quinta-feira, 2 de maio de 2013

O NACE – NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA ESPECIAL realiza cerca de 130 atendimentos por mês


Objetivando proporcionar a educação inclusiva, oferecendo crescimento, satisfação pessoal e inserção social, o Nace trabalha com crianças e jovens na idade entre 0 e 18 anos, com algum comprometimento físico ou intelectual. 

Essas crianças são encaminhados para o núcleo por um neurologista, e no local, feito o acolhimento, elas são avaliadas e, de acordo com a necessidade de cada uma, indicadas para o tratamento necessário.

Cristiane Martins, assistente social e coordenadora da instituição explica: “A reabilitação é feita uma vez por semana ou mais, de acordo com a necessidade da criança por uma equipe multidisciplinar. Dependendo do caso, elas recebem atendimento com fonoaudiólogo, fisoterapeuta, psicopedagogo, assistente social e psicólogo”. 

Segundo Cristiane, a média de atendimento para as especialidades que o Nace oferece gira em torno de 130 a 150 crianças por mês, e é realizado de segunda a sexta-feira, 8h às 17h.

Outras atividades contribuem para a reabilitação
O núcleo conta também com três salas de aula, com três professores de educação especial e um de artes. Essas salas de aula, vinculadas à Emeif Vista linda, têm capacidade para 25 alunos, e nelas são desenvolvidas oficinas e também o Projeto Musicando, que proporciona, nas manhãs de terça-feira, das 9h ás 11h, uma série de atividades lúdicas focadas na iniciação musical, indo desde o reconhecimento do som de chocalhos até os acordes em um violão, passando, pelos instrumentos de sopro, teclas e percussão. 

Outro projeto desenvolvido no local é o de Capoeira e oficina de artes, nas manhãs de quinta-feira. Dois professores especialistas, da rede municipal também trabalham com as crianças do Nace, ministrando oficinas de culinária, de meio ambiente, ensinando a mexer com a terra, e também atividades diárias que abrangem situações do cotidiano como: atender ao telefone, varrer a casa, escovar os dentes, etc.

O transporte é oferecido gratuitamente pela Prefeitura
As crianças atendidas, tanto para a escola quanto para a reabilitação, recebem o transporte gratuito da Prefeitura para se deslocarem até o Nace. As crianças entram às 9h e permanecem até às 13h30min, e os cadeirantes entram as 8h e saem às 13h.

O Nace – Núcleo de Apoio à Criança Especial fica na Rua Alzemiro Balio, s/nº, no Jardim Vista Linda, ao lado da Unidade Básica de Saúde – UBS.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fonte: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário