sexta-feira, 19 de abril de 2013

Abre hoje o “Festival Nacional da Cultura Indígena 2013”



Neste final de semana, Bertioga será o palco do “Festival Nacional da Cultura Indígena 2013”, que será realizado no Parque dos Tupiniquins e na Praça de Eventos. 

Recepcionados pela da anfitriã Guarani, originária da Reserva Rio Silveira, de Boracéia, em Bertioga, o Festival terá a participação de 160 indígenas de outras quatro etnias: Kanela Rãkakomekra, do Maranhão; e Nambikwara, Paresi halíti e Waurá, do Mato Grosso.

Cultura, dança, música, rituais, comidas típicas e artesanato indígena são atrações que acontecerão durante os três dias do Festival, que contará também com fóruns sobre temas relativos às questões indígenas e com a feira de artesanato.

Tenda Buriqui
Os espetáculos que envolvem cultura, rituais, danças, música e esporte serão realizados na Tenda Buriqui, montada na Praça de Eventos, que conta com uma arquibancada coberta para duas mil pessoas, e uma tela de projeção de alta resolução para permitir ao público estiver no entorno da tenda acompanhar todas as apresentações. 


Tenda Tupiniquim
A Tenda Tupiniquim, montada no Parque dos Tupiniquins será palco dos mais importantes debates que acontecerão durante o Festival Nacional da Cultura Indígena. Este ano, o tema do Fórum Social será “Sustentabilidade e os Parâmetros da Nova Ecologia: Jogos Verdes e Juventude”.

Quiosques no Parque dos Tupiniquins
No Parque dos Tupiniquins foram montados seis quiosques, que receberão a arte de cada etnia. Nestes locais, os visitantes poderão conhecer o artesanato indígena, feito a base de plumas, fibra e madeira, que se transformam em bijuterias, cestarias e outros objetos, que estarão à venda nos três dias de evento, e também admirar a beleza da pintura corporal dos índios, que tem um significado especial para cada tribo. 
Forte São João
No Forte São João serão exibidos filmes e a projeção de fotografias com a temática indígena.

A abertura oficial do Festival acontecerá nesta sexta-feira, às 20h

A abertura oficial do Festival será às 20h, na Praça de Eventos, com desfile das delegações, seguida pela cerimônia do fogo sagrado, manifestações culturais, apresentação de esportes tradicionais indígenas, como Corrida de Tora e Jikunahati ou cabeça-bol – jogo parecido com o futebol, mas os jogadores só podem usar a cabeça para driblar e chegar ao gol –, saudações, discursos de autoridades e show pirotécnico. 

Embora a abertura oficial aconteça às 20h, a Feira de Artesanato das etnias presentes, será aberta às 10h, no Parque dos Tupiniquins, onde haverá também, exposição de fotografias e pinturas corporais; e às 14h, as atividades seguem, na Tenda dos Tupiniquins, com rituais, danças, músicas, esporte e culinária.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias e Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário