sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Chuvas agravam o estado das ruas e dificultam a manutenção


Os alagamentos provocados pelo índice pluviométrico totalmente atípico, vem prejudicando os serviços de manutenção das ruas da Cidade 
Em janeiro deste ano choveu praticamente o dobro do mesmo mês do ano passado, em fevereiro a incidência de chuvas continua no mesmo nível de janeiro e o resultado é o estado lamentável em que se encontram as ruas da Cidade.

Conforme justifica o secretário de Serviços Urbanos, Roberto Tadeo Julião, “Sempre nos preparamos para essa época, com equipes e equipamentos, que são suficientes para o serviço na Cidade, mas a chuva incessante vem prejudicando o trabalho”.

Em janeiro deste ano foram registradas 261 solicitações de serviços diversos de manutenção de ruas, enquanto que em janeiro do ano passado foram registradas 127.

Providências urgentes estão sendo tomadas pela Prefeitura
Uma força-tarefa de manutenção, limpeza de vala e nivelamento de rua está sendo elaborada pela Secretaria e será colocada em prática já nesta segunda quinzena de fevereiro. Segundo o secretário, um processo licitatório para contratação de duas máquinas niveladoras está sendo concluído, para reforçar as equipes. “Vamos contratar o trabalho completo, com operadores, combustível e manutenção”, revelou.

Falando sobre as prioridades e a elaboração da estratégia de trabalho, o secretário explica: “Vamos atender a todos os bairros com a força-tarefa, de acordo com o número de solicitações e com a urgência do serviço”. A programação dos dias e bairros que serão atendidos será divulgada oportunamente. 

Atendimento às solicitações de urgência
Sobre as solicitações de urgência, o secretário de Serviços Urbanos esclarece: “É o Poder Público que define as urgências, sempre levando em conta a gravidade do problema, como por exemplo, um alagamento que invade uma casa”.

Nesses casos, realiza-se o trabalho de identificação do que está obstruindo a passagem da água. Muitas vezes os técnicos da Prefeitura precisam quebrar galerias para escoamento da água. “São medidas emergenciais e paliativas, em seguida o serviço definitivo é realizado”.

Alagamentos provocados por lixo 
A Defesa Civil, em casos de chamadas por alagamentos, também procura identificar o que impediu o escoamento da água e grande parte dos casos é entupimentos de galerias causados por lixo deixado nas ruas.

Outro problema que impede o escoamento da água da chuva é o fechamento das valas. “As valas ajudam a escoar a água da chuva, enquanto não for realizado o trabalho de micro e macrodrenagem que já vem sendo feito em vários pontos da Cidade. Por isso, é importante que a população não obstrua as valas”.

Solicitação de serviços
Os pedidos de solicitações de serviços podem ser feitos pelo telefone 3319.8035.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário