domingo, 31 de março de 2013

Espaço Cidadão – Uma iniciativa da Prefeitura de Bertioga que deu certo!


A Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Bertioga divulga um balanço das atividades das duas unidades do Espaço Cidadão – no Centro e em Boracéia – demonstrando que a iniciativa do prefeito Mauro Orlandini deu certo.

Quase 60 mil atendimentos foram realizados no ano passado
Conhecido por ser referência em comodidade e rapidez na prestação de serviços, o Espaço Cidadão, que mantém uma unidade no Centro de Bertioga e a outra no bairro Boracéia, realizou 57 mil atendimentos em 2012. No Centro, foram 42 mil prestações de serviços durante o ano e, em Boracéia, 15 mil, a partir da inauguração da unidade, em 30 de junho, até dezembro do ano passado.

O serviço, coordenado pela Diretoria de Trabalho e Renda, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, recebe uma média de 100 pessoas por dia, nas duas unidades. 

De acordo com o coordenador do Espaço Cidadão e diretor municipal de Trabalho e Renda, a procura maior é pelo Seguro Desemprego e intermediação de mão de obra, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). “Só na unidade do Centro, são 15 atendimentos, por dia, de solicitação de seguro desemprego”, afirma o diretor.

Em ambas as unidades são oferecidos mais de 30 serviços
No Espaço Cidadão- Centro, o munícipe conta com atendimento do PAT, Banco do Povo Paulista, Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), além de ações com atendimento ao contribuinte (consultas de débito da Dívida Ativa, segunda via de IPTU, ISS entre outros tributos); Seguro Desemprego, serviço administrativo do Trânsito (emissão de Cartão de Estacionamento para Idoso e para Pessoa com Deficiência, recursos de multas, etc); Junta Militar, Cartão SUS (Cartão do Cidadão), Atendimento Virtual – Sabesp; Sala Multimídia – cursos, palestras e treinamentos, e Internet Livre Wi-Fi.
No Espaço Cidadão-Boracéia, com exceção da Junta Militar, os mesmos serviços são encontrados, acrescentando-se ainda emissão de Carteira de Identidade – RG; uma agência dos Correios; e o Centro Cultural, com mais de 25 atividades entre cursos de violão, violino, balé, pintura em tela, desenho artístico e atividades esportivas como boxe, judô, karatê e capoeira. Funciona no local, ainda, uma unidade do Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado, que oferece para a população o acesso a novas tecnologia de informação e comunicação, em especial à internet; e, também, um posto de Assistência Social para atendimento à população e programas sociais; e, em breve, com uma agência da Caixa Econômica Federal.

O Espaço Cidadão tem a aprovação da população
Os dados, segundo o diretor de Trabalho e Renda, atestam a aprovação, pelos munícipes, dessa central de serviços, oferecida pela Prefeitura de Bertioga, que estava certa ao investir em um gama de serviços não só no Centro, mas também em Boracéia, dinamizando todas as necessidades daquela comunidade e adjacência, que está a cerca de 40 km da região central da Cidade.
Para o diretor, o grande número de atendimentos registrados em 2012 se deve à  qualidade dos serviços prestados no Espaço Cidadão, uma iniciativa do prefeito Mauro Orlandini, que foi aprovada pela população. “O prefeito acertou em cheio, pois conseguimos alcançar nosso objetivo, que é atender o cidadão de forma digna, visando encurtar as distâncias e oportunizar facilidade às pessoas”.

Comemorando os resultados e lembrando que o Espaço Cidadão funciona como um Poupatempo, que o já virou referência de serviço público de qualidade no Município, o prefeito ressalta: “Estamos buscando sempre uma melhor qualidade de vida para nossa população. O Espaço Cidadão foi mais um passo no sentido de respeitar o cidadão, que pode resolver os seus problemas sem ter que se deslocar de um órgão para o outro, reunindo em um mesmo espaço vários serviços, com um padrão qualificado de atendimento e orientação para facilitar a vida de quem precisa de documentos.” 

O Espaço Cidadão-Centro fica na Av. Anchieta, 392, telefone: 3319-9700; e o Espaço Cidadão-Boracéia, na Rua José Costa, 138, telefone; 3312-5590.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Dirceu Mathias e Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário