sexta-feira, 11 de abril de 2014

PRÁTICA DE ESPORTE A VELA PARA DEFICIENTES VISUAIS – Projeto será lançado neste sábado

Desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, será lançado neste sábado, dia 12, na praia do Cantão do Indaiá, a partir das 9h, o “Projeto Verlejando”, que tem como objetivo demonstrar que deficientes visuais podem pilotar um veleiro.

Explicando que o deficiente visual tem plenas condições para tanto, pois se destaca por sua orientação espacial, memória localizada, senso de equilíbrio, acuidade dos outros sistemas sensoriais e pela capacidade de construção de mapas mentais, o diretor de Acessibilidade e Inclusão lembra ainda que o combustível do barco a vela é o vento, e complementa: “Ninguém vê o vento e o deficiente visual tem muito mais acuidade tátil com as orelhas, nariz e rosto, por isso ele consegue velejar”.

O lançamento do projeto será acompanhado por cerca de 20 deficientes visuais de várias cidades do Estado de São Paulo, que estarão se revezarão nos três veleiros que serão colocados à disposição, e que irão velejar numa área demarcada por boias. 

Explica ainda o diretor que antes de embarcarem, os deficientes visuais farão uma leitura tátil para conhecer o barco e identificar suas partes, ainda em terra. No veleiro, um deficiente visual ficará no leme, outros dois nas velas. “Todos terão função dentro do veleiro”.

No leme, o velejador poderá mostrar melhor a sua acuidade tátil. Ele deverá posicionar bem o barco em relação ao vento. “Para o barco andar ele precisa estar a mais de 45° em relação ao vento, para melhor rendimento. É possível até realizar competições”. Todas as atividades serão acompanhadas por um técnico vidente para dar orientações aos participantes.

A Prefeitura de Bertioga informa que, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Segurança e Cidadania, será mantida uma programação do “Projeto Verlejando”, e que os grupos interessados podem entrar em contato pelo telefone 3317.4239 ou pelo e-mail prof.augusto@velaecia.com.br. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Renata de Brito – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário