sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC

Na quarta-feira, dia 11, foi realizado no Galpão da Secretaria Educação, no Paço Municipal, o I Seminário de Encerramento do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do Governo Federal.

O programa foi criado com o objetivo de orientar os educadores na utilização de ferramentas pedagógicas que possibilitem a alfabetização dos alunos até os 8 anos de idade. O aproveitamento dos estudantes do 3º ano é medido durante a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que também reflete no resultado dos alunos do 5º ano, durante a Prova Brasil, ambas as avaliações estabelecidas pelo Governo Federal.

Os professores de Bertioga cumpriram as metas do PNAIC, utilizando como referência curricular e pedagógica o sistema apostilado da Opet, adotado no Município. Quatro orientadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) prestaram atendimento aos professores da rede municipal, sugerindo trabalhos que poderiam ser executados em sala de aula.

A cerimônia contou com a presença de 90 professores da rede municipal de ensino, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, e estavam expostos no local os trabalhos realizados por professores e alunos em sala de aula durante o ano.

Na abertura da cerimônia, o secretário de Educação, reforçou a importância do comprometimento dos professores para o sucesso do programa: “Queremos otimizar o uso de todos os recursos, materiais, financeiros e humanos, para que todos os professores possam ensinar as crianças a descobrir o mundo. Aprender a ler é descobrir um mundo novo”.

Bertioga participará, ainda, dos seminários de encerramento do PNAIC estadual e federal, que ainda não têm data para acontecer.

Fonte: Prefeitura do Município de São Paulo
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário