quarta-feira, 3 de abril de 2013

O “Festival Nacional da Cultura Indígena 2013” será realizado neste mês em Bertioga


Com a participação de 160 indígenas de quatro etnias – Kanela Rãkakomekra, do Maranhão; e Nambikwara, Paresi halíti e Waurá, do Mato Grosso –, recepcionados pela da anfitriã Guarani, originária da Reserva Rio Silveira, de Boracéia, em Bertioga, será realizado nos dias 19, 20 e 21 próximos, o “Festival Nacional da Cultura Indígena 2013”, em Bertioga, uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, com apoio do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, sediado em Brasília. 

Cultura, dança, música, rituais, comidas típicas e artesanato indígena são atrações que acontecerão durante os três dias do Festival, que contará também com fóruns sobre temas que envolvem as questões indígenas e com a feira de artesanato.

Na Praça de Eventos, ao lado do Parque dos Tupiniquins, será montada uma tenda com arquibancada para o público, e nesse local acontecerão as apresentações e cerimônias. 

O Parque vai abrigar também a Feira de Artesanato Indígena.

No ano passado, mais de cinco mil pessoas compareceram à abertura do evento e a expectativa dos organizadores é de que este ano esse número seja superado.

Para o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, o “Festival Nacional da Cultura Indígena” é uma oportunidade de congraçamento com os povos indígenas, além de promover a discussão de questões que envolvem o tema. “A forma como eles vivem em suas comunidades também nos ensina muito sobre o respeito ao outro e ao meio ambiente”, completa Orlandini.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário