O lançamento do projeto será acompanhado por cerca de 20 deficientes visuais de várias cidades do Estado de São Paulo, que estarão se revezarão nos três veleiros que serão colocados à disposição, e que irão velejar numa área demarcada por boias.
Explica ainda o diretor que antes de embarcarem, os deficientes visuais farão uma leitura tátil para conhecer o barco e identificar suas partes, ainda em terra. No veleiro, um deficiente visual ficará no leme, outros dois nas velas. “Todos terão função dentro do veleiro”.
No leme, o velejador poderá mostrar melhor a sua acuidade tátil. Ele deverá posicionar bem o barco em relação ao vento. “Para o barco andar ele precisa estar a mais de 45° em relação ao vento, para melhor rendimento. É possível até realizar competições”. Todas as atividades serão acompanhadas por um técnico vidente para dar orientações aos participantes.
A Prefeitura de Bertioga informa que, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Segurança e Cidadania, será mantida uma programação do “Projeto Verlejando”, e que os grupos interessados podem entrar em contato pelo telefone 3317.4239 ou pelo e-mail prof.augusto@velaecia.com.br.
Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB
Nenhum comentário:
Postar um comentário