sexta-feira, 12 de abril de 2013

Bertioga realiza “Operação Caça-Esgoto” para impedir contaminação das praias


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando, em parceria com a Sabesp, a Operação Caça-Esgoto, com o objetivo de identificar possíveis vazamentos da rede coletora de esgoto para a rede de drenagem pluvial (água da chuva), o que pode provocar a contaminação da água do mar, uma vez que a água da chuva é drenada para o mar.

O sistema, considerado moderno e eficiente pela secretária do Meio Ambiente, Marisa Roitmain, conta com dois equipamentos. Um que lança fumaça em um ponto da tubulação de esgoto e detecta, conforme o local onde a fumaça sai, um possível vazamento de esgoto na rede pluvial; e outro, constituído por um cabo com uma microcâmara, que percorre a tubulação identificando fissuras que podem provocar o extravasamento do esgoto. 
A detecção de fissuras facilita também a manutenção da rede.

A secretária ressalta que a rede de drenagem pluvial é de responsabilidade da Prefeitura e a de esgoto, da Sabesp. “Por isso é importante essa parceria, cada um fazendo sua parte”. Ela explica ainda que a equipe de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente fez um levantamento dos locais onde existem reclamações da comunidade sobre extravasamento de esgoto. “Esse relatório foi encaminhado para a Sabesp para solução do problema e alguns deles já foram solucionados”.

Esgoto das residências
A secretária reforça que nas localidades onde já existe rede coletora, os proprietários de imóveis devem realizar a ligação. “Devem ser obedecidas as orientações da Sabesp”. Adverte, ainda, que o sistema Caça-Esgoto também será utilizado para detectar ligações de esgoto residenciais irregulares. 

Melhorias no sistema da Sabesp
A secretária ainda informou que a Sabesp elaborou um relatório de melhorias que serão implementadas no Município. Esse relatório será apresentado durante reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) que acontece no próximo dia 30. A reunião será divulgada oportunamente no Boletim Oficial do Município.

Vazamento de esgoto
Informações sobre vazamento de esgoto podem ser dirigidas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone 3317.8034, ou para a Diretoria de Operações Ambientais (DOA), pelo telefone 33177073.

Fonte: Prefeitura do Município de  Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário