segunda-feira, 18 de março de 2013

“Ensinando Xadrez na Escola” – Educadores têm agora uma ferramenta valiosa para ensinar o jogo em sala de aula


Danilo Pastoriza, professor de Educação Física da rede municipal de ensino, acaba de lançar o livro “Ensinando Xadrez na Escola”, que revela um método, criado e utilizado por ele há mais de seis anos, que ensinando xadrez de forma clara e divertida, apresenta eficiência comprovada.

A metodologia aplicada parte do princípio de que os alunos não tiveram ainda nenhum contato com o xadrez, sendo, portanto, importante que se familiarizem com as peças e o movimento de cada uma delas. 

Tendo em vista que muitos têm dificuldades, no início, de fixar essa movimentação, Pastoriza trabalha com rimas. “Ao mostrar a movimentação de cada uma delas num mural de xadrez, desenhando na lousa ou qualquer outro método, eu faço uma rima, dizendo a primeira parte da frase e os alunos completam em voz alta. Eu digo, por exemplo, Peão Valente, e os alunos respondem só anda pra frente; a torre reluz e eles completam, só anda em cruz, e assim vai. É um exercício que facilita o aprendizado”, explica o professor.

Mostrando que é possível aplicar a técnica em todas as faixas etárias, o professor Pastoriza ressalta: “Muitos educadores encontram dificuldades para introduzir, de maneira atraente, o xadrez em suas aulas. O livro aponta as diversas formas de apresentar o jogo aos alunos, tornando a atividade mais lúdica e atraente”.

Com a publicação do livro, Pastoriza quer propor à Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, incluir aulas de xadrez no currículo escolar, sobretudo porque o xadrez estimula o aprendizado da criança. Para tanto, se propõe a capacitar professores com esse objetivo. 

Para adquirir o livro “Ensinando Xadrez na Escola” interessados devem entrar em contato com Danilo Pastoriza pelo celular (13) 8125.5350.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário