domingo, 23 de junho de 2013

COMBATE À HEPATITE “C’ – Campanha será realizada do dia 24 ao dia 28

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bertioga, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizará entre os dias 24 e 28 próximos, a Campanha contra a Hepatite C.

Nesse período, a população com idade a partir de 18 anos, poderá fazer o teste gratuito para diagnosticar a presença do vírus HCV. Além disso, será feita a orientações a respeito da hepatite tipo C, através de folhetos, explicando as causas, sintomas e meios de prevenção da doença. 

A campanha estará sendo realizada nos dias 24 a 28, das 8h às 17h, nas dependências do Hospital Bertioga; e nos dias 25 a 28, das 8h às 15h30min, no Pronto Socorro Municipal.

A coordenadora do Programa DST/ HIV e Hepatites Virais, Irenisbete Martinez de Mello Gomes, comenta: “Os exames são rápidos e o paciente receberá o resultado na hora. Em caso positivo, a pessoa será encaminhada ao CTA, onde receberá acompanhamento de um infectologista”.

A importância de se fazer o exame 
Explicando que a transmissão desse tipo de Hepatite pode ocorrer por meio de contato com sangue contaminado ao compartilhar objetos não esterilizados, como alicates de unha, lâminas de barbear, agulhas, seringas e equipamentos para tatuagens, a coordenadora alerta: “É importante que a população faça esse exame, porque uma parte dos casos evolui para cirrose e, raramente, para insuficiência hepática”. Comenta ainda que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de cura o paciente vai ter, assim como menor intolerância a medicação.      

O Hospital Bertioga e o Pronto Socorro Municipal estão localizados na Praça Vicente Molinari, s/nº, na Vila Itapanhaú.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Galeria Hospital Bertioga

Nenhum comentário:

Postar um comentário