terça-feira, 14 de maio de 2013

NACE – NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA ESPECIAL institui tratamento inovador na área da fonoaudiologia


O método "Therapy Taping”, que se utiliza da bandagem elástica para facilitar a contração e relaxamento do músculo, tendo como resultado final a obtenção de melhor resposta motora, está sendo utilizado pelo NACE – Núcleo de Apoio à Criança Especial, em Bertioga, para o tratamento de pessoas com dificuldades em mastigação, deglutição, respiração e alguma paralisia facial. 

Cerca de 30 crianças atendidas pela instituição estão sendo beneficiadas e o tratamento inovador, que tem como responsável a fonoaudióloga Tatiana Bovolento Scheffer Prado, que ganhou da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, o Curso Básico do Método Therapy Taping – Conceito de Estimulação Tegumentar, na área de fonoaudiologia, ministrado pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), nos dias 27 e 28 de abril, na capital, com carga horária de 20 horas.

Tatiana Bovolento, explicando que o método, criado pelo fisioterapeuta Nelson Morini Júnior, vem sendo muito utilizado por diferentes profissionais da área de Saúde, explica: “O método pode ser utilizado em diferentes pacientes, desde crianças, com graves sequelas neurológicas, como também em fonoaudiologia estética. A bandagem facilita a contração ou relaxamento do músculo”.  

Conta ainda a fonoaudióloga que o tratamento também é indicado para pessoas com sequelas neurológicas como AVC, Síndrome de Down, paralisia cerebral e outras síndromes, e ressalta que também levará o tratamento para seus pacientes no Centro de Especialidades Médicas – CEME, onde atende de segunda a sexta-feira, a partir das 13h.

Segundo Tatiana, o tratamento com bandagem é eficaz também em pessoas com bruxismo (hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono), trismo (contratura dolorosa da musculatura da mandíbula), paralisia facial, professores que tem problemas de voz, além de melhorar o vedamento labial (a pessoa respira melhor), a mastigação e a deglutição. 

Além desses cursos, a Prefeitura também possibilitou a profissional um curso intensivo de dislexia, na Associação Brasileira de Dislexia (ABD), com duração de duas semanas. Com isso, ela é a única concursada da rede, que pode diagnosticar dislexia, junto com outros profissionais da área.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, capacitar profissionais é prioridade. “Quando o prefeito me deu a missão de assumir os equipamentos e programas sociais da Cidade, entre eles o NACE, também assumi o compromisso de qualificar os profissionais para oferecer à população um atendimento de qualidade. Estamos investindo em nossos profissionais para que eles tenham um bom desempenho e resultados positivos no seu campo de trabalho”.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário