segunda-feira, 17 de junho de 2013

“CONFERÊNCIA LIVRE DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA MULHER” – evento será realizado nesta quarta-feira em Bertioga

O Instituto Joana D´arc em parceria com o Programa Estadual de DST/Aids, do Estado de São Paulo, e Prefeitura de Bertioga, realizará nesta quarta-feira, dia 19, às 14h, no Espaço Cidadão - Centro, a “Conferência Livre da Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher”. 

Ressaltando que “os direitos sexuais e reprodutivos englobam, entre outras coisas, o acesso à informação sobre saúde sexual e reprodutiva, a métodos anticoncepcionais, a serviços de saúde em geral e, em especial, ao atendimento de saúde específico da mulher, e ao acompanhamento médico durante a gravidez”, José Ricardo Gonçalves, monitor do Instituto Joana D´arc, explica que as conferências livres serão realizadas com o objetivo de monitorar e avaliar os programas da Saúde da Mulher, seus avanços e onde foram e estão sendo implantados.

Explicando ainda que na Conferência do Cairo – Egito, promovida em 1994, a primeira da Organização das Nações Unidas sobre o tema, os países participantes se comprometeram a implantar políticas públicas que garantam esses direitos, ele destaca: “O compromisso da realização das conferências livres surgiram ai, por isso da sua realização”.

Entre os eixos que serão discutidos, monitorados e avaliados estão à estruturação dos Equipamentos de Saúde da Mulher/Programas e Serviços; Identidade e Gênero no Processo de Atenção a Saúde da Mulher; Prevenção das DST/HPV/HIV/Hepatites/Acesso a Insumos e Controle Social.

Além de Bertioga, que será a primeira cidade da Baixada Santista a receber o evento, a conferência livre será também realizada em outros municípios como Guarujá e Cubatão, e conforme esclarece José Ricardo Gonçalves: “Após a realização das etapas municipais, onde serão retirados os delegados e as propostas, haverá a etapa Regional. Ela acontecerá no mês de agosto, na cidade de Praia Grande, de lá serão retiradas propostas, que serão encaminhadas para o Programa Estadual DST Aids”.

O evento tem o apoio do Cras – Centro de Referência de Assistência Social de Bertioga, onde o Instituto Joana D´arc já desenvolve reuniões sócio-educativas. “Estamos mobilizando as mulheres que participam desses trabalhos a participarem da conferência, que é de grande importância para elas, afinal esse assunto já é mencionado nas palestras”, lembrou a assistente social do Cras de Vicente de Carvalho, Valéria Carvalho Oliveira Santos.   

O Espaço Cidadão-Centro está localizado na Av. Anchieta, 392, no Centro. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3319.9700.

Fonte: Prefeitura do Miunicípio de Bertioga - Instituto Joana D’arc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário