terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Campanhas de trânsito e obras de infraestrutura viária dão certo em Bertioga


O número de acidentes diminui, 
apesar do substancial aumento da frota de veículos!

Os dados divulgados pela Prefeitura mostram que, nos últimos quatro anos, a frota de veículos de Bertioga aumentou quase 70%. Em dezembro de 2008, existiam 10.019 veículos licenciados na Cidade, e em dezembro de 2012, esse número subiu para 16.784, e a isso deve-se acrescentar ainda a substancial quantidade de veículos de moradores de Bertioga que são licenciados em outras cidades, e a enorme frota de veículos de veranistas e turistas que nos finais de semana e na temporada circulam pela Cidade.

Atenta a esse crescimento, a Prefeitura de Bertioga vem tomando sistemáticas providências, realizando obras de infraestrutura e campanhas preventivas e educativas, no sentido de organizar o trânsito da Cidade e reduzir ao máximo o número de acidentes.

Obras de infraestrutura viária
As obras de infraestrutura para o ordenamento do trânsito são contínuas, destacando-se as mais recentes, como a duplicação de longo trecho da Av. Anchieta; a construção da ciclovia, da travessia de pedestres, de redutores de velocidade e de espaços para estacionamento na Avenida 19 de Maio, no Jardim Albatroz; a criação de espaços para ciclista e pedestres na orla da praia e a na Avenida Anchieta, tanto no trecho entre a Rua Raphael Costábile e a Avenida 19 de Maio, como no trecho que vem passando por obras de duplicação.

Campanhas de trânsito
As campanhas realizadas pela Diretoria de Trânsito acontecem sistematicamente, visando a conscientização de todos – ciclistas, motoristas, pedestres e motociclistas – sobre a segurança no trânsito. 
Assim, para ciclista, as campanhas sobre a correta circulação de bicicletas pelas vias; para motoristas, sobre a importância do uso do cinto de segurança; para pedestres e motoristas, a campanha “Travessia Segura”, sobre a utilização e respeito da faixa de pedestres; e para os motociclistas, a campanha “Motociclista Consciente”, de iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), sobre a importância de atitudes preventivas no trânsito.


Além disso, outras campanhas são desenvolvidas anualmente, como a “Cidade Portinho”, realizada em parceria com a seguradora Porto Seguro, que é um projeto itinerante que ensina regras de trânsito para crianças; e a campanha “Trânsito + Gentil”, que propõe mudança de atitude dos motoristas no trânsito.


Para o Diretor de Trânsito da Prefeitura de Bertioga, Nelson Jorge Castro “As campanhas funcionam como disseminadoras de informações e vão criando um padrão de pensamento entre as pessoas. Um exemplo disso é a Travessia Segura. Hoje vemos os pedestres utilizando mais as faixas e o motorista respeitando a travessia”.

A política adotada está dando certo: 
a frota de veículos aumentou e os acidentes de trânsito diminuíram 
Em dezembro de 2008, foram registrados 346 acidentes de trânsito e em dezembro de 2012, esse número caiu para 192, o que representa uma queda de 45%. 
Segundo Diretor de Trânsito, essa queda deve-se principalmente às campanhas de trânsito realizadas nesse período e às obras de infraestrutura viária que ordenam melhor a circulação de veículos, ciclistas e pedestres.

E Bertioga ganha também com o repasse do IPVA
O IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é estadual e 50% do valor arrecadado é destinado ao município onde o veículo foi licenciado. Assim, o aumento da frota de veículos licenciados em Bertioga resulta, consequentemente, no aumento da arrecadação anual de IPVA. 
Segundo levantamento da Diretoria de Trânsito, em dezembro de 2008, o valor repassado pelo Governo do Estado foi de R$ 1,8 milhão, tendo aumentado em dezembro de 2012 para R$ 3 milhões.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Um comentário:

  1. A ONG O MUNDO DAS CRIANÇAS, a 44 anos realizando trabalho para as crianças e no projeto bike-saúde queremos dar aula de transito para crianças e precisamos de material e pista, para o PROJETO 29 DA ONG MDC AULA DE SEGURANÇA, EDUCAÇÃO E DIREÇÃO DEFENSIVA NO TRANSITO. A ação, chamada “Educar para o trânsito é preservar vidas. Favor entrar em contato com ongmdc@bol.com.br - tel. 55 (22) vivo 9-9804-7780 = TIM WhatsApp = (22) 9-8155-0798 = CLARO 9-9237-0226 - fixo 3056-0488.

    ResponderExcluir