A Secretaria de Saúde de Bertioga inicia nesta terça-feira, dia 2, a segunda fase da Campanha de Vacinação contra HPV, para meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos, que se estenderá até o dia 30. O HPV - papiloma vírus humano é o principal causador do câncer de colo de útero.
Explicando que essa vacina não protege de todos os vírus do HPV, somente de quatro grupos que causam câncer ginecológico, a enfermeira sanitarista responsável pela Seção de Vigilância Sanitária do Município, Lúcia Peres Guimarães, ressalta: “Estamos vacinando para proteção de câncer ginecológico.
A vacina não protege contra a Aids/DSTs, por isso é necessário sempre o uso de preservativo nas relações sexuais”.
Ressalta ainda a enfermeira sanitarista que a segunda dose é destinada para adolescentes que já foram imunizadas com a primeira, em março. As meninas que completaram 11 anos após a vacinação de março devem tomar a primeira dose nesta etapa.
Em Bertioga, a vacina será ministrada nas escolas municipais, particulares e estaduais, e nas UBSs - Unidades Básicas de Saúde. As escolas estão sendo informadas das datas e recebendo o termo de recusa caso o responsável não queira vacinar sua adolescente para esta doença.
Na primeira semana, as escolas abaixo relacionadas estarão realizando a vacinação somente para as alunas das respectivas unidades escolares. É necessário que a adolescente apresente a caderneta de vacinação ou um documento de identificação. Veja o cronograma:
Terça-feira, dia 2
E.E. Jardim Vicente de Carvalho II
E.E. Profº Armando Belegarde
Quarta-feira, dia 3
E.E. Profª Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno
E. E. William Aureli
Quinta-feira, dia 4
Colégio Objetivo - Centro
Colégio Vivendo Aprendendo
EMEIF Profº Inácio Hora
Sociedade de Educação Bertioguense, Colégio Saber
As UBSs estarão também realizando a vacinação
As adolescentes que não estejam estudando no Município, poderão realizar a vacinação nas Unidades Básicas de Sáude: UBS - Boraceia, UBS - Indaiá, UBS - Vista Linda e UBS Vicente Carvalho II.
A campanha tem o apoio das secretarias estadual e municipal de Saúde e de Educação e da rede particular de Ensino. Outras informações sobre a vacinação em Bertioga, poderão ser obtidas na Vigilância Sanitária, pelo telefone: 3317.1249, ou na Vigilância à Saúde, pelo telefone 3319.9058.
Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário