário por 90 dias – masculino, com Ensino Médio e experiência comprovada na Carteira de Trabalho
Interessados devem comparecer aos postos do PAT, que ficam no Espaço Cidadão - Centro, na Av. Anchieta, 392, telefone 3319.9700, e no Espaço Cidadão - Boracéia, na Rua José Costa, 138, telefone 3312.5590, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, munidos dos documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG e CPF).

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB