segunda-feira, 6 de maio de 2013

EQUOTERAPIA – Prefeitura de Bertioga atende 86 crianças


Atuando com uma equipe de 12 profissionais: fisioterapeutas, psicólogos, professores de equitação, veterinário e auxiliares condutores e laterais, a Equoterapia da Prefeitura de Bertioga atende 86 pacientes, crianças com paralisia cerebral, Síndrome de Down, de Ohdo e de Asperger e autismo, e tem, ainda, 36 crianças na fila de espera aguardando tratamento. 

Camila da Silva, fisioterapeuta e coordenadora da Equoterapia, que é formada em administração de Centro Equestre, pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande) e pela Universidade do Cavalo, ressalta que, antes de iniciar a equitação, as crianças passam por tratamento com fisioterapeuta e psicóloga.

Explica ainda que o tratamento com cavalo é fundamental para a aceleração dos resultados com esse tipo de paciente. Ela esclarece que a marcha do cavalo simula o caminhar do ser humano, entretanto, com uma vantagem, são movimentos tridimensionais, para cima, para baixo e para os lados. “A criança precisa se esforçar para se equilibrar e isso proporciona melhor controle de tronco e cabeça e maior desenvolvimento motor”. Além disso, o contato com o animal estimula a atenção, a socialização e a autoestima.

A importância do tratamento
Falando sobre o tratamento a que o filho está sendo submetido, Jennifer Varela, mãe de Bruno Vitório, que tem paralisia cerebral, relata:“Não sei como é a vida do meu filho sem a equoterapia”. Bruno iniciou o trabalho com cavalos aos dois anos, e hoje, aos 10, Jennifer diz que ele está muito mais participativo. “Ele adora os animais, eu vejo que ele fica empolgado quando faz o tratamento”.

Bruno nasceu aos cinco meses de gestação e, após várias paradas cardíacas, a falta de oxigênio afetou o funcionamento do cérebro. “E ele sobreviveu, por isso, se chama Bruno Vitório. Sua vida é uma vitória”.

A Equoterapia funciona no Paço Municipal, que fica na Rua Luiz Pereira de Campos, 907, Vila Itapanhaú. O telefone é 3319.8041.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário