domingo, 22 de dezembro de 2013

BAIRROS DE BERTIOGA TERÃO MICRO-ÔNIBUS PARA TRAJETOS INTERNOS

Mais uma etapa da implantação do Sistema Integrado de Transporte (SIT) está sendo implementada pela Prefeitura de Bertioga, com a disponibilização de micro-ônibus, que circularão em seis regiões da Cidade, com linhas alimentadoras do transporte já implantando, e os bairros de Boracéia e Vista Linda serão contemplados, a partir do próximo dia 6, com a novidade. 

Como funcionará o sistema
O sistema funcionará durante um período experimental, com o usuário utilizando o transporte público já existente, até o ponto de ônibus do bairro em que pretende chegar, pagando a passagem, como ocorre atualmente. Na entrada do bairro, ele deve descer do ônibus de linha e utilizar-se do micro-ônibus, que circulará pelas ruas da localidade. 

Durante essa fase, os usuários poderão se utilizar dos micro-ônibus gratuitamente, até que a Prefeitura providencie a instalação dos terminais de transbordo, quando, então, será cobrado um bilhete único para a utilização do SIT em todo o Município.

O trajeto dos micro-ônibus
Uma comissão formada por técnicos da Prefeitura e da Viação Bertioga, concessionária do serviço no Município, estudaram os trajetos e circularam por todos eles, procurando trechos que atendessem a maior parte da comunidade dos bairros, e o prefeito Mauro Orlandini, participou de uma viagem pelos bairros para conhecer os percursos e fazer ajustes antes do início da operação. Ele esteve acompanhado pelos vereadores Luiz Henrique Capellini, Antônio Rodrigues Filho, Alemão, Márcia Lia, José Feliciano e Edvaldo Alecrim, além dos técnicos da Viação Bertioga, concessionária do serviço na Cidade. 

O serviço será implementado em fases
Nessa primeira fase, três regiões serão atendidas: Boracéia, Vista Linda e Centro. Em Boracéia, mais de 10 ruas estão no trajeto, até a região do oleoduto, atendendo praticamente todo o bairro. Na Vista Linda serão atendidas duas áreas, beneficiando os moradores da Chácara Vista Linda. No Centro, a comunidade do Jardim Veleiros será beneficiada, com o trajeto pelas avenidas Vicente de Carvalho e dos Coqueiros, atendendo os usuários da balsa.

Para as próximas fases estão previstos mais três trajetos: Jardim São Lourenço, Riviera de São Lourenço e Vicente de Carvalho II. No Jardim São Lourenço, o veículo vai transitar pela avenida principal, até a orla da praia. A Riviera de São Lourenço será atendida por dois microônibus. Um dos trajetos atende da Avenida Principal, até o Módulo 1, e ou outro até o Módulo 8, beneficiando principalmente os trabalhadores. 

O bairro Vicente de Carvalho II também receberá o transporte de micro-ônibus, atendendo cerca de nove ruas. Nesse trajeto também estará incluído o Terminal de Transbordo do Jardim Albatroz. Vale ressaltar que os roteiros serão utilizados de forma experimental e poderão sofrer alterações.

Estações de transbordo
O Sistema Integrado de Transporte contempla também a construção de sete estações de transbordo, no Jardim Albatroz, na Rodoviária da Vista Linda, ambos já concluídos; na Av. Anchieta, em frente ao Krill Supermercados; no Centro, próximo ao atracadouro da balsa; na Riviera de São Lourenço e em Boracéia.

Explicando que o sistema irá beneficiar as comunidades dos bairros levando a condução para mais perto das casas, om que atende melhor a população, o prefeito ressalta: “Essa é uma antiga reivindicação e que, com a implantação do SIT, vamos poder atender. Por um período experimental a população vai usar e poderemos fazer reajustes”.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário