quinta-feira, 18 de abril de 2013

DENGUE EM BERTIOGA – Próximo da marca para ser declarada epidemia, secretário de Saúde fala sobre as providências que estão sendo tomadas


Na manhã da última sexta-feira, dia 12, o secretário municipal de Saúde, Manoel Prieto Alvarez, concedeu coletiva à Imprensa para falar sobre a dengue no Município, que registrava, até aquela data, 127 casos de pessoas com o virus, muito próximo de atingir a marca de 151 casos, limite para ser declarada a epidemia na Cidade.

Na oportunidade, o secretário, acompanhado de sua equipe técnica, também fez alguns esclarecimentos sobre a primeira morte, sob suspeita de dengue, ocorrida no sábado, dia 7.

Ampliação do atendimento à população
O secretário explicou: “Com a proximidade de declararmos epidemia, já temos um Plano “B” para melhor atender a população, que é ampliar o atendimento às UBSs e centralizar esse atendimento no CEME, que é um local climatizado e melhor equipado para assistir aos pacientes infectados pelo vírus”. Lembrou, ainda, que nesse caso, todos os agendamentos naquela unidade serão suspensos e os médicos ficarão à disposição para atender somente os casos de dengue.

Teste sorológico “Dengue Duo Test”
Além da ampliação do atendimento às unidades da rede, o secretário informou que a Prefeitura já está providenciando a aquisição de kits para realização do teste sorológico “Dengue Duo Test”, capaz de identificar a dengue, do 1º ao 15º dia da doença.

O teste rápido da dengue não é suficiente
O secretário manifestou preocupação com relação às pessoas que procuram o pronto-socorro com sintomas da doença e depois não retornam mais. Já são mais de 1.100 notificações suspeitas. Por esse motivo, ele faz um alerta: mesmo fazendo o teste rápido da dengue, que é realizado no laboratório do Hospital Bertioga e Laboratório Itapema, é necessário o retorno do paciente após o sexto dia para novo exame de sorologia, que é encaminhado para o Instituto Adolpho Lutz. “O fundamental de todo esse trabalho é a colaboração da população” ressalta.

Sintomas da doença e providências a serem tomadas
Febre alta acompanhada de, pelo menos dois sintomas como dores de cabeça, nos olhos, músculos ou articulações; cansaço (prostração) e vermelhidão na pele são indicativos de dengue. Nos casos mais graves podem ocorrer ainda vômitos, sangramentos, diarreia, dor abdominal, suor excessivo, pele fria e pálida, tontura e agitação.

Com esses sintomas a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para o teste. Qualquer orientação sobre a doença é só ligar para Hospital Bertioga, no telefone 3319.9875, ou para a Vigilância Epidemiológica, no telefone 3317.1731.

Sobre a primeira morte por suspeita de dengue
Sobre o caso da jovem de 18 anos, moradora no bairro Jardim Vicente de Carvalho II, que morreu no sábado, dia 7, sob suspeita de dengue hemorrágica, o secretário informou que, no pronto-socorro, foram feitos todos os procedimentos necessários à paciente, desde o momento em que ela deu entrada no PS, aos 22 minutos de sexta-feira para sábado. “Ela foi atendida, recebeu hidratação, se sentiu melhor e foi orientada a retornar em caso de desconforto. Às 6h25min da manhã de sábado, ela retornou, já com um quadro diferenciado. Mesmo com o tratamento ela piorou e foi encaminhada para a sala de estabilização. Duas horas depois teve uma parada cardíaca e veio a óbito. Os médicos fizeram de tudo para reanimá-la, mas infelizmente ela não resistiu”, lamentou o secretário.

A primeira hipótese de diagnóstico, segundo o secretário, foi dada pelo profissional como dengue. “Mas para confirmar, o nosso Sistema de Investigação de Óbito (SIO), que funciona no Hospital está analisando o caso junto com o Instituto Médico Legal (IML) de Guarujá. Sabemos que várias hipóteses de diagnóstico podem ser confundidas com a dengue. O diagnóstico exato da morte da jovem deverá sair em até 60 dias”.

Combate aos criadouros do mosquito
Em caso de constatação ou suspeita de possíveis criadouros do mosquito, as pessoas devem solicitar vistoria pelo telefone 3317.1249 ou pelo e-mail dengue.bertioga@hotmail.com.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário