segunda-feira, 18 de março de 2013

Abertura das trilhas do Parque Estadual Restinga de Bertioga está em estudo


O Conselho Consultivo do Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB) vai iniciar estudo do Plano de Manejo Emergencial de Trilhas, o que equivale dizer, da possibilidade de abertura para utilização das trilhas existentes na área de conservação.

O assunto foi abordado durante reunião ordinária, que aconteceu no último dia 22, e o estudo é para estabelecer as normas que irão reger o uso da área da Unidade de Conservação (UC), no que diz respeito às trilhas, além de possíveis parcerias com entidade públicas e privadas.

De acordo com o diretor de Operações Ambientais da Prefeitura de Bertioga, Bolívar Barbanti Júnior, que é representante do Executivo no Conselho do PERB, o objetivo é criar normas para utilização das trilhas existentes no Município e que estão na área do Parque, retomando a política de ecoturismo da Cidade. “Já temos as trilhas catalogadas, com localização, carga de suporte (quantas pessoas podem utilizar por período) e grau de dificuldade. 
Está tudo pronto para a utilização de forma sustentável”.

O diretor ainda explica que o trabalho dos monitores de trilhas será intensificado. Eles receberão treinamento para acompanhar os turistas. “Precisamos fortalecer a Associação para aumentar o número de monitores de forma a atender a demanda que teremos”. 

As agências de turismo de Bertioga e de outras cidades também serão envolvidas no processo. Após a aprovação do Plano de Manejo Emergencial, as trilhas começarão a ser divulgadas. “Vamos fazer um trabalho em conjunto com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura”. A expectativa é de que o estudo esteja concluído ainda neste semestre.

Fonte: Prefeitura do Municipio de Bertioga

Nenhum comentário:

Postar um comentário