quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dengue – Bertioga registra 87 casos em uma semana e adota “tolerância zero”


Os casos de dengue na Baixada Santista estão se avolumando, entre outras cidades da região, Santos declarou epidemia, e a Prefeitura de Bertioga intensificou a campanha de combate à dengue, adotando “tolerância zero”.

Na última semana, Bertioga registrou 87 casos confirmados de dengue. Apesar de o número não representar epidemia – que, para os padrões da Cidade, segundo os métodos do Ministério Público, só aconteceria se registrasse 150 casos confirmados – a Secretaria de Saúde vem realizando um trabalho de informação, combate e prevenção como se a Cidade estivesse nessa situação.

Bertioga adota “tolerância zero”
A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vetores e Dengue está reforçando as ações com medidas preventivas como nebulização, pedágios, visitas casa a casa e implantação do Plano de Mobilização de Combate à dengue.

Está realizando, também, a cada 15 dias, a Operação Cata-Treco, que visa fazer com que os moradores retirem de seus quintais tudo o que possa gerar criadouro do mosquito Aedes aegypti, como móveis e equipamentos velhos, máquinas de lavar roupas quebrada, colchões, sofás, etc., deixando esses materiais na calçada, em frente das residências, um dia antes da operação no bairro, para que na manhã eles sejam coletados por um caminhão da Secretaria de Serviços Urbanos.

Está sendo feito também o teste rápido da dengue
O secretário de Saúde informa que para que as providências sejam tomadas mais rapidamente, está fazendo teste rápido da dengue, que é realizado no laboratório do Hospital Bertioga e no Laboratório Itapema, em vez de esperar o Adolpho Lutz, que leva cerca de 20 dias para divulgar resultados. Mas ele faz um alerta: mesmo fazendo o teste rápido é necessário que o paciente retorne após o sexto dia aos laboratórios para fazer o exame de sorologia, que é encaminhado para o Instituto Adolpho Lutz. Esse exame vai detectar se realmente o paciente está com o vírus. 

O grande número de imóveis fechados dificulta a operação
A Coordenadoria vem realizando a verificação de criadouros e a nebulização nos bairros, inclusive em volta de residências onde há maior número de casos suspeitos ou positivos, e reforçou as visitas casa a casa orientando a população sobre medidas preventivas. Na maioria das vezes, os focos estão dentro das casas e passam despercebidos.

O grande número de imóveis fechados, entretanto, é um dos maiores problemas na luta contra a dengue. De acordo com o secretário de Saúde, há no Município, pelo menos, 34 mil lançamentos prediais e 12 mil territoriais, e desses, quase que a metade está fechada, impossibilitando a operação. Por conta disso, a secretaria irá acionar os proprietários desses imóveis, por meio do cadastro imobiliário da Prefeitura, para que tomem as providências necessárias, sob pena de multa, conforme estabelece o Código Sanitário (risco à saúde pública).

A colaboração da população é fundamental
O secretário de Saúde adverte que o fundamental em todo esse trabalho é a colaboração da população, que precisa estar atenta a terrenos e piscinas abandonados, obras, ferros-velhos, borracharias, entre outros imóveis, que são os principais focos de proliferação do mosquito. 

Percebendo qualquer situação, o munícipe deve acionar o disque dengue pelo número 3317.1249, de segunda-feira a domingo, das 9h às 16h, que as equipes irão verificar e acionar o responsável.

Em caso de sintomas da doença, a providência deve ser imediata
Em caso de sintomas da dengue, como febre, dor de cabeça, dores na região ocular, mal estar, pintas avermelhadas pelo corpo, a Secretaria pede para não usar medicação e procurar imediatamente uma unidade de saúde. 

Para obter orientação sobre a doença é só ligar para a Vigilância Epidemiológica, no telefone 3317.1731, ou para Hospital Bertioga, no telefone 3319.9875.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário