segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Alunos da rede municipal voltam às aulas hoje


O ano letivo em Bertioga inicia nesta segunda-feira, dia 4, recebendo mais de sete mil alunos matriculados nas escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil, incluindo o Núcleo de Apoio à Criança Especial (Nace), além dos Núcleos Municipais de Educação Infantil (Neims), voltados à primeira infância (creches), exceção feita somente aos alunos das escolas municipais Rio da Granja e José de Oliveira que, em razão das reformas de adequação e ampliação na parte física das respectivas unidades, voltarão às aulas no próximo dia 18.

Novo material pedagógico para a primeira infância
A novidade para este ano é a implantação para os alunos da primeira infância de um material pedagógico, adotado da Editora Opet. Uma espécie de diário, com um olhar renovado para a educação das crianças de zero a três anos, que possibilitará ao professor e aos pais acompanhar a vida da criança na creche desde seu primeiro dia, material este que será entregue aos pais no final do ano.

Para Antonia Aparecida Malafatti Matos, secretária de Educação do Município, esse novo material pedagógico, destinado à primeira infância, é muito interessante, tanto para os professores quanto para os pais, porque funciona como um diário, que serve de comunicação e registro dos fatores biológicos, psicológicos e de sociabilidade, que se relacionam para estabelecer o comportamento da criança enquanto permanecer na creche. Explica a secretária: “Depois de preenchidos, os diários ficam como álbum de recordação para os pais, já que ali estarão registradas importantes experiências e realizações da criança em seus primeiros anos de vida. Todas as nossas creches vão trabalhar da mesma forma e com o mesmo direcionamento”.

Padronização do ensino na rede municipal
Em 2010, o Município adotou, da editora Opet, o sistema de ensino apostilado, para os alunos do Ensino Fundamental e Infantil, de Caiubura a Boracéia, e agora complementa, adotando também para os alunos da primeira infância, padronizando assim o ensino. A iniciativa visa oferecer uma educação de qualidade aos mais de sete mil alunos rede municipal, de modo a proporcionar a igualdade para todos.

Capacitação de professores
Visando o bom uso e produtividade do material adotado, após o Carnaval, nos dias 14 e 15, os professores terão dois dias de capacitação, que será ministrada por técnicos da Editora Opet, de modo a garantir, ainda mais, a qualidade do ensino no Município. As capacitações acontecerão também no final do mês de abril, do mês de julho, quando acontece o Encontro de Educação em Bertioga, e também no mês de setembro.

Os kits escolares serão entregues gratuitamente aos alunos no início de março
A Secretaria de Educação entregará gratuitamente os kits escolares para os alunos da rede, no início de março. O material para o Ensino Fundamental e Educação Infantil é composto de um caderno personalizado, estojo, lápis borracha, canetinha, régua, pasta escolar, tesoura, tinta guache, lápis de cor, massa modular, compasso, esquadro e cola; enquanto que os kits para os alunos dos Neims, são compostos de pasta escolar com toalhinha de mão, escova dental, giz de cera, massa de modelar e necessaire personalizado.

De acordo com a secretária de Educação, durante o ano, todo material que compõe os kits serão repostos, de acordo com a devida utilização. Destaca, ainda que “São materiais das melhores marcas do mercado, que comprovam o compromisso e o respeito da Administração com os alunos assistidos pelo nosso Município”

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário