quinta-feira, 16 de abril de 2015

FESTA DO ÍNDIO 2015 – Festival acontece neste final de semana, em Bertioga

Com a participação de cerca de 400 índios representantes das etnias Kayapó, Paresi halíti, Pataxó, Karajá e Bororo, além dos anfitriões, os Guaranis, cada qual mostrando os rituais e danças praticados nas aldeias, o significado da pintura corporal e seus costumes, será realizado nesta sexta-feira, sábado e domingo, em Bertioga, o Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena, um dos maiores do país, que é realizado na Cidade desde 2001.

A beleza da cultura, esporte e culinária das diversas tribos estarão presentes e, como parte das atrações estão as apresentações esportivas, entre elas, o empolgante futebol de cabeça, que revela a incrível destreza dos índios, que dão verdadeiros mergulhos no chão para cabecear as bolas rasteiras, e a corrida de tora, que mostra a força e integração entre os membros da tribo, que correm carregando toras de até 100 quilos. A tribo Guarani apresentará sua culinária preparando o palmito tipo pupunha e juçara assado e também cru, iguaria que é servida pura ou com mel. 

Durante os três dias do evento o público poderá apreciar também o artesanato indígena que utiliza muita madeira, palha e plumagem. A interação com o público será total, inclusive com a pintura corporal.

A programação prevê, ainda, a realização do Fórum Social Ambiental Indígena, que acontecerá no dia 18, a partir das 8h30min, com o tema “Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e os Compromissos com a Qualidade de Vida”. Os palestrantes serão Kairo Bernado, representante da Prefeitura de Palmas, cidade do estado de Tocantins que sediará os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecem em setembro deste ano; Carlos Terena, coordenador Geral dos Jogos e Luís Lobo, Consultor do Ministério do Esporte para os Jogos.

Veja a programação completa
Sexta-feira, dia 17
9h – Abertura feira de artesanatos
9h às 20h – Oficina Projeto: “Pegada Ecológica – Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono”.
14h – Apresentações culturais e esportivas e apresentações culturais da cidade
20h – Abertura oficial: apresentação das delegações, fogo sagrado, pajelança, hino nacional, palavra das autoridades, tradições culturais os povos, sportes tradicionais, show pirotécnico e dança de integração.

Sábado, dia 18
9h – Abertura do Fórum Social Indígena “Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e os Compromissos com a Qualidade de Vida”.
9h às 20h – Oficina Projeto: “Pegada Ecológica – Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono”.
11h – Recreação esportiva: Stand Up Paddle e Canoagem.
14h – Apresentações culturais e esportivas e apresentações culturais da cidade.
15h – Futebol.
20h – Apresentação cultural: Cunhã Porã e Desfile da Beleza Indígena.

Domingo, dia 19
9h – Feira de artesanato
9h às 20h – Oficina Projeto: “Pegada Ecológica – Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono”.
11h – Recreação esportiva: Stand Up Paddle e Canoagem.
14h – Apresentações culturais e esportivas e apresentações culturais da cidade
15h – Futebol
20h Apresentação cultural: Ritual Sagrado e Encerramento

O Festival será realizado na Praça de Eventos, na Praia da Enseada, ao lado do Forte São João, onde será montada uma tenda com arquibancada. Grande parte da programação acontecerá também no Parque dos Tupiniquins.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário