O Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Bertioga inicia, nesta quarta -feira, dia 3, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal.
Na primeira etapa, a vacinação será nos bairros de Boracéia, Guaratuba e São Lourenço
Em Boracéia, a vacinação será nos dias 3 e 10 de abril, na Unidade Básica de Saúde, das 9h às 14h.
Em Guaratuba, o atendimento será no dia 17 de abril, na Emeif José Carlos Buzzinaro e Praça P, também das 9h às 14h.
Em São Lourenço, a vacinação acontecerá no dia 24 de abril, na Emeif São Lourenço, no mesmo horário.
A atuação nos demais bairros será agendada oportunamente, mas a vacinação antirrábica está disponível todos os dias, das 8h às 14h, no Centro de Controle de Zoonoses, na Rua Manoel Gajo, nº 2.444, no Parque Estoril.
Levando em consideração a população e as características do município, a expectativa estabelecida pelo Ministério da Saúde, é de que o Setor de Zoonoses vacine, até o final da campanha, mais de 14.000 animais, entre cães e gatos.
A campanha volta a ser realizada após dois anos de suspensão
Em 2010, em virtude de alguns casos de reações adversas em animais que receberam doses da vacina em todo País, o Ministério da Saúde suspendeu a distribuição. Uma nova marca de vacina foi adquirida e priorizado o atendimento em regiões que já contavam com histórico de transmissão da raiva para humanos, e desde então, Bertioga não recebia lotes de vacina antirrábica, uma vez que a Baixada Santista não havia apresentado nenhum caso de raiva. Este ano, estão sendo disponibilizados medicamentos de um novo laboratório e os municípios voltam a realizar a campanha de vacinação.
Informações sobre a campanha
Informações sobre a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Bertioga podem ser obtidas pelo telefone 3316.4079.
Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB
Nenhum comentário:
Postar um comentário