terça-feira, 9 de abril de 2013

Alunos concluem o curso básico de Libras promovido pela Prefeitura


Com a participação de trinta alunos, que, no último sábado, dia 6, receberam o certificado de conclusão, a Prefeitura de Bertioga, através da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural, promoveu, em nível básico, o Curso de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais, ministrado por professores da Congregação Santista de Surdos.


Destinado a pessoas com deficiência auditiva e seus familiares, o curso teve, entre os trinta alunos, a participação de vinte e cinco sem qualquer problema auditivo, que buscaram aprender a linguagem de sinais para auxiliar outras pessoas. 

Assim, por exemplo, o jovem Paulo Henrique Kofity, de 14 anos, que tem o irmão Gustavo, de 16 anos, que é surdo e conhece a linguagem de sinais. Ele relata: “Resolvi fazer o curso de Libras para ajudar meu irmão, que é surdo, a interagir com outras pessoas e melhorar a comunicação”. Para o pai do jovens, Paulo Fernando, a possibilidade de o filho ouvinte ser intérprete do irmão em sala de aula será de grande valia. “Agora ele está aprendendo química, por exemplo, e é muito difícil entender as explicações”, ressalta ele, elogiando a iniciativa da Prefeitura de Bertioga: “Eu procurei um curso para meu filho por perto, mas só tem em outras cidades. O prefeito está de parabéns pela iniciativa. Libras é a segunda língua brasileira e é muito importante”.

Nova edição do curso está sendo programada
Presente à festa de encerramento, o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, divulgou a intenção de realizar um novo curso e expandir ainda mais o seu alcance. “A intenção é fazer com que todos os alunos das escolas públicas tenham noções de Libras. Isso é muito importante para a inclusão”. 

Interessados em participar do próximo Curso de Libras deverão entrar em contato com a professora Rachel, pelo telefone 3319.8209. Segundo a Secretaria de Educação, já existe fila de espera. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria de Bertioga

Nenhum comentário:

Postar um comentário