segunda-feira, 13 de maio de 2013

O CONSELHO DA COMUNIDADE NEGRA DE BERTIOGA inicia hoje a celebração do “Movimento Abolicionista”


O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Bertioga abre nesta segunda feira, dia 13, a programação que celebra o Movimento Abolicionista, que seguirá nos dias 18 e 19.

Programação de hoje
Dia 13, às 14h haverá a apresentação do espetáculo "Entre Cortes e Naus – A Revolução das Águas", da Cia. de Teatro/Dança Programa Vida Saudável, no salão do Fundo Social de Solidariedade do Município, na Rua Valter Pereira Prado, 77, Vila Itapanhaú). Às 15 horas haverá palestra sobre Anemia Falciforme, com Ailton Lourenço, e às 15h40min, desfile “Beleza Negra”, com a participação de adolescentes com idade a partir de 13 anos. De acordo com a presidente do Conselho, Maria Guilherme de Almeida, o momento será de muita elegância e charme, retratando toda a beleza e carisma da mulher negra. 

Programação dos dias 18 e 19
A programação se estende como parte das comemorações do aniversário de 22 anos da emancipação político-administrativa de Bertioga, na antiga Colônia de Férias da Prodesan, na Rua David Pimenta, 425, Jardim Indaiá. 

No dia 18, às 9h, terá abertura do Projeto “2º Encontro Criança na Arte”; às 10h, “Aulão de Capoeira”, aberto pelos mestres convidados; às 15h, tem “Berimbalada”, na Praia da Enseada, no Centro; às 16h30min, “Roda Livre de Capoeira”, também na Praia da Enseada, em frente à Pousada My Power; e, encerrando as atividades, às 21h, haverá o ensaio do grupo de capoeira, para o desfile cívico-militar, que acontecerá no dia 19, às 8h, em homenagem ao aniversário da Cidade.

A programação de capoeira conta com o apoio do mestre Kalunga, da Associação Centro Cultural Capoedendê, que desenvolve o Projeto “Criança na arte da Capoeira”, pelo segundo ano consecutivo, na Cidade.

Sobre a comemoração da data que marca a assinatura da Lei Áurea, pela 
Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888, a presidente do Conselho, Maria Guilherme de Almeida, destaca: “O objetivo é trazer um momento de reflexão quanto à época da escravidão e o período em que o negro vive hoje no Brasil em todas as posições, tanto na área educacional quanto profissional”.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

Nenhum comentário:

Postar um comentário