sexta-feira, 16 de maio de 2014

ANIVERSÁRIO DE BERTIOGA – Festa começa hoje

Dia 19 de maio Bertioga celebra 23 anos de Emancipação Político-Administrativa, e para comemorar, a Prefeitura preparou extensa programação, que começa nesta sexta-feira, dia 17, e se estende até segunda-feira dia 19. 
Acompanhe a programação:

A festa começa nesta sexta-feira, dia 17, às 21h, com o “Baile da Cidade”, que, sob animação da Banda Trilha Sonora, contará com um jantar dançante, na Pucci Riviera House Beach, na Avenida Marginal 329, nº 2.571 – Riviera de São Lourenço. O convite individual custa R$ 150,00, e as reservas devem ser feitas pelo telefone 3319.8055 ou 99601.5215, com Elise Rau. A renda dos ingressos será revertida para as ações do Fundo Social de Solidariedade do Município.

No sábado, dia 17, grande parte da programação será voltada às homenagens à canonização de José de Anchieta. 

A partir das 10h, acontece a chegada da Relíquia de São José de Anchieta ao Forte São João, trazida da Ermida Santo Antônio do Guaibê, localizada no município vizinho de Guarujá. 

Às 10h30min, haverá a bênção aos fiéis e pronunciamento das autoridades e em seguida, será realizada a abertura da exposição São José de Anchieta – Apóstolo do Brasil, no Forte São João, até às 20h.

À tarde, das 14h às 16h, haverá intervenções históricas e poéticas sobre o Padre, na Ermida Santo Antônio do Guaibê. A travessia do Canal de Bertioga será feita pelo Barco Escola Arca do Saber. As inscrições poderão ser feitas no Forte São João, na Av. Vicente de Carvalho, entre o Canal de Bertioga e a Praia da Enseada.

A programação segue às 18h30min, com a apresentação de corais, no Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João. Estarão presentes o Coral APCEF Jundiaí, o Coral Madrigal Emcanto e o Coral Associação Sabesp.

Das 14h às 18h, no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves, na Rua Henrique Montez, s/nº, Centro, acontecerá a 14ª Troca de Cordas e Batismo de Capoeira. Mais de 80 crianças, que fazem parte do Projeto Educando para a Cidadania, promovido pela Prefeitura de Bertioga, por meio da ACCB - Associação Cultural Cidadania Brasil, receberão a primeira graduação. Os alunos são coordenados pelo mestre Kalunga, do Centro Cultural Capoedendê. 

Ainda no sábado, o Sesc Bertioga presenteia a Cidade com o show do cantor Criolo. O Mc se apresenta às 20h, na Praça de Eventos, ao lado do Forte São João, com o show “Duas de Cinco”. O acesso ao show é livre.

No domingo, dia 18, as comemorações de São José de Anchieta prosseguem , com a chegada da Relíquia à Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, trazida do Forte São João, às 6h45min. 

Às 7h, acontece missa em louvor a São José de Anchieta, na Igreja Matriz da Paróquia São João Batista e a Relíquia poderá ser visitada até às 13h30min.

A partir das 14h, fiéis poderão participar da Tarde de Espiritualidade em honra a São José de Anchieta, também na Igreja Matriz. As intervenções históricas e poéticas na Ermida Santo Antônio do Guaibê acontecem às 9, 11, 14 e 16h. Das 9h às 17h, prossegue a exposição São José de Anchieta, no Forte São João.

Como parte das comemorações de aniversário, ainda no domingo, acontece a 1ª etapa do 3º Desafio X, organizado pela Maximus Adventure, com apoio da Prefeitura de Bertioga. A prova, em seis modalidades, tem início a partir das 6h, na praia do Indaiá.

Para as crianças, haverá também o teatro infantil. A Cia. Truks Teatro de Bonecos, apresentará, às 16h, na Casa da Cultura, na Av. Tomé de Souza, 130, no Centro, a peça “Construtório”, que faz parte da programação do Circuito Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura. A entrada é franca.

Na segunda-feira, dia 19, aniversário da Cidade, as comemorações começam às 8h, com cerimônia cívica na Praça dos Emancipadores, no Centro, com hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga. Em seguida, a partir das 9h, haverá o desfile cívico-militar, que acontecerá na Av. 19 de Maio, no Centro. O destaque será a Copa do Mundo, com homenagem a todos os países que já foram campeões. 

A exposição de São José de Anchieta, no Forte São João, prossegue das 9h às 17h. 

Às 19h será celebrada uma missa em ação de graças à canonização de José de Anchieta, e fechando a programação de aniversário, às 20h30min, acontece a procissão com a Relíquia e a bênção dos fiéis e a encenação do “Milagre das Luzes” (do Resplendor e Música do Céu), quando a relíquia será levada de barco para a Ermida Santo Antônio do Guaibê.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário