terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bertioga terá duas academias de ginástica para pessoas com deficiência física


Contando com aparelhos especiais para trabalhos de braço, perna, abdômen, tronco e coluna, Bertioga contará com duas academias inclusivas de ginástica, com equipamentos doados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

Essas academias inclusivas serão equipadas com máquina tríceps; máquina de bíceps; máquina puxada alta (tonifica e define os músculos dos membros superiores); máquina supino vertical (apresenta encosto para melhor execução do exercício e proteção ao cadeirante); máquina remada alta (destinada ao trabalho, definição e tonificação dos membros superiores); máquina abdominal (definição dos músculos do abdômen); máquina twist; jogo de barras (alongamento e tonificação dos membros superiores); paralelas; giro de punho (desenvolve os músculos da mão e punho, criando resistência); e bicicleta de mão.

Os aparelhos funcionam sobre uma plataforma na qual o usuário se instala com a cadeira de rodas, que fica travada com um sistema próprio da estação, podendo, em seguida, iniciar os exercícios. De acordo com o diretor de Acessibilidade e Inclusão da Prefeitura de Bertioga, em alguns aparelhos, durante o movimento, a plataforma onde está apoiada a cadeira de rodas se eleva, e o usuário utiliza o peso do próprio corpo para interagir com o equipamento. Explica ainda o diretor: “Não é preciso instrutor para se exercitar. Os aparelhos têm a chancela do Comitê Paraolímpico Brasileiro. São equipamentos de última geração para oferecer atividades que favoreçam a qualidade de vida de pessoas com deficiência física, sensorial e motora”.

Essas academias inclusivas de ginástica serão instaladas no jardim da orla da praia, no Centro, e no Núcleo de Apoio à Criança Especial - Nace, no Jardim Vista Linda, durante esta segunda quinzena de fevereiro. 

O investimento do Estado foi de cerca de R$ 100 mil, ficando por conta da Prefeitura a instalação dos equipamentos.

Fonte Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Divulgação Physicus

Nenhum comentário:

Postar um comentário