sexta-feira, 14 de junho de 2013

FAMÍLIA É O TEMA CENTRAL DO “FALA MULHER” QUE ACONTECERÁ NESTE SÁBADO

Evento tradicionalmente realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, mais uma edição do “Fala Mulher” será realizado neste sábado, dia 15, das 9h às 13h, na Escola Estadual Vicente de Carvalho, com o objetivo de oferecer orientações sobre saúde, educação e, principalmente, sobre os direitos da mulher.

“Família” é o tema desta edição
Nesta edição Outono/Inverno do “Fala Mulher”, o tema eleito foi “Família”, que será tratado em palestras sobre qualidade de vida, relacionamentos familiares e problemas ocasionados entre casais.

Palestras
Conforme explica a presidente do Conselho, Lúcia Campos, o chefe de seção  de Defesa do Consumidor, Gilberto Godoy, ministrará uma palestra sobre Direito do Consumidor e Educação Financeira, com distribuição de cartilhas sobre o tema. 

A Lei Maria da Penha, será também objeto de palestra, que será ministrada pelo advogado Plínio Aguiar, diretor de Defesa Civil do Município. “Esse é um tema que sempre procuramos abordar nos nossos eventos. Uma das nossas tarefas enquanto conselheiras é informar sobre os direitos das mulheres”, disse Lúcia.

Sob o título “Os problemas familiares”, o Professor José Augusto Coelho Filho, presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência – Condefi, falará sobre a importância da família e a comunicação no meio familiar, um dos grandes causas de desentendimento. Ele explica: “Por isso, vou falar sobre os conflitos, o mal entendido que às vezes acontece na comunicação entre casais, pais e filhos. Será uma palestra emocionante”.

Cuidados com a saúde
Testes de HIV e verificação da pressão arterial e glicemia capilar serão também realizados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bertioga, que, através do Centro de Testagem e Aconselhamento, estará fazendo inclusive a distribuição de preservativos. 

Escolha do local do evento
Falando sobre a escolha do local para o evento, Lúcia Campos conta que a decisão ocorreu durante a realização da comemoração do Dia Internacional da Mulher, em que ela participou. “Conversei com o organizador do evento, o popular Zezinho Reis, que me falou sobre a importância dessas iniciativas no local. Achei muito interessante, principalmente pela grande quantidade de mulheres que tem no bairro”. Entusiasmada, ela salienta: “Um dos momentos mais emocionantes do encontro, acontece com o ‘Fala Mulher’ propriamente dito, hora em que as mulheres falam o que estão sentindo. Também disponibilizaremos um espaço onde as participantes poderão colocar na folha de papel seus sentimentos, caso elas tenham vergonha de expressá-los publicamente, assim poderemos, se possível, ajuda-las”.

Um tratamento de beleza será sorteado entre as participantes
A presidente do Conselho avisa que será sorteado uma transformação entre as mulheres, um tratamento de beleza promovido por uma escola de cabeleireiro da Cidade. “A ideia é oferecer às mulheres uma transformação para levantar a autoestima delas, com maquiagem e unha”. 

Lúcia Campos enaltece, ainda, a participação de Nildete Duarte e Regina Reichedas, integrantes da Oscip Boracéia Viva: “Desde que iniciamos o ‘Fala Mulher’ pelos bairros contamos com o apoio delas, que acrescentam muito aos nossos eventos”.

A Escola Estadual Jardim Vicente de Carvalho, fica na Rua 5, s/nº, no Jardim Vicente de Carvalho II.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário