segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Falta d’água em Bertioga – Prefeito vai à Sabesp cobrar solução


Munícipes e veranistas de Bertioga vêm sofrendo com a falta d’água que atormenta a todos desde os últimos dias do ano, provocando justas críticas e reclamações da população, que clama pela regularização do fornecimento.

Diante da situação as providências da Prefeitura foram imediatas e o prefeito José Mauro Dedemo Orlandini, procurou a Sabesp, tendo sido recebido na sede da empresa em São Paulo. Na reunião, que contou com a presença do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto, entre outros técnicos, relatando as diversas críticas da população sobre o fornecimento, o prefeito pediu explicações sobre os motivos da falta de água e também cobrou uma posição definitiva sobre as causas e soluções programadas pela empresa para amenizar os transtornos. Ressaltou que “a falta d’água em período de grande presença de visitantes acaba denegrindo a imagem da cidade junto aos turistas e traz enorme prejuízo ao comércio, ao setor hoteleiro entre outros”.

O diretor da Sabesp reconheceu o problema e citou que no Callcenter da empresa, Bertioga foi uma das cidades com o maior número de reclamações, fato que fez com que a diretoria tivesse um foco especial para a Cidade nos últimos dias.

Justificou que na visão dos técnicos, os problemas foram causados por uma demanda atípica uma vez que apenas no Sistema Anchieta-Imigrantes desceram mais de 600 mil veículos, sendo que 150 mil permaneceram no litoral. Somando-se a isso, houve ainda ocorrência de constantes quedas de energia e atrasos em serviços que necessitam de licitação. As fortes chuvas, após um longo período de estiagem, foi também um fator negativo, devido às características da captação da água na região, que é feita em áreas de serra.

O abastecimento deverá estar normalizado para o carnaval.
Anunciou, em seguida, o diretor da Sabesp, uma série de medidas que serão tomadas visando normalizar o abastecimento. Entre elas a ampliação da rede, com a implantação de uma adutora que terá capacidade para mais 30 litros de água por segundo; a implantação de geradores buscando solucionar o problema das quedas de energia; e a redução do tempo de reparo em vazamentos para concentrar mais água na rede, medidas estas que a empresa pretende realizar antes do carnaval.

E além disso, virão novos investimentos.
Durante a reunião, o prefeito recebeu, em primeira mão, a notícia de novos investimentos programados pela Sabesp na Cidade: na parte do abastecimento, cinco novos reservatórios serão construídos em bairros como Centro, São Lourenço, Vista Linda, Indaiá e Boracéia, com previsão de funcionamento já para a próxima temporada de verão; e na parte de saneamento, até 2014, mais de R$ 85 milhões serão investidos no Município, e pelo programa Onda Limpa, outros R$ 210 milhões serão aplicados até 2018.

Diante dos esclarecimentos, o prefeito declara: “Sabemos do compromisso da Sabesp com Bertioga e acompanharemos de perto todas as ações da empresa para solucionar o problema do abastecimento. Quero que Bertioga seja uma prioridade para a empresa, para que nossos moradores e visitantes não sofram mais com a falta de água. Os técnicos da Prefeitura estão à disposição da Sabesp, auxiliando no que for preciso”.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga

Nenhum comentário:

Postar um comentário