terça-feira, 16 de abril de 2013

“Festival Nacional da Cultura Indígena 2013” acontecerá neste final de semana em Bertioga – Confira a programação completa


Nos dias 19, 20 e 21, Bertioga será o palco do “Festival Nacional da Cultura Indígena 2013”, que, recepcionados pela da anfitriã Guarani, originária da Reserva Rio Silveira, de Boracéia, em Bertioga, terá a participação de 160 indígenas de outras quatro etnias: Kanela Rãkakomekra, do Maranhão; e Nambikwara, Paresi halíti e Waurá, do Mato Grosso.

Cultura, dança, música, rituais, comidas típicas e artesanato indígena são atrações que acontecerão durante os três dias do Festival, que contará também com fóruns sobre temas que envolvem as questões indígenas e com a feira de artesanato.

As apresentações, foruns e cerimônias acontecerão em uma tenda com arquibancada montada na Praça de Eventos, ao lado do Parque dos Tupiniquins, no Centro, e o parque abrigará também a Feira de Artesanato Indígena.

Veja a programação completa

O evento, realizado pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com o Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, sediado em Brasília, terá a seguinte programação:

Dia 19, sexta-feira
A abertura oficial da Festival será no dia 19, às 20h, na Praça de Eventos. Haverá desfile das delegações, seguida pela cerimônia do fogo sagrado, manifestações culturais, apresentação de esportes tradicionais indígenas, como Corrida de Tora e Jikunahati ou cabeça-bol (jogo parecido com o futebol, mas os jogadores só podem usar a cabeça para driblar e chegar ao gol), saudações, discursos de autoridades e show pirotécnico. 
No mesmo dia, às 10h30min, será aberta a Feira de Artesanato das etnias presentes, montada tradicionalmente no Parque dos Tupiniquins. O local receberá, também, exposição de fotografias e pinturas corporais. 
Às 14h30min, as atividades seguem, também no parque, com entretenimentos como talk show, apresentações culturais e brincadeiras.

Dia 20, sábado
A partir das 9h30min, na tenda, haverá fórum com temas que envolvem as questões indígenas;
Às 14h30min, no parque, talk show, apresentações culturais e brincadeiras. 
Às 20h, na tenda, manifestações culturais, apresentações de esportes tradicionais, como Corrida de Tora, Jikunahati, Arco e Fecha e Tihimore (boliche indígena sulamericano).

Dia 21, domingo
A partir das 9h30min, prosseguem as discussões do fórum. 
Às 14h30min, no parque, talk show e apresentações culturais. 
A partir das 18h, na tenda, manifestações culturais, apresentações esportivas tradicionais, Corrida de Tora, Jikunahati, Arco e Flecha, Tihimore e show pirotécnico de encerramento.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário