terça-feira, 2 de setembro de 2014

VACINAÇÃO CONTRA HPV – 2ª dose da vacina começa nesta terça-feira

A Secretaria de Saúde de Bertioga inicia nesta terça-feira, dia 2, a segunda fase da Campanha de Vacinação contra HPV, para meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos, que se estenderá até o dia 30. O HPV - papiloma vírus humano é o principal causador do câncer de colo de útero.

Explicando que essa vacina não protege de todos os vírus do HPV, somente de quatro grupos que causam câncer ginecológico, a enfermeira sanitarista responsável pela Seção de Vigilância Sanitária do Município, Lúcia Peres Guimarães, ressalta: “Estamos vacinando para proteção de câncer ginecológico. 
A vacina não protege contra a Aids/DSTs, por isso é necessário sempre o uso de preservativo nas relações sexuais”.

Ressalta ainda a enfermeira sanitarista que a segunda dose é destinada  para adolescentes que já foram imunizadas com a primeira, em março. As meninas que completaram 11 anos após a vacinação de março devem tomar a primeira dose nesta etapa.

Em Bertioga, a vacina será ministrada nas escolas municipais, particulares e estaduais, e nas UBSs - Unidades Básicas de Saúde. As escolas estão sendo informadas das datas e recebendo o termo de recusa caso o responsável não queira vacinar sua adolescente para esta doença. 

Na primeira semana, as escolas abaixo relacionadas estarão realizando a vacinação somente para as alunas das respectivas unidades escolares. É necessário que a adolescente apresente a caderneta de vacinação ou um documento de identificação. Veja o cronograma:

Terça-feira, dia 2
E.E. Jardim Vicente de Carvalho II
E.E. Profº Armando Belegarde

Quarta-feira, dia 3
E.E. Profª Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno
E. E.  William Aureli

Quinta-feira, dia 4
Colégio Objetivo - Centro
Colégio Vivendo Aprendendo
EMEIF  Profº  Inácio Hora
Sociedade de Educação Bertioguense, Colégio Saber

As UBSs estarão também realizando a vacinação
As adolescentes que não estejam estudando no Município, poderão realizar a vacinação nas Unidades Básicas de Sáude: UBS - Boraceia, UBS - Indaiá, UBS - Vista Linda e UBS Vicente Carvalho II.

A campanha tem o apoio das secretarias estadual e municipal de Saúde e de Educação e da rede particular de Ensino. Outras informações sobre a vacinação em Bertioga, poderão ser obtidas na Vigilância Sanitária, pelo telefone: 3317.1249, ou na Vigilância à Saúde, pelo telefone 3319.9058.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário