quinta-feira, 20 de junho de 2013

ESCOLA MUNICIPAL FAZ CAMPANHA CONTRA DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Diga não ao desperdício de alimentos” é uma campanha instituída pela comunidade escolar do Emeif Jardim Rio da Granja, a partir da constatação de que parte dos alimentos servidos nos pratos das crianças acabavam sobrando, indo diretamente para a lixeira.

A diretora da Escola, Fátima Aparecida Dias Barreto, conta: “Percebemos que todo dia a lixeira ficava cheia de restos de comida, atraindo animais e provocando cheiro ruim”. A partir daí, e considerando que a conscientização das crianças sobre desperdício de alimentos é uma questão de cidadania e solidariedade, os professores iniciaram um trabalho em sala de aula, falando sobre a fome no mundo, o problema do lixo, a escassez de alimentos e até sobre economia doméstica.

Esse trabalho contou também com a apresentação de diversos filmes sobre o desperdício de alimento no mundo. Segundo a diretora da unidade, no Brasil, de cada R$ 350,00 em compras, R$ 116,00 representam desperdício.

Para motivar a participação das crianças no projeto, conta a diretora que, além da conscientização, foi estabelecida uma espécie de competição “Ensinamos as crianças a servir somente o que vão comer. No final da merenda, juntamos tudo que foi deixado nos pratos e pesamos. A sala de aula que tiver menos desperdício é a vencedora”.

Os resultados vêm sendo muito satisfatórios. Quando o projeto foi instituído, no início deste mês, eram desperdiçados cerca de dois quilos de alimentos por sala de aula e hoje algumas já têm desperdício zero, e o melhor: como competição não conta com qualquer premiação, constata-se que o engajamento das crianças é total. Nesse sentido, o aluno Jeferson Cristiano, de 10 anos, conta: “Eu aprendi que existem muitas pessoas sem alimento no mundo e não podemos desperdiçar. E na minha casa também faço assim”.

Os bons efeitos do projeto se estendem às famílias
A diretora comenta que as atividades do projeto passam também pela arte culinária. As merendeiras da escola elaboram pratos com o aproveitamento total dos alimentos, como a farofa de talos, que antes iriam para ao lixo. “Na sala de aula, os professores ensinam a receita para os alunos que ainda levam para casa. Eles são os multiplicadores das informações”, disse a diretora.

Educação ambiental
Ressaltando que a educação ambiental é trabalhada durante o ano todo na Emeif Jardim Rio da Granja, a diretora Fátima explica que as crianças ajudam a cuidar da horta e já plantaram mais de 20 mudas de árvores frutíferas no terreno da escola. “Também realizamos atividades durante o ano, com temas diferentes para cada sala de aula, como manguezal e vegetação da Mata Atlântica. Esses trabalhos serão apresentados em uma feira no mês de setembro”, complementa a diretora.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário