A vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora (varicela), começará a sar aplicada em Bertioga a partir desta quarta-feira, dia 2.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Município, a vacina, que estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boracéia e do Jardim Vicente de Carvalho II, será aplicada exclusivamente em crianças com 15 meses de idade, que já tenham recebido, com um ano de idade, a primeira dose da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.
A enfermeira sanitarista e chefe de Seção de Vigilância Sanitária do Município, Lúcia Peres Guimaraes, explica que a tetra viral substituirá a segunda dose da tríplice viral, e que desta forma, não receberão a tetra viral as crianças que aos 15 meses já tenham recebido a segunda dose da tríplice viral.
A Secretaria Municipal de Saúde adverte:
Outras indicações, fora da faixa etária preconizada, deverão ser encaminhadas ao Setor de Vigilância Epidemiológica, mediante relatório medico e exames da patologia, os quais serão encaminhados ao Centro de Referência de Imunização Especial (CRIE) do Estado para liberação da vacina contra a varicela.
A vacina tetra viral não deve ser administrada em crianças com hipersensibilidade conhecida a neomicina ou qualquer outro componente da vacina, ou que tenham manifestado sinais de Hipersensibilidade, após administração das vacinas sarampo, caxumba, rubéola e ou varicela; e com imunodeficiências primárias ou secundárias.
Postos de vacinação
A UBS - Unidade Básica de Saúde de Boracéia fica na Rua Mário Schemberg, 81, e a UBS - Unidade Básica de Saúde do Jardim Vicente de Carvalho II fica na Rua Epiphânio Batista, 66.
Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Nenhum comentário:
Postar um comentário