quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Bertioga terá mais uma vez o “Natal Iluminado”. As luzes serão acesas nesta sexta-feira, dia 14

Simplesmente encantador!
Este foi o sentimento expressado por muitos que, nos últimos anos, tiveram a oportunidade de presenciar o “Natal Iluminado” de Bertioga.

As principais avenidas, o Parque dos Tupiniquins, o entorno do Forte São João, tudo foi esmeradamente decorado com objetos e luzes, proporcionando um espetáculo extremamente agradável de ser apreciado... e isso não é, para Bertioga, o mais importante nesse projeto.

O importante mesmo é a forma pela qual o “Natal Iluminado” foi construído: tudo foi desenvolvido no Albergue Municipal, os ornamentos foram feitos com material reciclável e a confecção ficou por conta de um grupo de homens em situação de rua assistidos pelo Albergue, num extraordinário trabalho de inclusão social.

Assim tem sido desde 2010, e exatamente nesses moldes, com os trabalhos seguindo a todo vapor, estão em curso os preparativos para este ano, que, com peças na tonalidade prata, terá como tema o “Natal da Paz”.


O Albergue Municipal Casa de Passagem Renascer se transformou, na verdade, numa grande oficina. Sob a coordenação da assistente social, Silvia Maria Scareli Carrijo, e com o envolvimento de todas as secretarias da Prefeitura e da comunidade local, um grupo de homens assistidos pelo Albergue está trabalhando dia e noite na confecção dos adornos, fazendo reciclagem, preparo, pintura, cortes de ferro, montagens e finalização das peças, inclusive com a restauração e reaproveitamento de objetos criados nos anos anteriores, num trabalho grandioso. Para se ter uma ideia da dimensão da empreitada, estima-se que, entre as peças produzidas anteriormente e as confeccionadas neste ano, estão sendo utilizadas cerca de 150 mil garrafas pets, além de outros materiais recicláveis.

Além de proporcionar a inclusão social, a coordenadora, Sílvia Maria Scareli Carrijo, destaca que o projeto vem trabalhando nos últimos três anos a cultura do lixo mínimo no Município, transformando lixo em arte. Esclarece, ainda, que “o projeto possui inúmeros benefícios diretos e indiretos como o enfoque socioambiental, reciclagem e transformação quanto ao conceito do que é realmente lixo. Na verdade, é um trabalho de inclusão social, com mão-de-obra dos participantes do projeto social que desenvolvemos aqui no Albergue com homens em situação de rua”.

Nesta terceira edição, o ponto alto será o Parque Tupiniquins e o Forte São João, que receberão decoração especial, e onde estarão concentradas peças temáticas relacionadas ao Natal da Paz 2012. Outros pontos turísticos, entretanto, como a Avenida 19 de Maio, recentemente revitalizada; Praça dos Emancipadores e trechos da Avenida Anchieta, no Centro, estão também recebendo peças decorativas.


Com a decoração ecologicamente correta, a Prefeitura de Bertioga aciona o sistema de iluminação nesta sexta-feira, dia 14, às 21h, no Parque Tupiniquins, no entorno do Forte São João, criando, mais uma vez, a magia do “Natal Iluminado de Bertioga”.

O Albergue Municipal Casa de Passagem Renascer fica na Rua Manoel Gajo, 1.108, Parque Estoril.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Marcos Pertinhes e Renata de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário