segunda-feira, 10 de março de 2014

VACINAÇÃO CONTRA HPV – Campanha começa hoje para meninas de 11 a 13 anos

Começa nesta segunda-feira, dia 10, em todo o país a Campanha de Vacinação contra HPV, para meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos. O HPV - papiloma vírus humano é o principal causador do câncer de colo de útero.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação será realizada em três fases: nas escolas, a 1ª dose será neste mês de março, e a 2ª dose em setembro. A terceira dose será ministrada somente após cinco anos. 

Explicando que essa vacina não protege de todos os vírus do HPV, somente de quatro grupos que causam câncer ginecológico, a enfermeira sanitarista responsável pela Seção de Vigilância Sanitária do Município, Lúcia Peres Guimarães, ressalta: “Estamos vacinando para proteção de câncer ginecológico. A vacina não protege contra a Aids/DSTs, por isso é necessário sempre o uso de preservativo nas relações sexuais”.

Em Bertioga, a vacina será ministrada em 29 escolas, entre municipais, particulares e estaduais, e nas UBSs - Unidades Básicas de Saúde. A imunização será realizada até 10 de abril. 

Na primeira semana, as escolas abaixo relacionadas estarão realizando a vacinação somente para as alunas das respectivas unidades escolares. É necessário que a adolescente apresente a caderneta de vacinação ou um documento de identificação. Veja o cronograma:

Terça-feira, dia 11
Escola Municipal José Ignácio Hora - Jd Paulista;
Escola Municipal Delphino Stockler - Jd. Lido;
Escola Municipal José de Oliveira Santos -  Jd. Rio da Praia;
Escola Municipal Jardim Rio da Granja - Rio da Granja.

Quarta-feira, dia 12
Colégio Objetivo - Jd. Lido
Escola Estadual Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno.

Quinta-feira, dia 13
Colégio Metodista - Riviera de São Lourenço;
Escola Estadual Maria Celeste Pereira Leite- Riviera de São Lourenço;
Escola Municipal Governador Mario Covas  - Riviera de são Lourenço.
Sexta-feira, dia 14
Colégio Saber - Vila Itapanhaú;
Escola Estadual Vicente de Carvalho.

As UBSs estarão também realizando a vacinação
As adolescentes que não estejam estudando nas escolas mencionadas, poderão realizar a vacinação nas Unidades Básicas de Sáude: UBS - Boraceia, UBS - Indaiá, UBS - Vista Linda e UBS Vicente Carvalho II.

A campanha tem o apoio das secretarias estadual e municipal de Saúde e de Educação e da rede particular de Ensino. Outras informações sobre a vacinação em Bertioga, poderão ser obtidas na Vigilância Sanitária, pelo telefone: 3317.1249, ou na Vigilância à Saúde, pelo telefone 3319.9058.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário