segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Poluição sonora, estacionamento e trânsito de veículos na praia – As autuações praticamente dobraram


Coibir a poluição sonora, o estacionamento irregular e o trânsito de veículos na praia tem sido uma preocupação constante da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), da Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga. De um ano para o outro o número de autuações praticamente dobrou, passando de cerca de 700 em 2011, para 1.306 em 2012.

O número crescente de visitantes, os feriados prolongados, tudo contribuiu para o aumento das infrações desse tipo, inclusive a atuação mais eficiente da Guarda Ambiental. 

A fiscalização e consequente autuação também se dá em função de reclamações de moradores e turistas, sendo a maioria motivada por poluição sonora em veículos. O diretor explica que a legislação disciplina a poluição sonora em área pública. Das 7h às 19h, são tolerados até 70 decibéis; das 19h às 23h, são 60 decibéis; e das 23h às 7h, 50. “Os guardas ambientais estão munidos com decibelímetros para fazer a medição e têm autonomia para registrar a infração”, revelou.

A legislação também proíbe veículos de circularem pela faixa de areia da praia. Segundo o diretor, essas autuações se transformam em infrações de trânsito sujeitas a multas. Os proprietários de carrinhos ambulantes contam com permissão especial para rebocar os equipamentos até a praia, somente até as 9h e após as 17h.

De acordo com o diretor, a Diretoria de Operações Ambientais pode ser acionada pelo telefone 3317.7073 durante o horário comercial e pelo 153, com atendimento 24 horas.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário