quarta-feira, 12 de junho de 2013

NACE - NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA ESPECIAL – Oficinas de arte contribuem para o tratamento das crianças

Contando atualmente com uma equipe de profissionais formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicopedagogos e assistentes sociais, o Nace - Núcleo de Apoio a Crianças Especiais vem desenvolvendo suas atividades há 14 anos, e tem como proposta o atendimento educacional especializado e a reabilitação de crianças e adolescentes com síndromes, deficiência intelectual, física auditiva, visual e múltipla.

A assistente social Cristiane Martins, coordenadora do Nace, explica: “Trabalhamos com crianças e jovens na idade entre 0 e 18 anos, com algum comprometimento, que são encaminhados para o núcleo por um neurologista. No local é feito o acolhimento, eles são avaliados e, de acordo com a necessidade de cada um, indicados para o tratamento necessário”. 

Além do tratamento específico, oficinas de arte contribuem para o desenvolvimento psicomotor
Além do tratamento específico com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicopedagogo, assistente social e psicólogo, atividades artísticas contribuem para o tratamento.
Com esse objetivo, o Nace de Bertioga oferece às crianças e adolescentes que são atendidos no local, oficinas de arte, que visam o desenvolvimento e aprimoramento psicomotor do aluno.


Com aulas ministradas pela professora de Educação Especial, 
Elisete de Lima Alves, os alunos trabalham a música, o movimento e a arte, desenvolvendo, com muita dedicação, belíssimos trabalhos. 

“Todos os alunos participam das aulas, com pintura em tela, em tecido e em caixinhas de madeiras”, conta a professora, ressaltando que a cor das peças e o pincel utilizado quem escolhe são os alunos, que além de tudo, interagem e se divertem com a aula criativa. 

Elisete conta, ainda, que com os cadeirantes é realizado um trabalho de psicomotricidade: “Trabalhamos a manipulação de objetos com texturas, tamanho e espessuras diferenciadas com os alunos”.
   
Entusiasmada com os resultados obtidos pelas oficinas de arte, a assistente social e coordenadora do Nace, Cristiane Martins, ressalta que os trabalhos produzidos pelos alunos já foram apresentados em feiras, exposições e eventos desse segmento. 

O Nace - Núcleo de Apoio a Crianças Especiais de Bertioga fica na Rua Alzemiro Balio, s/nº, no Jardim Vista Linda, ao lado da UBS - Unidade Básica de Saúde.  O telefone para contato é o (13) 3311.9135.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Dirceu Mathias – Galeria da PMB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário