terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Prefeitura intensifica força-tarefa para reduzir a incidência de moradores de rua


A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, está intensificando a força-tarefa realizada com o objetivo de diminuir a incidência de moradores de rua, prestando-lhes a assistência necessária.

Trata-se de uma ação conjunta, desenvolvida durante a temporada de verão, envolvendo a secretaria, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM), que, iniciada na última quinta-feira, dia 17, acontecerá uma vez por semana, até o Carnaval.

Durante a força-tarefa, em ação acompanhada pela Guarda Civil Municipal, os moradores de rua são abordados por policiais militares, que procedem a verificação no Copom – Centro de Operações da Polícia Militar, dos documentos por eles apresentados. Após serem recolhidos, eles são encaminhados para o Albergue Municipal – Casa de Passagem Renascer, onde podem tomar banho e se alimentar.

De acordo com o secretário, esse é um trabalho contínuo e integrado, que não visa somente tirar os moradores de rua. “É tentada a ressocialização, a reintegração à família e ainda continuamos acompanhando, caso ele retorne para a Cidade”.

A assistente social do Albergue, Silvia Maria Carrijo, explica que os moradores de rua ainda fazem exames médicos para detecção de tuberculose, HIV e Hepatite C. Em caso de constatação de alguma doença, os internos recebem o tratamento. Atualmente, dos 22 internos no Albergue, 15 passam por tratamento médico.

Após o recolhimento da rua, é iniciado um trabalho de ressocialização para aqueles que não têm passagem pela polícia, conforme explica Silvia. “Fazemos um cadastro com todos os dados pessoais, fotos, se é a primeira vez que ele passa pelo Albergue e uma busca pela família, para tentar a reaproximação”. 

Além desse trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda também busca o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BCP), do Governo Federal. “Ele pode ser concedido, por exemplo, para pessoas doentes”, explicou Silvia. Após esse trabalho, os moradores de rua são recambiados para suas cidades de origem.

Os dados da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda das ações envolvendo o Albergue Municipal nos últimos quatro anos demonstram que 1.808 moradores de rua passaram pelo local, 103 reencontraram seus familiares e 66 obtiveram a inclusão social, conseguindo uma colocação no mercado de trabalho.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias

Nenhum comentário:

Postar um comentário