quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

PRAIA DE ITAGUARÉ VOLTA A SER INVADIDA POR CARANGUEJOS

A exemplo do que ocorreu no ano passado, nesta mesma época, a Praia de Itaguaré, em Bertioga, foi novamente invadida, na manhã desta quarta-feira, dia 8, por enorme quantidade de caranguejos da espécie uçá.

O fenômeno, considerado natural, aconteceu em razão da chuva intensa que atingiu a região nos últimos dias, levando para o manguezal, que é o habitat natural da espécie, grande volume de água doce. Como os caranguejos vivem em água salobra, procuraram o mar, em busca da água salgada.

Desde as primeiras horas da manhã, uma equipe da Diretoria de Operações Ambientais (DOA) está no local fazendo o resgate dos animais e levando de volta ao mangue. 

Ressaltando que o resgate é necessário para evitar que os caranguejos morram na praia, o diretor de Operações Ambientais explica: “Essa fuga do excesso de água doce é uma seleção natural, já que alguns caranguejos não vão sobreviver na praia e nem mesmo na água muito salgada. Além disso, por conta do calor da areia, eles também podem morrer. Resgatá-los é a melhor maneira para preservar a espécie, porque assim, os que sobreviverem fortalecerão o DNA para as próximas gerações”.

Os caranguejos vivos são resgatados elevados para o manguezal nas margens do Rio Guaratuba, a 14 km da praia onde apareceram. O diretor do DOA estima que o trabalho de resgaste demande, pelo menos, três dias.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário