sexta-feira, 3 de maio de 2013

BERTIOGA DECLARA EPIDEMIA DE DENGUE – 188 casos foram identificados


Com os resultados dos exames sorológicos realizados pelo Instituto Adolpho Lutz, que identificou 87 casos, somados aos 101, informados pelos laboratórios do Hospital Municipal e particular, totalizando 188 casos, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, acaba de declarar epidemia de dengue no Município.
Na última semana, Bertioga registrava 144 casos da doença, sendo que o número limite para declarar epidemia no Município era de 151. 

Os casos suspeitos diminuem no Pronto Socorro
O secretário municipal de Saúde do Município, Manoel Prieto Alvarez, explica que Bertioga atingiu epidemia com uma curva descendente de propagação da doença, ou seja, o número de casos suspeitos que chegam ao Pronto Socorro Municipal está diminuindo. 
Sendo assim, as medidas de ampliação dos serviços de atendimento para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para o CEME, que haviam sido previstas anteriormente, não serão necessárias no momento. “Tenho a informação de que no PS o número de reclamações e suspeitas de dengue diminui 40% em relação ao atendimento no mês passado. O Pronto-Socorro e o Hospital Municipal estão preparados e aparelhados para atender a demanda que se apresenta no momento”, garante o secretário.

O combate à dengue já havia sido intensificado como se a Cidade estivesse em epidemia
Tendo em vista que a maioria das cidades da região, como Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente, Praia Grande e Peruíbe, já estavam vivendo a situação de epidemia, Bertioga já vinha trabalhando como se também assim estivesse. Aumentou o número de profissionais do Pronto Socorro Municipal, disponibilizou maior número de exames laboratoriais e também espaços necessários para tratamento, com cadeiras de hidratação e leitos. 

Além disso, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vetores e Dengue intensificou as ações com medidas preventivas como nebulização, pedágios, visitas casa a casa e implantação do Plano de Mobilização de Combate à dengue, e a Operação Cata-Treco.

A colaboração da população é fundamental
O secretário de Saúde adverte que o fundamental em todo esse trabalho é a colaboração da população, que precisa estar atenta, e percebendo qualquer situação que possibilite a proliferação do mosquito, acione o disque dengue pelo número 3317.1249, de segunda-feira a domingo, das 9h às 16h, que as equipes irão verificar e acionar o responsável.

Em caso de sintomas da doença, a providência deve ser imediata
Em caso de sintomas da dengue, como febre, dor de cabeça, dores na região ocular, mal estar, pintas avermelhadas pelo corpo, a Secretaria pede para não usar medicação e que procurar uma unidade de saúde. Qualquer orientação sobre a doença é só ligar para a Vigilância Epidemiológica, no telefone 3317.1731, ou para o Hospital Bertioga, no telefone 3319.9875.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário