segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Compar pela internet exige cuidado – Procon-SP divulga lista com mais de 200 sites não recomendados


No mês de dezembro as compras de Natal se aceleram, um número cada vez maior de compradores se utiliza do e-commerce, e os sites de venda, cada vez mais diversificados, oferecem vantagens e comodidade nas compras pela internet.

Nesta hora, entretanto, todo o cuidado é pouco. Do mesmo modo como existem sites totalmente confiáveis, agindo com absoluta seriedade, existem também aqueles que atuando no comércio eletrônico praticam inumeras irregularidades, causando aborrecimentos aos compradores.

O Procon-SP, que tem recebido inúmeras reclamações de sites, pricipalmente, por falta de entrega do produto adquirido pelo consumidor sem resposta do fornecedor para solução do problema, divulgou na última semana uma lista de sites não recomendados, num excelente trabalho de proteção ao consumidor.

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, esses fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil, o que inviabiliza a solução do problema apresentado pelo consumidor. 

Para Góes, é preocupante a proliferação desses endereços eletrônicos mal- intencionados, que em alguns casos continuam no ar lesando o consumidor. “Denunciamos os casos ao Departamento de Polícia e Proteção a Cidadania (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil, mas, o mais importante é que o consumidor consulte essa lista, antes de fechar uma compra pela internet, para evitar o prejuízo”. 

A lista de sites não recomendados pela Fundação Procon-SP está disponível na página principal do órgão no link “Evite esses sites”, contendo endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF, além da condição de “fora do ar” ou “no ar”. Clique aqui veja a lista

O Procon-SP mantém também disponível no site o “Guia de Comércio Eletrônico” dicas e cuidados que o consumidor deve ter ao comprar produtos ou contratar serviços pela internet.
Fonte: Fundação Procon-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário