sábado, 1 de junho de 2013

COMBATE À GRIPE – Medidas para evitar a transmissão da doença

Com a aproximação do inverno a incidência da gripe aumenta e, embora a Cidade tenha, com a realização da Campanha de Vacinação contra a Gripe, superado a meta estabelecida para imunização da população do grupo de risco contra a influenza ou gripe suína, a Secretaria de Saúde de Bertioga recomenda à população a adoção de medidas para evitar o contágio da doença.

Conforme explica Lúcia Perez Guimarães, chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica, o vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro, e também por contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas. “Por isso, a perfeita higienização das mãos é muito importante para evitar a transmissão”.

Entre medidas que evitam a transmissão estão: lavar frequentemente as mãos, principalmente antes de consumir alimentos; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; evitar sair de casa em período de transmissão da doença; evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Esclarecendo que os sinais mais comuns da gripe são febre, calafrios, mal-estar, dor de cabeça, muscular, de garganta, e nas articulações, prostração, secreção no nariz e tosse seca, Lúcia Perez Guimarães alerta que a automedicação deve ser evitada. “Somente um médico pode indicar o medicamento que será ministrado ao paciente”. 

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto:  – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário