quinta-feira, 30 de abril de 2015

FERIADO DO DIA DO TRABALHO – Veja o que abre e o que fecha em Bertioga

A Prefeitura de Bertioga, através da Diretoria de Comunicação, informa que, em razão do feriado nacional do Dia do Trabalho, na próxima sexta-feira, dia 1º de maio, não haverá expediente nas repartições públicas municipais, que voltarão às atividades normais na segunda-feira, dia 4, a partir das 8h. 

VEJA O QUE ABRE E O QUE FECHA
Espaço Cidadão
Não haverá, também, expediente nesses dias no Espaço Cidadão-Centro e o Espaço Cidadão-Boracéia, onde funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Procon, Banco do Povo, entre outros serviços.

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Saúde III (CSIII) e o Centro de Especialidades Médicas (CEME) estarão fechados nesse período.
O Pronto-Socorro e o Hospital Municipal manterão o expediente normal, com atendimento 24 horas. 

Guarda Municipal e Defesa Civil
A Guarda Municipal (CGM) manterá regime de plantão, atendendo pelo telefone 153. Para denunciar crimes ambientais, poluição sonora entre outros acionar a GCM pelo 153.
A Defesa Civil atende pelo telefone 199. 

Serviços Urbanos
A Secretaria de Serviços Públicos trabalhará em regime de plantão, atendendo pelo telefone (13) 3317.2978. A varrição de vias públicas e limpeza na faixa de areia da praia serão mantidas durante o feriado. 

Mercado de peixes e feira livre
O Mercado Municipal de Pescados, na Av. Vicente de Carvalho, ao lado do atracadouro das balsas, no Centro, atenderá os consumidores das 7h às 20h.
A feira livre montada sexta-feira, na Praça Alzira Licht, no Jardim Lindo, funcionarão normalmente. 

Forte São João
O Forte São João estará aberto normalmente para visitação pública de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

terça-feira, 28 de abril de 2015

EMPREGO EM BERTIOGA – PAT oferece vagas

O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador de Bertioga está oferecendo 9 vagas para contratação de empregados. 

Confira as vagas:
Auxiliar de jardineiro – 2 vagas
Carpinteiro – 3 vagas
Jardineiro – 2 vagas
Piscineiro – 2 vagas

Interessados devem comparecer, a partir de quinta-feira, dia 19, nos postos do PAT, que ficam no Espaço Cidadão - Centro, na Av. Anchieta, 392, telefone 3319.9700, e no Espaço Cidadão - Boracéia, na Rua José Costa, 138, telefone 3312.5590, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, munidos dos documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG e CPF).

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

segunda-feira, 27 de abril de 2015

CINEMA ALEMÃO – Série de exibições termina nesta terça-feira, na Casa da Cultura

Com a exibição do filme “A Última Gargalhada”, o Sesc Bertioga, em parceria com a Prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura, encerra, nesta terça-feira, dia 28, às 19h30min, na Casa da Cultura, a apresentação de uma série de filmes referentes ao Expressionismo Alemão.

O filme retrata a vida de um porteiro, cuja felicidade se desfaz quando ele é aposentado de seu cargo, que outrora o trouxe alegrias e orgulho. A exibição tem duração de 91 minutos e é classificado para o público a partir de 14 anos. A entrada é franca.

A Casa da Cultura fica na Av. Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada, no Centro.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

domingo, 26 de abril de 2015

“CANOA, MINHA CANOA’” É O ESPETÁCULO DO TEATRO INFANTIL DESTE DOMINGO

O Projeto Teatrada, desenvolvido pelo Sesc Bertioga e pela Prefeitura do Município de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, apresenta semanalmente, aos domingos, um espetáculo infantil, como forma de aproximar as crianças do universo mágico do teatro. 

Neste domingo, dia 26, às 11h, na Casa da Cultura, apresenta a peça infantil “Canoa, Minha Canoa’”, encenado pela Cia. Bola de Meia.

No musical infantil, a beira de um riacho, entre uma música e outra, dois peixinhos: Peixita e Peixoto, contam a história de amor entre Ritinha e Pedro, o pescador. Eles alertam sobre os problemas da poluição das águas. De forma interativa, o espetáculo aborda temas como meio ambiente, qualidade da água e cultura popular. O público é convidado a interagir com os bonecos que são muito cativantes e com as das danças: de São Gonçalo e da Catira.

A Cia. Bola de Meia tem por principal missão, pesquisa, transmissão e circulação da Cultura Popular Brasileira, Tradição oral e Cultura da Infância, e seus integrantes atuam na formação permanente de educadores, buscam conexões entre Cultura, Educação e Meio Ambiente, acreditam que Arte e Cultura contribuem para a melhoria da qualidade: do ensino, de vida e do planeta.

A Casa da Cultura de Bertioga fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro. A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga e Cia. Bola de Meia
Foto: Divulgação

sábado, 25 de abril de 2015

“TRIO CHORATTA” É A ATRAÇÃO DESTE SÁBADO DO PROJETO MÙSICA É CULTURA

O projeto “Música é Cultura” programou para este sábado, dia 25, às 20h, a apresentação do “Trio Choratta

Com violino, vilão e flauta, o trio apresenta músicas de Carlos Gomes, Ernesto Nazareth, Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone, Chiquinha Gonzaga e de tantos outros importantes compositores da música clássica e popular.

O projeto “Música é Cultura”, uma iniciativa da Prefeitura de Bertioga por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com o Sesc, é apresentado semanalmente, aos sábados, na Casa da Cultura. 

A Casa da Cultura fica na Av. Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada, no Centro. A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirvulgação – Galeria da PMB

segunda-feira, 20 de abril de 2015

SAÚDE BUCAL – A Prefeitura disponibiliza serviço de odontologia

Serviços de odontologia como limpeza, restaurações, exodontia (extrações) entre outros, estão sendo disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura de Bertioga aos munícipes. 

O agendado pode ser feito na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência do interessado, exceto na UBS de Vicente de Carvalho.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Galeria da PMB

quinta-feira, 16 de abril de 2015

FESTA DO ÍNDIO 2015 – Festival acontece neste final de semana, em Bertioga

Com a participação de cerca de 400 índios representantes das etnias Kayapó, Paresi halíti, Pataxó, Karajá e Bororo, além dos anfitriões, os Guaranis, cada qual mostrando os rituais e danças praticados nas aldeias, o significado da pintura corporal e seus costumes, será realizado nesta sexta-feira, sábado e domingo, em Bertioga, o Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena, um dos maiores do país, que é realizado na Cidade desde 2001.

A beleza da cultura, esporte e culinária das diversas tribos estarão presentes e, como parte das atrações estão as apresentações esportivas, entre elas, o empolgante futebol de cabeça, que revela a incrível destreza dos índios, que dão verdadeiros mergulhos no chão para cabecear as bolas rasteiras, e a corrida de tora, que mostra a força e integração entre os membros da tribo, que correm carregando toras de até 100 quilos. A tribo Guarani apresentará sua culinária preparando o palmito tipo pupunha e juçara assado e também cru, iguaria que é servida pura ou com mel. 

Durante os três dias do evento o público poderá apreciar também o artesanato indígena que utiliza muita madeira, palha e plumagem. A interação com o público será total, inclusive com a pintura corporal.

A programação prevê, ainda, a realização do Fórum Social Ambiental Indígena, que acontecerá no dia 18, a partir das 8h30min, com o tema “Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e os Compromissos com a Qualidade de Vida”. Os palestrantes serão Kairo Bernado, representante da Prefeitura de Palmas, cidade do estado de Tocantins que sediará os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecem em setembro deste ano; Carlos Terena, coordenador Geral dos Jogos e Luís Lobo, Consultor do Ministério do Esporte para os Jogos.

Veja a programação completa
Sexta-feira, dia 17
9h – Abertura feira de artesanatos
9h às 20h – Oficina Projeto: “Pegada Ecológica – Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono”.
14h – Apresentações culturais e esportivas e apresentações culturais da cidade
20h – Abertura oficial: apresentação das delegações, fogo sagrado, pajelança, hino nacional, palavra das autoridades, tradições culturais os povos, sportes tradicionais, show pirotécnico e dança de integração.

Sábado, dia 18
9h – Abertura do Fórum Social Indígena “Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e os Compromissos com a Qualidade de Vida”.
9h às 20h – Oficina Projeto: “Pegada Ecológica – Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono”.
11h – Recreação esportiva: Stand Up Paddle e Canoagem.
14h – Apresentações culturais e esportivas e apresentações culturais da cidade.
15h – Futebol.
20h – Apresentação cultural: Cunhã Porã e Desfile da Beleza Indígena.

Domingo, dia 19
9h – Feira de artesanato
9h às 20h – Oficina Projeto: “Pegada Ecológica – Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono”.
11h – Recreação esportiva: Stand Up Paddle e Canoagem.
14h – Apresentações culturais e esportivas e apresentações culturais da cidade
15h – Futebol
20h Apresentação cultural: Ritual Sagrado e Encerramento

O Festival será realizado na Praça de Eventos, na Praia da Enseada, ao lado do Forte São João, onde será montada uma tenda com arquibancada. Grande parte da programação acontecerá também no Parque dos Tupiniquins.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação – Galeria da PMB

segunda-feira, 13 de abril de 2015

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Inscrições estão abertas

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, comunica que estão abertas, nesta segunda e terça-feira, dias 13 e 14, inscrições para os cursos de soldador e o de operador de caixa, do PEQ - Programa Estadual de Qualificação.

Os cursos são gratuitos, têm duração de dois meses, terão início na primeira quinzena de maio, e serão ministrados no Espaço Cidadão - Centro, na Av. Anchieta, 392.

Bolsa Auxílio
Durante o curso, será oferecida aos participantes a Bolsa Auxílio, no valor de R$ 330,00 (para quem estiver em situação de desemprego ou sem nenhuma renda) e lanche.

Inscrições estão abertas e as vagas são limitadas
São disponibilizadas 30 vagas para cada um dos cursos, e a prioridade é para quem esteja desempregado.

Os interessados, munidos de carteira de trabalho, CPF, RG e um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, etc.), devem se dirigir, das 10h às 16h, a um dos seis locais abaixo, 
• Espaço Cidadão - Centro, na Av. Anchieta, 392 – telefone 3319.9700);
• Espaço Cidadão - Boracéia, na Rua José Costa, 138 – telefone: 3312.5590); 
• CRAS Vicente de Carvalho, na Rua Hum, 501 – telefone: 3316.1272);
• CRAS Indaiá, na Rua Moacir Prado Simões, 462 – telefone: 3313.2240); 
• CREAS, na Rua Walter Pereira Prado, 77 - telefone: 3317. 6634; e 
• Albergue Municipal, na Rua Ayrton Senna da Silva, 1108, no Centro – telefone: 3319.9100.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

domingo, 12 de abril de 2015

DANÇA DE SALÃO NESTE DOMINGO NA PRAIA

Assim é o “Projeto Harmonia”, uma iniciativa do Cineclube Buriquioca, que realizado com o apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura da Prefeitura de Bertioga, proporciona, gratuitamente, atividades esportivas e culturais na praia, no entorno do Quiosque 2, na Praia da Enseada, no Centro.

Neste domingo, dia 12, das 19h às 22h30min, acontece a já tradicional dança de salão, sempre sob a animação de um músico.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

“HAMELETE - O CORDEL” É O ESPETÁCULO DO TEATRO INFANTIL DESTE DOMINGO

O Projeto Teatrada, desenvolvido pelo Sesc Bertioga e pela Prefeitura do Município de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, apresenta semanalmente, aos domingos, um espetáculo infantil, como forma de aproximar as crianças do universo mágico do teatro. 

Neste domingo, dia 12, às 11h, na Casa da Cultura, apresenta a peça infantil “Hamelete - O Cordel”, encenado pelo Grupo Careta.

Com a proposta de reconstruir uma das mais famosas obras de Shakespeare, por meio de uma releitura na estrutura do cordel, o espetáculo trabalha com versatilidade de formas e ritmos.

A Casa da Cultura de Bertioga fica na Av. Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro. A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

sábado, 11 de abril de 2015

“TRIO CAMBARÁ” É A ATRAÇÃO DESTE SÁBADO DO PROJETO MÙSICA É CULTURA

O projeto “Música é Cultura” programou para este sábado, dia 11, às 20h, a apresentação do “Trio Cambará

Recuerdos de Ypacarai, Merceditas, Volver a los 17, Galopeira e Gracias a la Vida são canções que estão no repertório do trio que, formado por André Calixto (flautas e sax), Laura Campanér (violão e charango) e Bebê do Góes (precussão), apresenta variados temas da música latina, num trabalho com conteúdos folclóricos da música andina, utilizando-se da quena e do charango, instrumentos típicos dessa modalidade. 

O projeto “Música é Cultura”, uma iniciativa da Prefeitura de Bertioga por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com o Sesc, é apresentado semanalmente, aos sábados, na Casa da Cultura. 

A Casa da Cultura fica na Av. Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada, no Centro. A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirvulgação – Galeria da PMB

quarta-feira, 8 de abril de 2015

ARENA CROSS – Um dos maiores eventos de motocross do Brasil acontece neste sábado, em Bertioga

No próximo sábado, dia 11, será realizado, em Bertioga, a etapa de abertura da 17ª temporada do Arena Cross, um dos maiores eventos de motocross do Brasil.

O espetáculo acontecerá na Av. 19 de Maio, próximo ao trevo de entrada da Cidade, em uma estrutura que acomodará seis mil pessoas entre arquibancadas, camarotes e torcidas vips.

A arena da competição terá 8.000m², com a pista contendo 405m de extensão, 8m de largura e grandes saltos como: o Table Top de chegada, Triplos, Duplos e sequências de ritmos e de costelas, onde os maiores pilotos da modalidade irão agitar os fãs de motocross nessa primeira etapa da competição com saltos e manobras eletrizantes.

Os portões serão abertos ao público às 16h e as provas terão início às 19h. Os ingressos podem ser trocados por dois quilos de arroz ou feijão, em Bertioga, nas concessionárias Honda Sanmell, na Av. Anchieta, 940, no Centro, telefone 3319.9300, e em Guarujá, na Av. Adhemar de Barros, 1.381, Santa Maria, telefone 33440000. 

Para os setores HC Vip e Torcida Vip Coberta, os interessados devem procurar informações no site www.arenacross.com.br. Todos os alimentos arrecadados com a troca de ingressos serão doados para instituições beneficentes da cidade-sede desta primeira etapa.

Imprensa
Os veículos de comunicação que quiserem fazer a cobertura do evento devem realizar o credenciamento no site www.arenacross.com.br, na seção “imprensa”. O local contará com Sala de Imprensa, com acesso a internet.

Visita de alunos da rede municipal de ensino
Na sexta-feira, dia 10, data que antecede o campeonato, cerca de 200 alunos das escolas EM José de Oliveira Santos, Centro de Educação Especializado e EM Jardim Vista Linda, com idades entre 9 e 10 anos,  visitarão a pista do Arena Cross. Na ocasião, serão ministradas palestras para as crianças com os pilotos participantes do evento e a organização. Eles conhecerão a toda a estrutura, será oferecido um lanche, alguns brindes e o ponto alto da ação será a apresentação desses pilotos na arena do evento.

A Arena Cross é uma realização da Romagnolli Promoções e Eventos, com apoio da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação – Galeria da PMB

terça-feira, 7 de abril de 2015

CINEMA ALEMÃO NESTA TERÇA-FEIRA, NA CASA DA CULTURA

Com a exibição do filme “O Homem que Ri”, o Sesc Bertioga, em parceria com a Prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura, inicia, nesta terça-feira, dia 7, às 19h30min, na Casa da Cultura, a apresentação de uma série de filmes referentes ao Expressionismo Alemão.

No filme, o Herdeiro de um Ducado (Gwynplane) é sequestrado quando garoto e, por ordem do Rei, desfigurado, deixando-o com o rosto esculpido num perpétuo sorriso macabro e acaba virando atração de circo, tornando-se um famoso palhaço. A classificação é 14 anos e a duração do filme é de 110 minutos. 

A programação segue no dia 14, com a exibição de “O Gabinete do Dr. Caligari’, e “A Última Gargalhada”. As sessões acontecerão sempre às terças-feiras, às 19h30 e a entrada é franca.

A Casa da Cultura fica na Av. Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada, no Centro.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação

segunda-feira, 6 de abril de 2015

EMPREGO EM BERTIOGA – PAT oferece vagas

O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador de Bertioga está oferecendo 11 vagas para contratação de empregados. 

Confira as vagas:
Auxiliar de jardineiro – 2 vagas
Carpinteiro – 3 vagas
Eletricista – 2 vagas
Jardineiro – 2 vagas
Piscineiro – 2 vagas

Interessados devem comparecer, a partir de quinta-feira, dia 19, nos postos do PAT, que ficam no Espaço Cidadão - Centro, na Av. Anchieta, 392, telefone 3319.9700, e no Espaço Cidadão - Boracéia, na Rua José Costa, 138, telefone 3312.5590, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, munidos dos documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG e CPF).

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB