domingo, 18 de novembro de 2012

Visite o Forte São João – a fortaleza mais antiga do Brasil




Primitivamente chamado de Santiago, o Forte São João remonta aos tempos da passagem de Martim Afonso de Sousa pelo nosso litoral em direção ao Rio da Prata, isso antes de povoar São Vicente. 

Segundo descrição do historiador Frei Gaspar da Madre de Deus, baseado em antigas documentações, o Donatário entrou pela Barra de Bertioga e, já prevendo a invasão de piratas que excursionavam pela costa brasileira, mandou erguer uma trincheira no extremo sul, junto ao canal, na praia de Bertioga, onde deixou uma pequena guarnição.

Anos depois, a primitiva paliçada não mais existia, motivo pelo qual, no ano de 1547, foi levantada no mesmo local uma outra fortificação, que, segundo a história, naquele mesmo ano sofreu o primeiro ataque por parte dos Tamoios, que contra ela investiram, armados de arco e flecha e utilizando canoas. 

Por ocasião da revolta dos Tamoios, em 1563, os veneráveis padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta partiram de Santos com destino a Iperoig, com a missão de tentar pacificar os índios. Antes de atingir seu objetivo, a caravana fez escala em Bertioga, onde celebraram missa na capela do Forte São Tiago. 

Dois anos depois, em 1565, coube ao Padre Nóbrega rezar missa na aludida capela e dar sua bênção aos expedicionários liderados pelo Apóstolo José de Anchieta e os Irmãos Adorno.

Durante os anos de 1944 e 1954, o Forte São João serviu de alojamento ao destacamento do Exército, subordinado à Praça Militar de Santos. 

Em meados de 2001 o forte foi totalmente reformulado e, atualmente, conta com salas temáticas, exposições de armas e armaduras, exposições itinerantes e visitas monitoradas. No ano de 2004, durante as comemorações da IV Festa Nacional do Índio, foi inaugurado, em seu entorno, o Parque dos Tupiniquins.


A fortaleza mais antiga do Brasil fica aberta à visitação pública de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. As visitas são monitoradas e a entrada é franca. 
O Forte de São João fica no entorno do Parque dos Tupiniquins, na Avenida Tomé de Souza, s/n°, entre o Canal de Bertioga e a Praia da Enseada (Centro).


Fonte: Prefeitura Municipal de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário