sexta-feira, 26 de abril de 2013

Operação Cata-Treco neste sábado será nos bairros Maitinga e Rio da Praia


Operação faz parte da campanha de combate à dengue
Com o objetivo de eliminar possíveis criadouros da dengue, que podem se encontrar em móveis, eletrodomésticos e utensílios como sofás, máquinas de lavar, colchões, camas, vasos sanitários, bicicletas, garrafas, latas e  outros objetos, deixados em quintais, acumulando água da chuva, a Diretoria de Vigilância à Saúde, por meio da Coordenadoria de Vetores e Dengue, vinculada à Secretaria de Saúde de Bertioga, está realizando a Operação Cata-Treco em diversos pontos da Cidade.

Neste sábado a operação será realizada nos bairros Maitinga e Rio da Praia
Operação Cata-Treco, amanhã, será realizada entre o Jardim Rio da Praia – a partir do muro do Sesc – até o canal do Maitinga, recolhendo materiais que possam se transformar em criadouros para o mosquito Aedes aegypti. Os moradores que quiserem se desfazer de materiais desse tipo, devem deixá-los na calçada, em frente de casa, na noite desta sexta-feira, dia 26.
No sábado, dia 27, no horário das 9h às 11h, um caminhão irá percorrer as ruas, fazendo a retirada dos objetos. Depois das 11h, nenhum objeto deve ser descartado dessa forma, pois não será mais recolhido pela Operação Cata-Treco.

O combate à doença foi intensificado pela Prefeitura
De acordo com a Diretoria de Vigilância Sanitária do Município, até o final da última semana, Bertioga registrava 141 casos de pessoas infectadas pela dengue. Esse número ainda não representa epidemia, porém a Secretaria de Saúde vem realizando um trabalho de informação, combate e prevenção como se a Cidade estivesse em situação epidêmica, já que o Município encontra-se em uma região conturbada, segundo o secretário de Saúde, porque toda malha urbana das cidades da região é unificada, inclusive com as cidades de Santos, Guarujá, Cubatão e São Vicente, que já declararam epidemia.

Nesta hora, a colaboração da população é importante
O secretário de Saúde pede para que a população colabore e se empenhe na luta contra a dengue, e adverte que é fundamental que todos fiquem vigilantes a terrenos e piscinas abandonados, obras, ferros-velhos, borracharias, entre outros imóveis, que são os principais focos de proliferação do mosquito. 
As pessoas que detectarem possíveis criadouros devem solicitar vistoria pelo telefone 3317.1249 ou pelo e-mail dengue.bertioga@hotmail.com.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário