domingo, 28 de abril de 2013

Vacinação Antirrábica – Nesta segunda-feira a equipe volante estará no Indaiá



Diariamente o atendimento é no Centro de Controle de Zoonoses
O Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Bertioga está realizando desde o dia 3, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A vacinação de cães e gatos pode ser feita todos os dias, das 8h às 14h, no Centro de Controle de Zoonoses, na Rua Manoel Gajo, nº 2.444, no Parque Estoril, e além do atendimento nesse local, há ainda uma equipe volante percorrendo os bairros. 

Levando em consideração a população e as características do município, a expectativa estabelecida pelo Ministério da Saúde, é de que o Setor de Zoonoses vacine, até o final da campanha, mais de 14.000 animais, entre cães e gatos.

A equipe volante já visitou três bairros
Três bairros já receberam a visita dos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses, tendo sido vacinados 946 animais. Em Boracéia, foram vacinados 452 cães e 168 gatos; em Guaratuba, 162 cães e 77 gatos; e no Jardim São Lourenço – que engloba também o bairro Riviera de São Lourenço –, 76 cães e 11 gatos.

A próxima visita da equipe volante será no Indaiá
Na próxima semana, a equipe de vacinação fará duas visitas ao bairro Indaiá. Na segunda-feira, dia 29, estará aplicando vacinas em cães e gatos, das 9h às 13h, no Centro Comunitário da Vila Esperança, e na sexta-feira, dia 3, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp. 
A atuação nos demais bairros será agendada oportunamente.

A volta da campanha antirrábica, que estava suspensa há dois anos
Em 2010, em virtude de alguns casos de reações adversas em animais que receberam doses da vacina em todo País, o Ministério da Saúde suspendeu a distribuição. Uma nova marca de vacina foi adquirida e priorizado o atendimento em regiões que já contavam com histórico de transmissão da raiva para humanos, e desde então, Bertioga não recebia lotes de vacina antirrábica, uma vez que a Baixada Santista não havia apresentado nenhum caso de raiva. Este ano, estão sendo disponibilizados medicamentos de um novo laboratório e os municípios voltam a realizar a campanha de vacinação.

Informações sobre a campanha
Informações sobre a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Bertioga podem ser obtidas pelo telefone 3316.4079.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário