domingo, 2 de junho de 2013

FORTE SÃO JOÃO É DESTAQUE NO “PROJETO ORLA CULTURAL”

Com o objetivo promover a cultura e divulgar o passado rico e histórico da região aos turistas, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo criou o “Projeto Orla Cultural”, que foi apresentado pelo secretário-adjunto, Sérgio Tiezzi, na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista – Condesb, realizada na última terça-feira, dia 28, em Praia Grande.

O projeto identificou a riqueza do patrimônio e a diversidade de atrações culturais oferecidas pelos museus e, por meio de uma ação de comunicação compartilhada, pretende fazer uma ampla divulgação das oportunidades de cultura, lazer e diversão oferecidas pelos museus da região.

O Forte São João é o destaque de Bertioga
Quinze museus da Baixada Santista localizados em Bertioga, Praia Grande, Itanhaém, Santos e São Vicente, fazem parte do projeto, e o Forte São João é o destaque de Bertioga.

Ressaltando que o projeto não pretende somente a preservação do acervo, mas também a capacitação dos profissionais dos diversos municípios e troca de práticas entre eles, o secretário-adjunto destaca: “A ampliação dos acervos também tornará os museus melhores e mais relevantes, permitindo maior acesso à cultura. Os museus ainda podem ser uma opção de atração turística na baixa temporada. Queremos mostrar que as cidades do litoral são mais do que praias, são cultura e história”.

O prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, presente à reunião, falou da importância do projeto para divulgar o aspecto histórico da região: “O Forte São João, por exemplo, além de resgatar um período importante da história do Brasil, ainda recebe exposições e mostras de diversos artistas da região”.

Forte São João está aberto para visitação pública
O Forte São João, o primeiro monumento de arquitetura militar construído no Brasil e considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como o mais conservado do território nacional, está localizado na Av. Vicente de Carvalho, s/nº, no entorno do Parque dos Tupiniquins. 

O Forte está aberto para visitação de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário